Resumo de MRU e MRUV : Movimento Retilíneo na Física
Veja os fundamentos sobre o Movimento Retilíneo, sobre Aceleração, Peso e Velocidade. Dominar estes componentes é básico para você mandar bem nas questões de Física no Enem
Revisão sobre Movimentos Retilíneos na Física do Enem. Veja aulas gratuitas sobre Movimento Retilíneo Uniforme, o MRU; e sonre o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, o MRUV.
Movimento Retilíneo Uniforme
Comece a sua revisão pelas aulas-resumo do canal do Curso Enem Gratuito. A primeira é sobre o clássico MRU: Movimento Retilíneo Uniforme. É o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Vamos revisar esse conteúdo bem importante no Enem e nos vestibulares?
Gostou do resumo do professor Rosseto? Excelente! É base para questões de Movimento Retilineo.
Em poucas palavras, podemos dizer que a velocidade é o quão rápido ou o quão devagar um veículo ou um corpo se move. Pensando nisso, podemos dizer que a Velocidade Média (Vm) é obtida pela razão entre o deslocamento escalar (s) realizado pelo tempo gasto (t).
Esse assunto é muito frequente nos vestibulares porque ele não aparece somente no conteúdo de cinemática, mas também em outros: dinâmica, eletricidade, etc… Por isso, fique ligadinho (a) 🙂
O conceito de velocidade é a razão entre o deslocamento escalar e o intervalo de tempo. Cuidado: no sistema internacional, a unidade de velocidade é metro por segundo (m/s). Para converter de km/h para m/s, basta dividir por 3,6.
A velocidade é positiva quando o movimento é progressivo; negativa, quando o movimento é retrógrado.
Resumo sobre a Força do Atrito
Hora se seguir no resumo de física para mandar bem. Veja agora . O atrito é uma força de contato entre superfícies. Só existe quando há tendência ou escorregamento entre elas. Em um bloco parado sobre uma superfície qualquer, por exemplo, não existe atrito.
A força de atrito surge devido à interação entre um objeto e a superfície na qual ele está sendo arrastado. Essa força é sempre contrária à tendência do movimento.
A força de atrito estática acontece enquanto o objeto não se move. A força de atrito estática será máxima quando o bloco estiver quase se movimentando, ou seja, na eminência do movimento.
Resumo gratuito de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Veja agora um resumo simples e rápido sobre MRUV. A aceleração é o resultado da divisão entre a variação de velocidade e a variação de tempo. Sua unidade de medida no SI é m/s². Saiba mais sobre a aceleração tangencial média agora, na aula do prof Rossetto \o/
Gostou do resumo sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado? Muito bom! Vamos prosseguir com as questões do Simulado sobre Movimento Retilíneo:
Movimento Uniforme
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEFS BA/2017)
A força magnética ocorre devido ao movimento de cargas elétricas imersas em campos magnéticos uniformes. Considere uma carga elétrica de 10,0µC
sendo lançada em um campo magnético uniforme de intensidade igual a 20,0G, com uma velocidade que forma um ângulo de 30º com as linhas do campo magnético e cujo módulo é igual a 40,0km/s.
Nessas condições, é correto afirmar que a intensidade da força magnética que atua sobre a carga elétrica, em mN, igual a
Correto
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Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNESP/2017)
Em um edifício em construção, João lança para José um objeto amarrado a uma corda inextensível e de massa desprezível, presa no ponto O da parede. O objeto é lançado perpendicularmente à parede e percorre, suspenso no ar, um arco de circunferência de diâmetro igual a 15 m, contido em um plano horizontal e em movimento uniforme, conforme a figura. O ponto O está sobre a mesma reta vertical que passa pelo ponto C, ponto médio do segmento que une João a José. O ângulo θ, formado entre a corda e o segmento de reta OC, é constante.
Considerando sen θ = 0,6, cos θ = 0,8, g = 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, a velocidade angular do objeto, em seu movimento de João a José, é igual a
Correto
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Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUCCAMP SP/2016)
Em agosto deste ano realizou-se na China o campeonato mundial de atletismo, no qual um dos eventos mais aguardados era a prova de 100 m masculino, que acabou sendo vencida pelo jamaicano Usain Bolt, com o tempo de 9,79 s. O tempo do segundo colocado, o americano Justin Gatlin, foi de 9,80 s.
A diferença entre os dois atletas na chegada foi de aproximadamente:
Correto
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Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(PUC GO/2016)
Queimada
À fúria da rubra língua
do fogo
na queimada
envolve e lambe
o campinzal
estiolado em focos
fenos
sinal.
É um correr desesperado
de animais silvestres
o que vai, ali, pelo mundo
incendiado e fundo,
talvez,
como o canto da araponga
nos vãos da brisa!
Tambores na tempestade
[…]
E os tambores
e os tambores
e os tambores
soando na tempestade,
ao efêmero de sua eterna idade.
[…]
Onde?
Eu vos contemplo
à inércia do que me leva
ao movimento
de naufragar-me
eternamente
na secura de suas águas
mais à frente!
Ó tambores
ruflai
sacudi suas dores!
Eu
que não me sei
não me venho
por ser
busco apenas ser somenos
no viver,
nada mais que isso!
(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade.
Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 164, 544, 552.)
O fragmento do texto “à inércia do que me leva / ao movimento” faz uma menção figurada a movimento. Uma partícula se movimenta ao longo de uma linha reta, obedecendo à função horária S = 80 + 30t – 5t2, com S dado em metros e t em segundos. Sobre esse fenômeno são feitas as seguintes afirmações:
I. No intervalo de 0 a 2 segundos, o movimento é retilíneo progressivo retardado.
II. No intervalo de 0 a 8 segundos, a distância percorrida e o módulo do deslocamento da partícula são iguais.
III. Após 3 segundos, a partícula descreve um movimento retilíneo retrógrado retardado.
IV. A velocidade da partícula no instante t = 10 segundos terá um módulo igual a 70 m/s.
Com base nas sentenças anteriores, marque a alternativa em que todos os itens estão corretos:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUCCAMP SP/2016)
Para se calcular o coeficiente de atrito dinâmico entre uma moeda e uma chapa de fórmica, a moeda foi colocada para deslizar pela chapa, colocada em um ângulo de 37º com a horizontal.
Foi possível medir que a moeda, partindo do repouso, deslizou 2,0 m em um intervalo de tempo de 1,0 s, em movimento uniformemente variado.
Adote g = 10 m/s2, sen 37º = 0,60 e cos 37º = 0,80.
Nessas condições, o coeficiente de atrito dinâmico entre as superfícies vale
Correto
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Incorreto
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIFOR CE/2016)
Zenão de Eleia nasceu por volta do ano de 489 a.C. Segundo Aristóteles, Zenão foi o fundador da Dialética como arte de provar ou refutar a verdade de um argumento, partindo de princípios admitidos por seu interlocutor. Para mostrar aos seus adversários que o movimento ou pluralidade é impossível, Zenão inventou alguns paradoxos (para = contra; doxa = opinião), que permitiam a ele refutar as teses apresentadas sobre o movimento.
Um dos exemplos clássicos dos paradoxos de Zenão é o da corrida entre Aquiles (o herói mais veloz da mitologia grega) e a tartaruga. Segundo Zenão, numa disputa entre os dois, se a tartaruga saísse primeiro, Aquiles jamais a alcançaria, pois segundo ele, antes de ultrapassar a tartaruga, Aquiles tinha que alcançar o ponto em que ela estava no momento de sua partida. Enquanto fazia isso, a tartaruga, é claro, se afastava mais um pouco. Repetindo esse processo ao infinito, o pobre herói jamais conseguiria ultrapassar o animal.
A elegância dos paradoxos de Zenão era inegável, mas eles mostravam algo inconcebível, que era impossível o movimento. Esse problema confundiu e confunde até hoje muitos filósofos e físicos e foi duramente atacado por Aristóteles.
Adaptado de: CHERMAN, Alexandre. Sobre os ombros de gigantes:
uma história da física. Jorge Zahar Editor Ltda., 2004.
Analisando a célebre corrida entre Aquiles e a tartaruga e supondo que a velocidade a ser desenvolvida por Aquiles seja de 10 m/s e a da tartaruga de 1,2 m/min, qual o tempo máximo de vantagem Aquiles poderia dar a tartaruga para que não perdesse a corrida, supondo um percurso de 1 km?
Correto
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Incorreto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEPA/2015)
Físicos da Universidade de Amsterdã afirmaram ter descoberto o método empregado pelos egípcios para facilitar o transporte de pedras utilizadas na construção das pirâmides. A inspiração veio de uma antiga imagem presente no túmulo do governante Djehutihotep, que mostra uma estátua sendo transportada sobre um trenó puxado por várias pessoas, enquanto um líquido (água) é derramado bem à frente. Segundo os cientistas, o uso de uma quantidade adequada de água permitiria reduzir pela metade o número necessário de operários para arrastar o sistema.
Sobre o texto são feitas as seguintes afirmações:
I. Para que o trenó possa deslizar sobre a areia, é necessário que a força com que as pessoas o puxam seja maior que o peso do mesmo.
II. A força necessária para retirar o trenó do repouso é maior do que a força necessária para mantê-lo em movimento retilíneo uniforme.
III. Ao jogar água à frente do trenó, facilita-se o movimento através da diminuição da força de resistência exercida pela areia no trenó.
IV. A força normal aplicada no trenó, devido ao seu contato com a areia, diminui quando a areia é molhada.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEPG PR/2015)
O movimento de um corpo lançado no vácuo, horizontalmente ou obliquamente, pode ser estudado como a composição de dois movimentos, um vertical, uniformemente variado e outro, horizontal uniforme. Sobre esses tipos de movimentos, assinale o que for correto.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UERJ/2015)
Em uma pista de competição, quatro carrinhos elétricos, numerados de I a IV, são movimentados de acordo com o gráfico v × t a seguir.
O carrinho que percorreu a maior distância em 4 segundos tem a seguinte numeração:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Univag MT/2014)
A figura mostra de forma simplificada uma situação na qual pessoas tentam sair por uma porta de emergência, no instante t = 0.
Elas se aproximam da porta com velocidade média (V) de 4,0 m/s e a distância média entre duas pessoas consecutivas é de D = 2,0 m.
O número de pessoas que se aproximam da porta, por segundo, é igual a
Correto
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Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
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Exemplo resolvido de exercício em Plano Sem Atrito:
1 – Blocos em contato – Considere dois blocos em contato sendo empurrados por uma força F
Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:
1) F – F21= (m1 + m2) . a
2) F12 = m2a
2 – Exercício com Blocos conectados por um ‘fio ideal’ – Considere dois blocos sendo interligados através de um fio esticado devido à aplicação de uma força F sob o bloco 2
Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:
Considere um bloco 1 disposto sobre uma mesa sem atrito, sendo puxado por um bloco 2 que se encontra pendurado.
1) P2 -T= (m1 + m2)a
2) T = m1a
4 – Exercício com Pêndulo
Montando as equações fundamentais em função das componentes da tração:
1) Ty = P = mg
2) Tx = ma
a = g . tg θ
Dica 2 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/
5 – Exercícios com a Máquina de Atwood
Em tal situação destacamos a atuação de uma polia fixa, cuja função principal é a transmissão de uma força de tração gerada por uma interseção de dois blocos 1 e 2 com o planeta Terra.
Montando as equações fundamentais para cada bloco e considerando (P2 >P1):
1) P2 – P1 = (m1 + m2)a
2) T – P1 = m1a
Desafios para você resolver e compartilhar a solução encontrada:
Questão 1
(Uftm) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.
A respeito dessa situação são feitas as seguintes afirmações:
I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.
II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.
III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.
IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.
É correto o contido apenas em
a) I.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
Questão 2 – Exercício de Física
(Unesp) Observe a tirinha:Uma garota de 50 kg está em um elevador sobre uma balança calibrada em newtons. O elevador move-se verticalmente, com aceleração para cima na subida e com aceleração para baixo na descida.
O módulo da aceleração é constante e igual a em ambas situações. Considerando, a diferença, em newtons, entre o peso aparente da garota, indicado na balança, quando o elevador sobe e quando o elevador desce, é igual a
a) 50. b) 100. c) 150 d) 200 e) 250
Questão 3
(Espcex (Aman)) Três blocos A, B e C de massas 4 kg, 6 kg e 8 kg, respectivamente, são dispostos, conforme representado no desenho abaixo, em um local onde a aceleração da gravidade g vale 10m/s2 . Desprezando todas as forças de atrito e considerando ideais as polias e os fios, a intensidade da força horizontal que deve ser aplicada ao bloco A, para que o bloco C suba verticalmente com uma aceleração constante de, é de:
a) 100 N b) 112 N c) 124 N d) 140 e) 176 N
Questão 4
(Uerj) Uma pequena caixa é lançada sobre um plano inclinado e, depois de um intervalo de tempo, desliza com velocidade constante. Observe a figura, na qual o segmento orientado indica a direção e o sentido do movimento da caixa.Entre as representações a seguir, a que melhor indica as forças que atuam sobre a caixa é:
Questão 5
(Unifesp) Na figura está representado um lustre pendurado no teto de uma sala.Nessa situação, considere as seguintes forças:
I. O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre.
II. A tração que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio.
III. A tração exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.
IV. A força que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.
Dessas forças, quais configuram um par ação-reação, de acordo com a Terceira Lei de Newton?
a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
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