Resumo de MRU e MRUV : Movimento Retilíneo na Física

Veja os fundamentos sobre o Movimento Retilíneo, sobre Aceleração, Peso e Velocidade. Dominar estes componentes é básico para você mandar bem nas questões de Física no Enem

Revisão sobre Movimentos Retilíneos na Física do Enem. Veja aulas gratuitas sobre Movimento Retilíneo Uniforme, o MRU; e sonre o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, o MRUV.

Movimento Retilíneo Uniforme

Comece a sua revisão pelas aulas-resumo do canal do Curso Enem Gratuito. A primeira é sobre o clássico MRU: Movimento Retilíneo Uniforme. É o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Vamos revisar esse conteúdo bem importante no Enem e nos vestibulares?

Muito boa esta aula-resumo. sobre Movimento Retilíneo. É do canal Curso Enem Gratuito.

Agora, veja o resumo de Velocidade, uma base para as questões de Movimento

Gostou do resumo do professor Rosseto?  Excelente! É base para questões de Movimento Retilineo.

Em poucas palavras, podemos dizer que a velocidade é o quão rápido ou o quão devagar um veículo ou um corpo se move. Pensando nisso, podemos dizer que a Velocidade Média (Vm) é obtida pela razão entre o deslocamento escalar (s) realizado pelo tempo gasto (t).

Esse assunto é muito frequente nos vestibulares porque ele não aparece somente no conteúdo de cinemática, mas também em outros: dinâmica, eletricidade, etc… Por isso, fique ligadinho (a) 🙂

 O conceito de velocidade é a razão entre o deslocamento escalar e o intervalo de tempo. Cuidado: no sistema internacional, a unidade de velocidade é metro por segundo (m/s). Para converter de km/h para m/s, basta dividir por 3,6.

A velocidade é positiva quando o movimento é progressivo; negativa, quando o movimento é retrógrado.

Resumo sobre a Força do Atrito

Hora se seguir no resumo de física para mandar bem. Veja agora . O atrito é uma força de contato entre superfícies. Só existe quando há tendência ou escorregamento entre elas. Em um bloco parado sobre uma superfície qualquer, por exemplo, não existe atrito.

A força de atrito surge devido à interação entre um objeto e a superfície na qual ele está sendo arrastado. Essa força é sempre contrária à tendência do movimento.

A força de atrito estática acontece enquanto o objeto não se move. A força de atrito estática será máxima quando o bloco estiver quase se movimentando, ou seja, na eminência do movimento.

Resumo gratuito de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Veja agora um resumo simples e rápido sobre MRUV. A aceleração é o resultado da divisão entre a variação de velocidade e a variação de tempo. Sua unidade de medida no SI é m/s². Saiba mais sobre a aceleração tangencial média agora, na aula do prof Rossetto \o/

Gostou do resumo sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado? Muito bom! Vamos prosseguir com as questões do Simulado sobre Movimento Retilíneo:

Movimento Uniforme

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Exemplo resolvido de exercício em Plano Sem Atrito:

1 – Blocos em contato – Considere dois blocos em contato sendo empurrados por uma força Fimage001.jpg 

  • Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:
  • 1) F – F21= (m1 + m2) . a
  • 2) F12 = m2a

 

2 – Exercício com Blocos conectados por um ‘fio ideal’ – Considere dois blocos sendo interligados através de um fio esticado devido à aplicação de uma força F sob o bloco 2image003.jpg 

  • Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:
  • 1) F -T= (m1 + m2) . a
  • 2) T = m1a
Dica 1 – Inércia, Ação e Reação, e Princípio Fundamental da Dinâmica. Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/leis-newton-fisica-enem/

3  – Exercícios com ‘Bloco Pendurado’. Veja.

  • Considere um bloco 1 disposto sobre uma mesa sem atrito, sendo puxado por um bloco 2 que se encontra pendurado.
  • 1) P2 -T= (m1 + m2)a
  • 2) T = m1aimage005.jpg
  •  

 

4 – Exercício com Pêndulo

Montando as equações fundamentais em função das componentes da tração:image007.jpg

  • 1) Ty = P = mg
  • 2) Tx = ma
  • a = g . tg θ
Dica 2 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/

5 – Exercícios com a Máquina de Atwood

Em tal situação destacamos a atuação de uma polia fixa, cuja função principal é a transmissão de uma força de tração gerada por uma interseção de dois blocos 1 e 2 com o planeta Terra.image009.jpg 

  • Montando as equações fundamentais para cada bloco e considerando (P2 >P1):
  • 1) P2 – P1 = (m1 + m2)a
  • 2) T – P1 = m1a

 

Desafios para você resolver e compartilhar a solução encontrada:

Questão 1image011.jpg

(Uftm) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.

  • A respeito dessa situação são feitas as seguintes afirmações:
  • I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.
  • II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.
  • III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.
  • IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.

É correto o contido apenas em

  • a) I.
  • b) I e III.
  • c) I e IV.
  • d) II e IV.
  • e) II, III e IV.

Questão 2 – Exercício de Física

(Unesp) Observe a tirinha:image013.jpgUma garota de 50 kg está em um elevador sobre uma balança calibrada em newtons. O elevador move-se verticalmente, com aceleração para cima na subida e com aceleração para baixo na descida.

O módulo da aceleração é constante e igual a em ambas situações. Considerando, a diferença, em newtons, entre o peso aparente da garota, indicado na balança, quando o elevador sobe e quando o elevador desce, é igual a

a) 50. b) 100. c) 150 d) 200 e) 250

Questão 3

image015.jpg

(Espcex (Aman)) Três blocos A, B e C de massas 4 kg, 6 kg e 8 kg, respectivamente, são dispostos, conforme representado no desenho abaixo, em um local onde a aceleração da gravidade g vale 10m/s2 . Desprezando todas as forças de atrito e considerando ideais as polias e os fios, a intensidade da força horizontal que deve ser aplicada ao bloco A, para que o bloco C suba verticalmente com uma aceleração constante de, é de:

a) 100 N b) 112 N c) 124 N d) 140 e) 176 N

Questão 4

(Uerj) Uma pequena caixa é lançada sobre um plano inclinado e, depois de um intervalo de tempo, desliza com velocidade constante. Observe a figura, na qual o segmento orientado indica a direção e o sentido do movimento da caixa.Entre as representações a seguir, a que melhor indica as forças que atuam sobre a caixa é:image022.jpg

Questão 5

(Unifesp) Na figura está representado um lustre pendurado no teto de uma sala.image019.jpgNessa situação, considere as seguintes forças:

  • I. O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre.
  • II. A tração que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio.
  • III. A tração exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.
  • IV. A força que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.
  • Dessas forças, quais configuram um par ação-reação, de acordo com a Terceira Lei de Newton?

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.

 

Dica 3 – Revise sobre Gráficos e Movimentos Notáveis – Física Enem –  https://blogdoenem.com.br/graficos-movimentos-notaveis-fisica-enem/

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!