Lista das melhores escolas Enem 2011 sofre interferência pelo número de participantes

Lista das melhores escolas Enem 2011 sofre interferência da falta de interesse dos alunos em fazer a prova.

A gente aqui no Blog do Enem divulgou na última sexta feira a lista das melhores escolas Enem 2011 por região e também mostrando o caminho para que você visse as dez melhores escolas pelo desempenho Enem 2011 e também o site do Inep para conferir todas as instituições que participaram da lista das melhores escolas Enem 2011.

Como você viu nos textos, a gente colocou algumas informações sobre os critérios que foram levados em conta para que o ranking das melhores escolas Enem 2011 fosse feito e um destes critérios foi o número de participantes do Enem, que deveria ser de no mínimo cinquenta por cento dos alunos por escola. Por isso alguns colégios ficaram de fora da lista, segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Um dos motivos que levam os estudantes a deixarem de fazer o Enem pode ser a falta de direcionamento e acomodação por parte dos estudantes que  se perguntam o que fazer depois de completar o Ensino Médio, outros pelo desconhecimento das exigências do mercado de trabalho e não se dão conta da importância em continuar os estudos  nem se preocupam com a carreira profissional. Ou pior, não associam o Enem ao ingresso ao ensino superior deixando de fazer a prova. Assim, suas escolas ficaram com número reduzido de participantes na prova e consequentemente sua escola não apareceu na  lista das melhores escolas Enem 2011.

Na opinião de diretoras de escola de Ensino Médio, um ponto que se observa é a pouca idade ou a imaturidade dos alunos que se formam e não se interessam por ingressar na universidade, pois não estão acostumados a se responsabilizar no autogerenciamento da própria formação, característica que será importantíssima na vida acadêmica. Desta maneira, mesmo sabendo para que serve o Enem, não se interessam em prestar a prova, sendo mais um dos motivos que dificultam a estatística das melhores escolas Enem 2011.

E você? Sua escola entrou na lista das dez? Entrou na lista geral ou ficou de fora? Este é um assunto bem interessante para ser discutido, inclusive depois de divulgada a lista das melhores escolas pelo Enem 2011, nosso ministro de Educação, Aloizio Mercadante declarou que quer investigar as causas de abstenção nas provas.

No seu grupo (escola, bairro, rede social) tem alguém que você conhece que não quis fazer Enem ou não se interessa em fazer uma Graduação?
Compartilha aí!

melhores escolas enem 2011E para os nossos guerreiros …o nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte