Quinhentismo é como ficou conhecido o período inicial da Literatura produzida no Brasil. Os temas estão ligados ao Descobrimento, aos relatos dos Navegadores, e aos textos dos Padres Jesuítas. Confira abaixo com aula gratuita e exercícios para o Vestibular e o Enem.
Corria o ano de 1500 e Pero Vaz de Caminha inaugura a Literatura amanuense no Brasil ao escrever a tão famosa Carta ao rei de Portugal. Louvou a terra – Em se plantando, tudo dá. Elogiou a beleza e a pureza dos índios, que não cobriam “cobriam as suas vergonhas”. Veja abaixo o que veio logo depois no Quinhentismo. Revisão obrigatória para Vestibular e Enem.
No primeiro século de nossa história após a chegada dos portugueses não se pode falar na existência de uma literatura brasileira legítima, mas sim de uma produção escrita dos viajantes e dos primeiros moradores.
O Quinhentismo
Ocorreram, portanto, apenas manifestações isoladas que se prendem à descrição da terra e do índio ou a textos escritos pelos jesuítas que aqui estiveram. Foi o Quinhentismo, o primeiro ciclo literário no Brasil. Na maioria são relatos de viajantes e descrições do ‘Novo Mundo’ e do que os europeus encontraram por aqui.
As Grandes Navegações e Descobertas
A visão de mundo estava em choque, pois a terra estava deixando de ser plana para se tornar redonda com o lento final da teoria do heliocentrismo (sol como centro do universo).
Os avanços dos instrumentos de observação (lunetas), das cartas náuticas (mapas de navegação marítima), e a proposta do modelo astronômico de Nicolau Copérnico (1473-1543) colocando o Sol como o centro do universo, questionando a teoria adotada pela Igreja Católica, no modelo de Ptolomeu, onde a Terra era o centro.
Esses avanços contribuíram para o ciclo das Grandes Navegações e as Descobertas que se tornaram as marcas de uma época: a Descoberta da America pelo genovez Cristóvão Colombo, em 1492; o caminho pelo mar desde a Península Ibérica até o Oceano Índico, realizado em 1498 pelo português Vasco da Gama;
E, depois, a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500. Veja uma aula sobre As Grandes Navegações e o ciclo das descobertasAs Grandes Navegações e os descobrimentos ocorreram em meio a outros progressos que iriam revolucionar a vida humana, como, por exemplo, a máquina de imprimir criada por Johannes Gutenberg na Alemanha, em 1450. Este cenário antecede, cronologiamente, e culturalmente ao Quinhentismo.
O Renascimento
No mundo das artes e da Filosofia estava em cena ao final da Idade Média o Renascimento Cultural, que trouxe novas técnicas e a perspectiva para as artes plásticas, e uma postura de instigação para a filosofia. Todo este contexto faz parte da compreensão para entender a Literatura do Quinhentismo.
Veja a aula da prof. Camila Zuchetto, do canal do Canal do Curso Enem Gratuito, sobre o Quinhentismo. Você vai aprofundar seus estudos e aumentar suas chances para gabaritar Literatura no Enem!
Contexto histórico do Quinhentismo
Para você entender melhor o que se escrevia no Quinhentismo é fundamental entender o que se passava na Europa. Mudanças científicas, religiosas e políticas colocavam o ‘Velho Mundo’ em permanente ebulição. Na esfera religiosa estava ocorrendo a Reforma Protestante, deflagrada pelas 95 Teses de Martinho Lutero em 1517.
Clique na imagem para ver uma aula gratuita completa sobre a Reforma Protestante: Lutero pregava que o cristianismo devia voltar à sua pureza primitiva, suprimindo as indulgências e submetendo as decisões e tradições eclesiásticas ao controle da Bíblia e não ao controle do Papa.
A reação Católica contra Martinho Lutero: Em resposta à Reforma Protestante a igreja Católica promoveu a Contrarreforma, que procurava pôr fim aos abusos, reerguer espiritualmente a Igreja e reconquistar para o catolicismo os países que dele se haviam afastado.
