Inequação trigonométrica: Estudando desigualdades para o Enem!

Confira esta aula e dê um show em Matemática no Enem!

Neste post será estudado o conceito e resolução de uma inequação trigonométrica que difere da equação trigonométrica na desigualdade aparente.

Inequações trigonométricas

Uma inequação trigonométrica é aquela em que ao menos um lado da desigualdade contém uma função trigonométrica.

Semelhantemente ao que ocorre com as equações trigonométricas do tipo sen x = sen y e cos x = cos y ou com equações trigonométricas do tipo tg x = tg y, uma inequação é dita inequação trigonométrica quando é verificada a ocorrência de alguma função trigonométrica em pelo menos um dos lados da desigualdade. Ao trabalhar com esse tipo de inequação, normalmente é possível reduzi-la a alguma inequação conhecida, que é chamada de inequação trigonométrica fundamental.

Vejamos os seis tipos de inequações trigonométricas fundamentais:

1

2

3

4

5

6

Veja a videoaula selecionada para aprimorar seus estudos. Não esqueça de resolver os exercícios sobre inequação trigonométrica. Boa sorte!

7

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel