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Movimentos na Física – Aula com exercícios resolvidos. Confira.

Revise os conceitos de Física de Movimentos com esta aula de Exercícios Padrões para prova de Física Enem

Revisão sobre Movimento – Física Enem. Veja um conjunto de exercícios resolvidos.

1 – Blocos em contato

Considere dois blocos em contato sendo empurrados por uma força F

image001.jpg 

Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:

1) F – F21= (m1 + m2) . a

2) F12 = m2a

2 – Exercício com Blocos conectados por um ‘fio ideal’

Considere dois blocos sendo interligados através de um fio esticado devido à aplicação de uma força F sob o bloco 2

image003.jpg 

Montando as equações fundamentais para cada bloco, teremos:

1) F -T= (m1 + m2) . a

2) T = m1a

Dica 1 – Inércia, Ação e Reação, e Princípio Fundamental da Dinâmica. Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/leis-newton-fisica-enem/

3  – Exercícios com ‘Bloco Pendurado’. Veja.

Considere um bloco 1 disposto sobre uma mesa sem atrito, sendo puxado por um bloco 2 que se encontra pendurado.

1) P2 -T= (m1 + m2)a

2) T = m1a

image005.jpg

 

4 – Exercício com Pêndulo

Montando as equações fundamentais em função das componentes da tração:

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1) Ty = P = mg

2) Tx = ma

a = g . tg θ

Dica 2 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/

5 – Exercícios com a Máquina de Atwood

Em tal situação destacamos a atuação de uma polia fixa, cuja função principal é a transmissão de uma força de tração gerada por uma interseção de dois blocos 1 e 2 com o planeta Terra.

image009.jpg 

Montando as equações fundamentais para cada bloco e considerando (P2 >P1):

1) P2 – P1 = (m1 + m2)a

2) T – P1 = m1a

Desafios para você resolver e compartilhar a solução encontrada:

Questão 1

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(Uftm) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.

A respeito dessa situação são feitas as seguintes afirmações:

I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.

II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.

III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.

IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.

É correto o contido apenas em

a) I.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.

Questão 2

(Unesp) Observe a tirinha

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Uma garota de 50 kg está em um elevador sobre uma balança calibrada em newtons. O elevador move-se verticalmente, com aceleração para cima na subida e com aceleração para baixo na descida. O módulo da aceleração é constante e igual a em ambas situações. Considerando, a diferença, em newtons, entre o peso aparente da garota, indicado na balança, quando o elevador sobe e quando o elevador desce, é igual a

a) 50. b) 100. c) 150 d) 200 e) 250

Questão 3

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(Espcex (Aman)) Três blocos A, B e C de massas 4 kg, 6 kg e 8 kg, respectivamente, são dispostos, conforme representado no desenho abaixo, em um local onde a aceleração da gravidade g vale 10m/s2 . Desprezando todas as forças de atrito e considerando ideais as polias e os fios, a intensidade da força horizontal que deve ser aplicada ao bloco A, para que o bloco C suba verticalmente com uma aceleração constante de, é de:

a) 100 N b) 112 N c) 124 N d) 140 e) 176 N

Questão 4

(Uerj) Uma pequena caixa é lançada sobre um plano inclinado e, depois de um intervalo de tempo, desliza com velocidade constante. Observe a figura, na qual o segmento orientado indica a direção e o sentido do movimento da caixa.Entre as representações a seguir, a que melhor indica as forças que atuam sobre a caixa é:

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Questão 5

(Unifesp) Na figura está representado um lustre pendurado no teto de uma sala.

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 Nessa situação, considere as seguintes forças:

I. O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre.

II. A tração que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio.

III. A tração exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.

IV. A força que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.

Dessas forças, quais configuram um par ação-reação, de acordo com a Terceira Lei de Newton?

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.

 

Dica 3 – Revise sobre Gráficos e Movimentos Notáveis – Física Enem –  https://blogdoenem.com.br/graficos-movimentos-notaveis-fisica-enem/

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!