Matrizes: definição, ordem, notação e tipos de matrizes

Você lembra? - Matriz m x n é uma tabela de m . n números reais dispostos em m linhas (filas horizontais) e n colunas (filas verticais). Confira este estudo inicial com uma revisão sobre matrizes para o Enem e os vestibulares.

Você sabia que os pixels de um aimagem têm a ver com uma matriz? Acompanhe esta aula para saber mais sobre isso e aprender a definição de matriz, ordem, notação e tipos de matrizes. Venha se preparar para o Enem em matemática!

Visão em Pixels

O pixel é a menor parte de uma imagem digitalizada e possui informações que determinam sua cor, sendo que a combinação de três cores básicas (vermelho, verde e azul) gera mais de 16 milhões de possibilidades de cores. Por serem pequenos e próximos uns dos outros, dificilmente são percebidos a olho nu. Assim, quanto maior o número de pixels, mais nítidas são as imagens produzidas.

Em uma imagem, os pixels estão dispostos como quadradinhos organizados lado a lado, em uma enorme matriz. Portanto, quanto maior a matriz que forma a imagem, melhor será a sua qualidade. S

e considerarmos quatro imagens do mesmo objeto, com as mesmas dimensões, mudando apenas a quantidade de pixels (ou seja, o tamanho da matriz) de cada uma, obteremos resoluções completamente diferentes. Veja a imagem a seguir:1

Estudando Matrizes

Para auxiliar na apresentação de informações ou facilitar cálculos complexos, é comum a utilização de tabelas numéricas retangulares. Essas tabelas, compostas de certa quantidade de linhas (fileiras horizontais) e de colunas (fileiras verticais), são chamadas de matrizes.

As matrizes são amplamente utilizadas em diversas áreas, como na computação gráfica, em Engenharia, Física e Administração. Por exemplo, as planilhas eletrônicas ou folhas de cálculo são programas de computador que, de maneira geral, utilizam tabelas para representar informações, realizar cálculos ou até mesmo construir gráficos. Cada parte da planilha eletrônica determinada pelo cruzamento de uma linha e uma coluna é chamada de célula.

O que são as Matrizes?

Veja agora no resumo com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução rápida e bastante didática sobre o que é uma matriz.

As dicas básicas do professor Lucas:

  1. O método de resolução para equações matriciais é o mesmo utilizado para equações envolvendo números reais: queremos usar as operações básicas com o objetivo de isolar a incógnita.
  2. Entretanto, o trabalho com matrizes envolve algumas regras específicas que você aprende nesta aula acima.
  3. Agora, veja no detalhe da explicação a seguir como você aprende a raciocinar as matrizes por linhas horizontais e por colunas verticais:

 

Matrizes

1. Definição: Matriz m x n é uma tabela de m . n números reais dispostos em m linhas (filas horizontais) e n colunas (filas verticais). Exemplos:

2

Como podemos notar nos exemplos 1, 2 e 3 respectivamente, uma matriz pode ser representada por colchetes, parênteses ou duas barras verticais.

2. Representação de uma matriz:

As matrizes costumam ser representadas por letras maiúsculas e seus elementos por letras minúsculas, acompanhadas de dois índices que indicam, respectivamente, a linha e a coluna ocupadas pelo elemento.

Exemplo: Uma matriz A do tipo m x n é representada por:

3

3. Matrizes especiais:

3.1 Matriz linha: É toda matriz do tipo 1 x n, isto é, com uma única linha.

4

.

5

.

6

Assista a aula selecionada abaixo, sobre a soma e a multiplicação de matrizes,  para complementar seus estudos!

Exercícios sobre Matrizes
7

8

Os textos e exemplos acima sobre Matrizes foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel