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para o ENEM

Gêneros Literários – Literatura vestibular e Enem.

Gênero Lírico, Épico ou Narrativo, e Dramático. Relembre as diferenças entre os Gêneros Literários eles com esta aula de Literatura para os vestibulares e do Enem. Cai nas questões objetivas e ajuda também na Redação.

É hora de dar uma repassada num resumo rápido sobre os diferentes Gêneros Literários. Este conteúdo cai nas questões objetivas dos vestibulares e do Enem, e ajuda você a estruturar o estilo dissertativo argumentativo da redação. Confira.

Os Gêneros Literários são três: O Gênero Lírico, o Gênero Épico (ou Narrativo), e o Gênero Dramático. Você lembra ‘na ponta da língua’ como caracterizar ou identificar cada um deles? Não? – Então, é hora mesmo de revisar. Vamos lá.

Gênero Lírico

São textos que expressam sentimentos, estados da alma. Geralmente são poemas. ‘No meio do caminho tinha uma pedra’, lembra?

Gênero Épico ou Narrativo

Esses textos possuem enredo, narrador, personagens. São os contos, crônicas, fábulas, romances, epopéias, entre outros. Você leu Harry Potter? Leu ‘A Culpa é das Estrelas’? Leu ‘O Tempo e o Vento’, ou ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’? É por ai o gênero Épico ou Narrativo.

Gênero Dramático

São os textos teatrais. Você assistiu ‘O Auto da Compadecida’? É um texto teatral que foi adaptado para o cinema. Você assiste novelas? Então, é por aí o Gênero Dramático.

Veja estes Exemplos para você não esquecer tão fácil:

Gênero Lírico

Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

(Vinícius de Moraes)

Gênero Épico ou Narrativo

A função da arte 1

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.

Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:

– Me ajuda a olhar!

(Eduardo Galeano)

Gênero Dramático

– O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.

Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.

Como então dizer quem falo
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.

Mas isso ainda diz pouco:

se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.

Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.

(João Cabral de Melo Neto. Morte e vida Severina)

Saiba mais sobre os Gêneros Literários com esta aula do canal Já Entendi, no Youtube:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=cBRaoV94tvE]
Dica 1 – Saiba como identificar as diferenças de um texto em Prosa e em Verso. Pratique em exercícios de interpretação nesta aula de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/prosa-verso-literatura-enem/

Desafios para você resolver e compartilhar as respostas

Questão 1

Leia abaixo um soneto de Gregório de Matos:

“Um soneto começo em vosso gabo;
Contemos esta regra por primeira,
Já lá vão duas, e esta é a terceira,
Já este quartetinho está no cabo.

Na quinta torce agora a porca o rabo:
A sexta vá também desta maneira,
na sétima entro já com grã canseira,
E saio dos quartetos muito brabo.

Agora nos tercetos que direi?
Direi, que vós, Senhor, a mim me honrais,
Gabando-vos a vós, e eu fico um Rei.

Nesta vida um soneto já ditei,
Se desta agora escapo, nunca mais;
Louvado seja Deus, que o acabei”.

Assinale a alternativa incorreta:

a) A sátira é um gênero que pretende despertar o riso do público.

b) Além do divertimento, a sátira pretende moralizar a sociedade.

c) Podemos afirmar que este gênero é conservador.

d) O conservadorismo da sátira está no fato que pretende punir, através do ridículo, aqueles que transgridem as leis sociais.

e) A sátira é um gênero revolucionário que pretende abolir as instituições estabelecidas como a Igreja e a Monarquia.

Dica 2 – Entenda como identificar um Texto Literário e um Não Literário. Estude com exercícios de Denotação e Conotação nesta aula de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/o-texto-literario-literatura-enem/

Questão 2

Ainda sobre o soneto acima, assinale a alternativa
incorreta:

a) O poeta faz uma brincadeira com as próprias regras do soneto.

b) O personagem é satirizado pois não tem nenhuma qualidade digna de louvor, por isso, compor o poema é algo penoso e difícil para o poeta.

c) O personagem é cheio de virtudes, o que tornar extremamente difícil fazer-lhe um elogio à altura de suas qualidades.

d) O personagem é vítima da sátira, pois pretende obter honrarias (no caso um soneto) em sua homenagem para as quais ele não é digno.

e) Ao ridicularizar o personagem, o poeta mantém uma posição conservadora, pois repõe a ordem social no lugar.

Dica 3 – Está pronto para o Enem? Acompanhe esta aula sobre as funções da linguagem, com foco nas funções conativa, fática e metalinguística – https://blogdoenem.com.br/funcoes-linguagem-2-gramatica-enem/

Questão 3

Leia a narrativa seguinte e assinale a alternativa
correta.

Prova de amor

“Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar”, pediu ele.

E ela, num supremo esforço de amor, começou a fiar dentro de si e a laboriosamente expelir aqueles novos pêlos, que na pele fechada feriam caminho.

Mas quando, afinal, doce barba cobriu-lhe o rosto, e com orgulho expectante entregou sua estranheza àquele homem: “Você não é mais a mesma”, disse ele.

E se foi.

(COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.)

a) A produção voluntária de barba, no caso da personagem feminina do conto, é cientificamente impossível; mas, no mundo da literatura, pode ocorrer tudo o que o autor quiser.

b) A produção voluntária de barba, no caso da personagem feminina do conto, é cientificamente impossível; assim, a autora deveria se apegar a coisas que podem acontecer na vida real.

c) O conto é um bom texto literário, porém falha por faltar-lhe provas sobre a verdade do que nele está escrito.

d) É, na verdade, um conto não-literário, pois refere-se ao mundo real, já que é comum maridos pedirem favores às sua esposas.

e) É um texto não-literário, pois a autora tem uma escrita simples, dispensando cuidados com a palavra.

Questão 4

(Enem-MEC)

“Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.

O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. ‘Textos guardados acabam cheirando mal’, disse Silvia Plath, […] que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? Guardar ou jogar fora?”

(Moacyr Scliar. O escritor e seus desafios.)

Nesse texto, o escritor Moacyr Scliar usa imagens para refletir sobre uma etapa da criação literária. A idéia de que o processo de maturação do texto nem sempre é o que garante bons resultados está sugerida na seguinte frase:

a) “A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa”.

b) “O período de maturação na gaveta é necessário, […]”.

c) “Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma”.

d) “ela (a gaveta) faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho”.

e) “Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda”.

Questão 5

Leia o poema.

Perdi-me dentro de mim

Porque eu era labirinto

E hoje quando me sinto

É com saudades de mim.

(Mário de Sá-Carneiro)

Esse é um exemplo de:

a) Poesia épica.

b) Poesia satírica.

c) Poesia lírica.

d) Poesia dramática.

e) Prosa poética.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!