Medicina – 2 anos a mais de curso podem virar residência médica

Curso de medicina continuaria com seis anos de duração e os dois anos adicionais constituiriam uma residência no SUS. Proposta está sendo analisada pelo MEC.

O Blog do Enem contou para vocês nesse post que o curso de Medicina terá oito anos de duração a partir de 2015. Nesses dois anos, o estudante e futuro médico deveria prestar serviços para o Sistema Único de Saúde, o SUS, em cidades do interior do país. Porém, agora o governo federal analisa uma nova proposta que transformaria esses dois anos a mais no curso de Medicina em uma residência médica no SUS.

A proposta ainda está em discussão técnica pelo Ministério da Educação (MEC), mas, caso seja levada adiante, os dois novos anos obrigatórios de trabalho em urgência e emergência do SUS seriam a pós-graduação, enquanto o curso de Medicina teria seis anos de duração. O ministro da educação Aloizio Mercadante mostrou-se favorável a proposta e argumentou que 50% dos estudantes de medicina fazem uma residência após a graduação.

A decisão de acrescentar dois anos ao curso de Medicina faz parte do Programa Mais Médicos do governo federal que pretende levar esses profissionais para áreas em que estão em falta, como cidades do interior do país e periferias das grandes cidades. Para atingir seus objetivos, o programa prevê diversas ações e, entre elas, está a adição de mais 2 anos ao curso de Medicina a partir de 2015 para os estudantes trabalharem no SUS, independente da especialização que escolherem seguir depois de formados. Pretende-se criar também mais 11 mil vagas em cursos de Medicina.

Para entender um pouco mais sobre o Programa Mais Médicos, veja a imagem abaixo:

Medicina

Imagem: Terra

Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre Medicina, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Enem Tags: , , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel