Fies 2019: Veja como fazer sua inscrição. Têm vagas com Juro Zero

Têm vagas de Medicina, Direito, Engenharias, Pedagogia, Administração e outros cursos com juro zero. Veja as novas regras do Programa, aprenda a fazer o cálculo da renda familiar mensal per capita, e veja as dicas de matrícula e lista de espera.

As inscrições do Primeiro Semestre de 2019 para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) acontecem de 7 a 14 de fevereiro.  Têm vagas com Juro Zero. Uma pode ser a sua. Confira as novas regras e veja como fazer sua inscrição.

O resultado da pré-seleção na chamada única dos estudantes que se candidatarem para o primeiro semestre de 2019 já está marcado para o dia 25 de fevereiro. Quem conseguir Medicina, Odontologia, Veterinária, ou uma das Engenharias mais caras com Juro Zero, por exemplo, tirou na loteria!

Os estudantes selecionados deverão fazer a complementação da inscrição entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março. Veja abaixo o calendário completo e as novas regras do Fies 2019 para poder passar na peneira e contratar as condições do financiamento estudantil

A modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As instituições de ensino deverão cobrar do aluno a menor mensalidade do curso.

As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o P-Fies opera com recursos dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies.

Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.

Clique aqui para acessar o Fies Seleção.

Saiba tudo sobre as inscrições do FIES 2019

O Novo Fies é mais moderno. O Financiamento Estudantil foi dividido em duas modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

A primeira modalidade (Fies) oferta vagas com juro zero, reservadas para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Candidatos incluídos nessa situação começarão a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda; dessa forma, os encargos diminuem consideravelmente.

Já o P-Fies vale para os candidatos que comprovarem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Para calcular suas chances, confira as Notas de Corte do FIES para Medicina, Direito, Administração, Engenharias e todos os cursos.

Confira as datas do FIES para o Primeiro Semestre

  • Início das inscrições: 7 de fevereiro
  • Fim das inscrições: 14 de fevereiro (às 23h59)
  • Resultado da pré-seleção do Fies e P-Fies: 25 de fevereiro
  • Complementação da inscrição: 26 de fevereiro a 7 de março (às 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera do Fies: 27 de fevereiro a 10 de abril (às 23h59)
  • Conclusão da inscrição no FiesSeleção: 28 de fevereiro a 11 de março (às 23h59)

Veja como fazer o Cálculo da sua Renda Familiar Per Capita:

Muita gente fica de fora do FIES porque não conhece a conta da Renda Familiar Per Capita. Mas, é bem simples de aprender. Clique na imagem para seguir o passo a passo: Cálculo da Renda Familiar Mensal Per CapitaA confusão que as pessoas mais fazem é entre ‘renda pessoal’ e a renda familiar bruta mensal per capita. Não se trata do salário que ‘a pessoa’ ganha, e sim quanto fica no rateio do somatório de todas as rendas do Grupo Familiar na divisão pelo total de pessoas beneficiadas ou mantidas ali. Clique na imagem para ver aula gratuita sobre isso.

Como é a Seleção do FIES 2019

Para poder concorrer a uma vaga, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, fechar a contratação do financiamento.

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies.

Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.

Veja as Bolsas de Estudo alternativas para Direito, Pedagogia, Administração, Enfermagem, Contábeis e mais 139 cursos com inscrições abertas aqui no Guia de Bolsas Remanescentes. Há vagas disponíveis em todo o país. Confira os cursos e bolsas para a sua cidade:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

As Regras do FIES

Podem concorrer candidatos que tenham nota do Enem a partir de 2010 (vale qualquer ano). O programa foi renovado com três níveis de financiamento: FIES 1, 2 e 3. Confira as condições para participar e como fazer sua inscrição!

Milhares de vagas no FIES – Só para você ter uma ideia da quantidade de oportunidades de vagas com financiamento pelo FIES, só no primeiro semestre de 2016 foram 148 mil contratos realizados. No FIES 2018 foram mais de 300 mil vagas.

Em 2019 a oferta é de 100 mil vagas com Juro Zero! Além disso, há muitas vagas ociosas e sempre abrem listas de espera e processos de matrícula simplificada para vagas remanescentes. Veja neste post as regras para disputar uma vaga no FIES!

O Cálculo da Renda Familiar Per Capita

– O principal requisito para concorrer ao FIES 1, com juro zero, é ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos. No Fies 2 e no Fies 3 a renda mensal per capita não pode passar de 5 salários mínimos.

Muita gente fica de fora sem nem tentar saber qual é a renda familiar per capita. A confusão que a maioria das pessoa faz é com a renda total da família. Não é isso!

Veja como fazer a conta da Renda Familiar. É simples e descomplicado. Cálculo da Renda Familiar Per Capita

O cálculo certo envolve a a renda total dividida pelo número de membros que residem no mesmo espaço e que dependem da renda de todos que ali também moram e trabalham (ou recebem aposentadorias e pensões).

Se você fizer bem a conta, cabe quase o Brasil inteiro ali nesta nova regra. Confira aqui como calcular sua Renda Familiar

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Veja na imagem como acessar o Curso Enem GratuitoSimulado Enem Gratuito

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

 

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.