Conheça os cursos com as menores notas de corte do Prouni

Saiba quais são os cursos com as menores notas de corte do Prouni e calcule as chances de conquistar a sua bolsa de estudos.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos já estão abertas e você pode concorrer a bolsas de estudos parciais ou integrais em universidades privadas. As notas de corte do Prouni são requisitos para ser classificado no processo seletivo. A boa notícia é que elas são menores do que no Sisu, portanto, as probabilidades são maiores! 

Para a primeira edição do ano, o Prouni oferece 288 mil bolsas distribuídas em 995 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. São 14.346 cursos de graduação com vagas!

Para o post de hoje, preparamos uma lista com as menores notas de corte do Prouni para que você calcule as suas chances, e ainda, um e-book gratuito e completo sobre o programa.

Como conferir as notas de corte do Prouni 

Durante o período de inscrição, que vai até o dia 3 de março, o sistema do Prouni calcula todos os dias a nota de corte de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. 

A partir do dia seguinte à sua inscrição, a nota de corte temporária aparece na sua 1ª e 2ª opção de curso. 

É importante que você faça essa conferência no site oficial do Prouni!

Fique atento ao cronograma do Prouni 2023 

As inscrições no Prouni 2023 terminam no dia 3 de março e devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Não perca nenhum prazo:  

  • Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: de 7 a 16 de março
  • 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: de 21 a 30 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 5 e 6 de abril
  • Divulgação da lista de espera: de 10 a 19 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: de 10 a 19 de abril

Precisa de ajuda para fazer a sua inscrição? Veja um passo a passo fácil e completo!

As menores notas de corte do Prouni na Ampla Concorrência e Cotas

A Ampla Concorrência (AC) se refere aos candidatos que não se enquadram ou não desejam concorrer em nenhum dos tipos de vagas reservadas para cotas ou ações afirmativas, mesmo atendendo aos requisitos exigidos em Lei. 

Já as cotas garantem vagas para estudantes que se enquadrem nos requisitos estipulados pela Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. É o caso de estudantes de escolas públicas, pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos ou indígenas. 

O objetivo principal da iniciativa é amenizar as desigualdades sociais, educacionais e econômicas para garantir a igualdade de oportunidades e o acesso à educação superior para grupos menos favorecidos da população. 

Confira abaixo a tabela com a lista das menores notas de corte do Prouni na modalidade de Ampla Concorrência e Cotas, em 2020. 

10 menores notas de corte do Prouni em 2020*
CursoAmpla ConcorrênciaCotas
1. Artes497,2492,2
2. Administração Pública495,3534,9
3. Educação Especial485,8498,8
4. Secretariado Executivo485,3510,1
5. Eletrônica Industrial481,6575,8
6. Engenharia de Petróleo e Gás479,4506,6
7.  Des. Sistemas Internet470,3530,8
8. Gestão Executiva de Negócios466,2499,2
9. Letras Português e Espanhol458,4451,3
10. Biotecnologia455,8464,9
(*) Cálculo das notas médias dos cursos de todo o país no Prouni 2020.

Como é possível verificar, os cursos mais acessíveis da edição de 2020 do Prouni trouxeram oportunidades incríveis e com notas de corte bem baixas. 

A diferença entre as médias mais baixas é bastante pequena entre as notas de corte do Prouni na Ampla Concorrência e nas Cotas. O destaque ficou para Eletrônica Industrial, que liderou nas cotas com mais de 90 pontos de vantagem.

Para saber mais sobre o Prouni e garantir a sua bolsa, assista ao vídeo que preparamos e confira 10 dicas incríveis: 

Baixe o E-book do Prouni

Temos também um presente especial para que você saiba tudo sobre o Prouni, desde a fase de inscrição, até a forma de calcular a sua renda per capita e outras estratégias importantes quanto às notas de corte do programa.

Baixe o E-book do Prouni!

Pensou que era só isso? Conheça outras opções de Bolsas de Estudo

Caso não seja possível se classificar pelas notas de corte do Prouni, a sua nota do Enem ainda pode garantir uma Bolsa de Estudos, com descontos de 30% a 100% em instituições privadas.

E o melhor: para concorrer a uma destas bolsas de estudo, valem as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014. Isso quer dizer que você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto. Aproveite!

Saiba mais sobre as Bolsas de Estudos da Uniasselvi e Unicesumar

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas do Prouni, Notas de corte, Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel