Key words (palavras-chave): ache a ideia central do texto!

Vem com a gente aprender a achar as key words de textos em inglês para arrasar no Enem e nos vestibulares!

Key words (palavras-chave) são aquelas que têm uma forte ligação com o texto. São fáceis de serem identificadas porque uma de suas peculiaridades é a repetição ao longo da matéria.

É importante lembrar que palavras-chave são substantivos em sua maioria. Uma dica válida que vai te ajudar a localizá-las em menos tempo!

A importância da sua identificação é que ela é essencial para entender o assunto abordado e elaborar o significado do texto.

1

Para praticar, vamos tentar identificar no texto abaixo as palavras-chave:

2 

Após uma leitura rápida e sem interrupções, apenas para se ter uma ideia geral do assunto (SKIMMING), vemos que as palavras do título PRISON, BLAZE e KILLS se repetem por todo o texto. A palavra PRISON e seus derivados, por exemplo, aparecem CINCO vezes no texto:

PRISON (linha 2); PRISIONERS (linha 4); PRISON (linha 4); PRISON SYSTEM (linha 10); PRISONS (linha 12).  

BLAZE que aparece no título significa CHAMA e se repete no texto (linha 4) além de FIRE (linha 3) que significa incêndio

KILLS (no título) significa MATAR e aparece novamente no texto, além de palavras relacionadas a ela, que são: DIED (passado do verbo die, que significa morrer); DEAD (mortos), DEATH (morte). 

Agora, responder a pergunta fica muito mais fácil, não é mesmo?  Então, vamos a ela:

Os noticiários destacam acontecimentos diários, que são veiculados em jornal impresso, rádio, televisão e internet. Nesse texto, o acontecimento reportado é a :

A. ocorrência de um incêndio em um presídio superlotado em Honduras.

B. questão da superlotação nos presídios em Honduras e na América Latina.

C. investigação da morte de um oficial das Nações Unidas em visita a um presídio.

D. conclusão do relatório sobre a morte de mais de trezentos detentos em Honduras.

E. causa da morte de doze detentos em um presídio superlotado ao norte de Honduras.

Se você respondeu a letra A, você entendeu tudo sobre palavras-chave!

Como dito anteriormente, a repetição das palavras no texto ajudam a identificar o assunto, que é, nesse texto, o incêndio ocorrido numa prisão em Honduras.

Tente agora sozinho(a) essa questão do Enem 2013! Só deixe para usar o dicionário em último caso! Siga as dicas das palavras-chave e tente gabaritar:3

GABARITO: B

Para uma revisão desta aula, nada como assistir uma vídeo-aula! Uma boa escolha é esse endereço:

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel