Só três dias e mais nada: 22 a 25 de janeiro. É a chance da vida! As inscrições para o Sisu 2024 são gratuitas e estarão abertas a estudantes que participaram do Enem 2023. Saiba como concorrer a uma vaga!
O período de inscrições para o Sisu 2024 será muito rápido. A Edição será única. Acabou o Sisu da metade do ano. todas as vagas em disputa só mesmo em janeiro. A inscrição será realizada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Você já pode começar a cacular agora suas chances hoje mesmo com as Notas de Corte do Sisu, ver as vagas mais bacanas no Simulador do SISU, e calcular seu resultado no Simulados da Nota do Enem:
Confira o calendário completo. Depois veja o vídeo com as Mudanças do Sisu 2024
Calendário do SISU 2024
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro
- Resultado: 30 de janeiro
- Matrícula: 1 a 7 de fevereiro;
- Prazo para participar da lista de espera: 30/1 a 7/2
- Convocação dos candidatos em lista de espera: em cada IES
As 10 mudanças do SISU 2024
- 1 – Disputa só em janeiro. Todas as vagas do ano em oferta única;
- 2 – Mesmo nas Cotas, a disputa começa na Ampla Concorrência;
- 3 – O limite da renda familiar mensal per capita caiu para 1 salário mínimo nas cotas socioeconômicas;
- 4 – Agora os Quilombolas estão oficialmente incluídos nas cotas étnico-raciais;
- 5 – A proporção de vagas para as cotas étnico-raciais precisa obedecer os resultados do último Censo do IBGE em cada Estado;
- 6 – As cotas valem também nas Escolas Técnicas Federais;
- 7 – Os cotistas passam a ter prioridade nos programas oficiais de Auxílio Estudantil;
- 8 – Os cotistas também passam a contar com critérios específicos para os estudos de pós-graduação;
- 9 – Nas Vagas Remanescentes, quando houver, os cotistas tem a preferência na lista de chamada;
- 10 – Os critério de cotas precisam ser respeitados nos diferentes turnos de oferta dos cursos.
Como participar do Sisu 2024
As inscrições para o Sisu 2024 são gratuitas e estarão abertas a quem fez o Enem 2023, exceto treineiros e pessoas que zeraram a prova de redação.
O processo seletivo do Sisu usa as notas do Enem para distribuir as vagas nas instituições de ensino superior e universidades públicas de todo país. A classificação é realizada com base na nota obtida na edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio. As vagas oferecidas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).
Ao se inscrever, você pode selecionar até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante o período das inscrições. Será considerada válida apenas a última opção confirmada.
O resultado do Sisu 2024 será divulgado dia 30 de janeiro, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As matrículas devem ser realizadas de 1 a 7 de fevereiro.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas pela lista de espera. É preciso manifestar interesse entre os dias 30 de janeiro a 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas próprias instituições a partir do dia 8 de fevereiro.
Como fazer a sua inscrição
Preparamos um passo a passo para auxiliar você na hora de fazer a sua inscrição para participar do Sisu 2023.2 e concorrer a uma das vagas oferecidas.
1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em “Inscreva-se”;
2. Na página inicial do Sisu, selecione “Entrar com GOV.BR”;
3. Faça login na conta Gov.br com seu CPF e senha;
4. Confira se seus dados pessoais estão corretos na opção “Seus dados de contato”. Caso seja necessário atualizar seu cadastro, clique em “Atualizar agora”;
5. Após checar se está tudo correto, desça a página e clique em “Fazer inscrição de 1° opção de curso”;
6. Digite o nome do curso no qual deseja se inscrever e clique na opção sugerida pelo buscador que mais se encaixa no que você procura. Também é possível buscar por município ou instituição;
7. Desça a barra de rolagens até identificar o curso, instituição e turno desejados. Selecione a opção que melhor atende às suas necessidades;
8. No card é possível conferir informações mais detalhadas sobre o curso, assim como as modalidades de concorrência disponíveis. Escolha a opção mais adequada e clique em “Escolher essa modalidade”;
9. Leia atentamente as instruções sobre os documentos requeridos e marque as caixas de texto presentes logo abaixo. Depois, clique em “Confirmar minha inscrição nesta opção” para finalizar o processo;
10. Para se inscrever na segunda opção de curso, basta clicar em “Fazer inscrição em 2° opção” e repetir o passo a passo acima.
Nesta tela, também é possível checar o peso de suas notas para aquela opção ao clicar em “Sua nota nesta modalidade é de […]” ou ver novamente as instruções acerca da documentação e outras informações na opção “Ver documentos e informações”. Você também pode fazer alterações na opção de curso através dos botões “Cancelar inscrição” e “Escolher outro curso”.
Também é possível consultar diretamente as listas de municípios, instituições e cursos. Você também pode usar filtros para refinar a sua busca.
Critérios de classificação e nota de corte
Conforme o edital do Sisu, a classificação dos candidatos segue os seguintes critérios:
- Maior nota na redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A nota de corte é calculada pelo próprio sistema e se refere à menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso, baseado no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Lembre-se ainda de que os editais do Prouni e Fies também já estão disponíveis. Então, essa é a hora de planejar a sua estratégia para conquistar uma vaga no ensino superior. Estamos com você!