Galileu Galilei e Johannes Kepler
No começo do Século XVII, já com mais de cem anos da descoberta do Brasil, dois grandes cientistas trouxeram as comprovações matemáticas e de observação para confirmar o modelo Heliocêntrico de Nicolau Copérnico:
Galileu Galilei (1564-1642), com o uso do telescópio mostrando o movimento dos astros, e Johannes Kepler (1571-1630), com os cálculos matemáticos das órbitas elípticas dos planetas (e da Terra) ao redor do Sol. Veja na imagem aula gratuita sobre Galileu Galilei:
Estes dois cientistas comprovaram o modelo Copernicano e ainda o duplo movimento da terra (rotação em torno do próprio eixo, e a translação ao redor do Sol).
Foram mudanças profundas para a mente humana, e que trouxeram aos homens a importância da ciência, que se refletiu diretamente no avanço tecnológico. Agora, então, vamos aos textos da Literatura Quinhentista.
Literatura de Informação Quinhentista
São textos produzidos por viajantes e cronistas das expedições e tinham como objetivo descrever a terra e o selvagem, privilegiando aspectos geográficos e etnográficos. A literatura desta época não possui valor literário, mas, sim, um valor histórico. Veja os principais autores e obras do Quinhentismo
Autores e Obras do Quinhentismo:
- Pero Vaz de Caminha:
- – Carta do Descobrimento (imagem)
• Pero de Magalhães Gândavo:
– Tratado da Terra do Brasil
– História da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil
• Gabriel Soares de Souza:
– Tratado Descritivo do Brasil
• Hans Staden:
– Meu cativeiro entre os índios do Brasil
Literatura de Formação
Em 1549, chegaram ao Brasil os padres da Companhia de Jesus (jesuítas), incumbidos de catequizar os índios e de inserir em sua realidade a cultura europeia. Para isso, produziam textos que, vinculados à Contrarreforma, catequizavam e doutrinavam o índio e instruíam os filhos dos colonizadores que aqui moravam.
Os textos produzidos pelos padres Jesuítas eram literariamente mais elaborados. Os formatos utilizados, incluindo-se sermões, eram cartas, poesias e a dramaturgia, escrevendo peças de teatro, sendo este o instrumento mais utilizado pelos padres no contato com os indígenas.
Veja os principais autores e suas obras:
– De Beata Virgine Dei Matre Maria (poesia)
– Arte da Gramática da Língua mais usada na Costa do Brasil
– Auto de São Lourenço (peça teatral, entre muitas outras)
• Padre Manuel da Nóbrega:
– Cartas do Brasil (relato de experiências)
– Diálogo sobre a conversão dos Gentios
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Os Jesuítas no Brasil
Na origem do movimento literário do Quinhentismo a produção realizada em solo brasileiro foi dominada pelos padres Jesuítas. Veja como e quando eles chegaram ao país, as obras para as quais se dedicavam, e até quando foram expulsos do país pelo Marquês de Pombal.
Agora é a hora da verdade. Venha testar o seu nível sobre o Quinhentismo
Exercícios – Desafios sobre o Quinhentismo
Questão 01
Murilo Mendes, em um de seus poemas, dialoga com a carta de Pero Vaz de Caminha:
A terra é mui graciosa,
Tão fértil eu nunca vi.
A gente vai passear,
No chão espeta um caniço,
No dia seguinte nasce
Bengala de castão de oiro.
Tem goiabas, melancias,
Banana que nem chuchu.
Quanto aos bichos, tem-nos muito,
De plumagens mui vistosas.
Tem macaco até demais
Diamantes tem à vontade
Esmeralda é para os trouxas.
Reforçai, Senhor, a arca,
Cruzados não faltarão,
Vossa perna encanareis,
Salvo o devido respeito.
Ficarei muito saudoso
Se for embora daqui.
(MENDES, Murilo. Murilo Mendes — poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.)
Arcaísmos e termos coloquiais misturam-se nesse poema, criando um efeito de contraste, como ocorre em:
a) A terra é mui graciosa / Tem macaco até demais
b) Salvo o devido respeito / Reforçai, Senhor, a arca
c) A gente vai passear / Ficarei muito saudoso
d) De plumagens mui vistosas / Bengala de castão de oiro
e) No chão espeta um caniço / Diamantes tem à vontade
As questões de números 02 e 03 referem-se ao poema abaixo.
Brasil
O Zé Pereira chegou de caravela
E preguntou pro guarani da mata virgem
– Sois cristão?
– Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte
Teterê tetê Quizá Quizá Quecê!
Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!
O negro zonzo saído da fornalha
Tomou a palavra e respondeu
– Sim pela graça de Deus
Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!
E fizeram o Carnaval
(Oswald de Andrade)
Dica 3 – Saiba como o Humanismo influenciou as mais importantes obras literárias entre o séc. XIV e séc. XVI em mais uma aula de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/humanismos-literatura-enem/
Questão 02
Este texto apresenta uma versão humorística da formação do Brasil, mostrando-a como uma junção de elementos diferentes. Considerando-se esse aspecto, é correto afirmar que a visão apresentada pelo texto é:
a) ambígua, pois tanto aponta o caráter desconjuntado da formação nacional, quanto parece sugerir que esse processo, apesar de tudo, acaba bem.
b) inovadora, pois mostra que as três raças formadoras – portugueses, negros e índios – pouco contribuíram para a formação da identidade brasileira.
c) moralizante, na medida em que aponta a precariedade da formação cristã do Brasil como causa da predominância de elementos primitivos e pagãos.
d) preconceituosa, pois critica tanto índios quanto negros, representando de modo positivo apenas o elemento europeu, vindo com as caravelas.
e) negativa, pois retrata a formação do Brasil como incoerente e defeituosa, resultando em anarquia e falta de seriedade.
Questão 03
A polifonia, variedade de vozes, presente no poema resulta da manifestação do:
a) poeta e do colonizador apenas.
b) colonizador e do negro apenas.
c) negro e do índio apenas.
d) colonizador, do poeta e do negro apenas.
e) poeta, do colonizador, do índio e do negro.
Questão 04 – Um clássico do Quinhentismo
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Num dos trechos de sua carta a D. Manuel, Pêro Vaz de Caminha descreve como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins, que aconteceu em 24 de abril de 1500:
“O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés de uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, muito grande, ao pescoço (…) Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém.
Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata, e assim mesmo acenava para a terra, e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! (…) Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço, e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos!
Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender, por que não lho havíamos de dar! E depois tornou as contas a quem lhas dera. E então estiraram-se de costas na alcatifa, a dormir sem procurarem maneiras de esconder suas vergonhas, as quais não eram fanadas; e as cabeleiras delas estavam raspadas e feitas.
O Capitão mandou pôr por baixo de cada um seu coxim; e o da cabeleira esforçava-se por não a estragar. E deitaram um manto por cima deles; e, consentindo, aconchegaram-se e adormeceram”.
(COLEÇÃO BRASIL 500 ANOS, Fasc. I, Abril, SP, 1999.)
Vocabulário:
Alcatifa – tapete, carpete.
Fanadas – murchas.
Coxim – almofada que serve de assento.
De acordo com o texto acima, assinale V (Verdadeiro) e F (Falso).
a) Pêro Vaz de Caminha, um dos escribas da armada portuguesa, escreve para o Rei de Portugal, D. Manuel, relatando como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins. ( )
b) Em (…) E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém, fica implícito que os tupiniquins desconheciam hierarquia ou categoria social lusitanas. ( )
c) O trecho (…) e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos, evidencia que havia problemas de comunicação entre portugueses e tupiniquins. ( )
d) Nada, na embarcação portuguesa, pareceu despertar o interesse dos tupiniquins. ( )
e) Os tupiniquins, bastante comunicativos, falaram aos marinheiros que havia muita riqueza na terra descoberta. ( )
Assinale a alternativa que possui a sequência correta.
a) V – V – V – F – F
b) V – V – V – V – F
c) F – V – V – F – F
d) F – F – V – V – F
e) V – V – F – F – F
Questão 05
Assinale o tópico correto a propósito da literatura informativa no Brasil. Ela representa:
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiros.
b) história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
d) os poemas do padre José de Anchieta.
e) os sonetos de Gregório de Matos.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!