MEC abre nova etapa de inscrições do Enem. Provas em janeiro

Veja essa: inscrições abertas do Enem para quem faltou nas provas da última edição e que tinha direito à isenção da taxa de R$ 85,00. O prazo é só de 14 a 26 de setembro.

A novidade foi criada para atender uma determinação legal do Supremo Tribunal Federal, que obrigou o Ministério da Educação e o Inep a atender com isenção os faltosos ao exame de 2020, independentemente de comprovação da justificativa de ausência. Agora, então, tem nova etapa de inscrições do Enem.

As inscrições começam em 14 de setembro e seguem abertas até às 23h59 do dia 26 de setembro.

Nova etapa de inscrições do Enem

As novas provas do Enem serão aplicadas na mesma data em que ocorre a aplicação para os participantes PPL (Participantes Privados de Liberdade), que são os presidiários ou abrigados por cumprimento de medida socioeducativa. As datas estão confirmadas: 9 e 16 de janeiro.

Quem pode se inscrever

A informação do Inep é de que este prazo extra de inscrições vale para os inscritos no Enem 2020 que tiveram direito à isenção e não compareceram às provas. Agora eles terão nova oportunidade para participar da edição 2021 do exame.

Nada muda no “atual Enem”

Mas, para quem já está inscrito e confirmado no Enem 2021, com provas agendadas para 21 e 28 de novembro, nada muda. Todo o calendário está mantido. O processo extra não interfere em nada do procedimento que já está em andamento.

Como se preparar para o “novo Enem”

As dicas para quem vai se inscrever para o “novo Enem” são correr atrás do prejuízo, e se debruçar nos temas que mais caem nas provas.

O Blog do Enem tem a maior e mais completa coleção de Apostilas Enem Gratuitas, com todas as matérias das provas objetivas e a orientação essencial sobre como fazer a redação do Enem.

Você pode escolher se faz a sua revisão com apostilas e simulados gratuitos, de todas as disciplinas, ou se prefere fazer os minicursos intensivos. Veja as alternativas em seguida.

Cursos Enem Gratuitos

Todos os cursos são gratuitos, com acesso livre 24h, todos os dias da semana. Veja e escolha. Os cursos são gratuitos porque têm o apoio da Central do Enem, do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Escolha o seu e comece hoje mesmo:

1- Curso Intensivo de Redação Enem

Conteúdo com aulas exclusivas da professora Mercedes Bonorino, especialista em redação e língua portuguesa.  Confira:

Ela preparou este curso sobre  Como fazer a Redação do Enem para ensinar você desde a leitura e compreensão do tema da redação, e que vai até à elaboração da Introdução, do Desenvolvimento, e da Conclusão:Curso de Redação Enem GratuitoA professora Mercedes preparou também as dicas sobre a melhor forma de passar o rascunho a limpo, com as ideias claras e boa apresentação.

Inscrições abertas no Curso de Redação

2 – Curso de Matemática Básica do Enem

O  professor Lucas Borguezan criou uma sequência especial com os temas básicos da Matemática que todo ano caem nas provas. Você revisa, aprende, e pratica exercícios para fazer os pontos que precisa. Tudo no Curso de Matemática Básica do Enem:

Veja as dicas do Curso com o professor Lucas Borguezan:

Você revisa e aprende a resolver regra de três, cálculo de área e volume, funções, equações, o Teorema de Pitágoras, conjuntos, juros e porcentagem. É o que mais cai, e você se garante no básico.

Inscrições abertas no curso de Matemática Básica do Enem

3 – Mapas Mentais do Enem: todas as matérias

O novo jeito de estudar e de aprender com o apoio de Mapas Mentais está revolucionando a educação. É um recurso de informação visual com orientação gráfica para os conteúdos que são mais importantes em cada matéria: Mapas Mentais do Enem - Semana 1Acesse agora, e veja como os Mapas Mentais ajudam você em Biologia, Química, Física, Geografia, História, Filosofia, Literatura, Matemática, Sociologia, Artes, e Português no Enem.

Acesso gratuito aos Mapas Mentais do Enem

4 – Curso Enem Gratuito

Escolha o seu plano de estudos  do Curso Enem Gratuito para revisar os temas mais frequentes e mandar bem nas provas.  A dica do Blog do Enem é esta: Você pode começar hoje mesmo no melhor preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio, de graça.  Confira agora como fazer a sua inscrição no Curso Enem Gratuito:Curso Enem Gratuito

Os 10 temas que mais caem

  1. Português:  Interpretação de Textos;  Estrutura Textual
  2. História: Revolução Francesa,  e Guerras Mundiais
  3. Geografia: O Espaço Rural, e O Impacto Ambiental
  4. Filosofia: Ética e JustiçaAristótelesPlatão e Sócrates
  5. Sociologia: O Mundo do Trabalho e as Teorias Sociais
  6. Física: MRUVAceleraçãoVelocidade; e Gravidade
  7. Química: Velocidade das ReaçõesEquilíbrio Químico
  8. BiologiaAs Relações Ecológicas; Interações Antrópicas
  9. Inglês: Leitura e Interpretação de Textos
  10. Espanhol: Leitura e Interpretação de Textos 
  11. Matemática: Cálculo de Área e Volume, Regra de Três

 

nova etapa de inscrições do Enem

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel