A Redação do Encceja: como fazer o texto dissertativo-argumentativo

Mandar bem na Redação é básico para tirar o Diploma do Ensino Médio na prova do Encceja. Se você conseguir tirar nota 5, já está aprovado na prova de Redação. A nota máxima é de 10 pontos. Então, não é difícil chegar lá. Veja aqui como conseguir vencer este desafio.

Você já sabe a regra básica para a Redação do Encceja: o MEC exige um texto no estilo dissertativo-argumentativo. Isto não é nada complicado. Basta ficar atento ao Tema apresentado na prova e criar a sua redação a partir de um Ponto de Vista que você escolher, defender suas ideias, e fechar na conclusão com uma proposta de intervenção. É o caminho para tirar o Diploma do Ensino Médio.

Mas, se ainda está complicado para você entender o que precisa ser feito, e como desenvolver o seu texto, confira aqui no ABC da Redação do Encceja as técnicas básicas para chegar lá. Confira o resumo e veja aulas gratuitas com as professoras do canal Curso Enem Gratuito, especializadas em Redação para te ajudar.

O segredo básico do texto dissertativo-argumentativo é pensar sempre em três movimentos, em três parágrafos com funções distintas.O limite máximo de texto é de 30 linhas no total da Redação. E, o limite mínimo para não tirar zero é de oito linhas.o ABC da Redação do Encceja Então, na prática, o ABC da Redação do Encceja funciona assim: A =Introdução; B = Desenvolvimento; e, C = Conclusão. Confira como fazer cada parágrafo:

A – Introdução

No primeiro, na Introdução, onde você precisa desenvolver o seu raciocínio em cima de uma tese ou ponto de vista que você estabelece em relação ao tema;

B – Desenvolvimento

No segundo, no Desenvolvimento, você defende a sua ideia, apresenta seus argumentos. Aí sim, cabem citações de estatísticas,  frases de pensadores ou autoridades, citar depoimentos ou dados que lhe ajudem na afirmação da sua ideia inicial, da sua tese ou ponto de vista.

  • No parágrafo do Desenvolvimento da Redação do Encceja você não pode esquecer de:
  • 1) expor seus argumentos sobre o problema apresentado no tema da Redação;
  • 2) mostrar as informações que farão de seus argumentos estar embasado em fatos; dados ou opiniões; e,
  • 3) alinhar seus argumentos de acordo com o Ponto de Vista que já está no seu parágrafo de Introdução.

C – Conclusão

E, no terceiro parágrafo você concluiu sugerindo uma abordagem para a solução ou encaminhamento do problema apresentado no Tema da Redação, no Enunciado que consta do caderno de provas na folha da Redação.

Capriche na letra para não perder pontos

Se a sua letra for muito difícil de entender, mas muito mesmo, a dica é você escrever em letra de forma. Mas PRECISA SER LEGÍVEL!

Ah, nada de tentar a malandragem de escrever o texto no meio da folha de resposta, deixando espaços vazios ao lado ou ao final de cada frase e já pulando pra próxima linha. Respeite as margens e os parágrafos.

 

Outra dica do ABC da Redação do Encceja:

E quando uma palavra precisar ser separada para continuar na próxima linha, lembre-se de separar as sílabas bem certinho. Parece coisa de pré-escola, mas conta pontos.

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Confira agora com a professora  Dani, do canal Curso Enem Gratuito, como mandar bem na Redação do Encceja. É rapidinho, e você logo aprende para não esquecer:

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Coesão e Coerência valem pontos preciosos

Há dois elementos importantes, que serão avaliados em sua redação, e que podem aumentar muito a sua nota: a coesão e a coerência. Você não consegue distinguir coesão de coerência? Então vamos dar uma mãozinha para que você não tenha mais dúvidas.

Elementos Coesivos, e Lógica – Se por um lado os elementos coesivos (conjunções, pronomes e outros) ligam partes de um texto e estabelecem relação lógica de sentido entre enunciados; por outro, a coerência é a lógica entre as afirmações feitas e as consequências delas decorrentes.

  • Observe, por exemplo, o emprego da conjunção ‘mas’, que estabelece, normalmente, relação de oposição:
  • Gosto de ir a festas, mas vou a sua festa.

O emprego desse elemento coesivo nesse contexto estabelece uma incoerência. Não existe lógica entre “gostar de festa” e a ideia oposta de “ir à festa”, pois o termo que interliga estabelece relação de oposição. Agora, dê uma olhada na frase seguinte:

  • Gosto de ir a festas, mas não posso ir a sua.
  • A relação de oposição está clara, houve encadeamento das duas ideias opostas: o fato de gostar de festas e a impossibilidade de ir à festa.

Aula gratuita sobre o texto dissertativo-argumentativo

Confira agora com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, como você pode criar um bom texto dissertativo-argumentativo dentro das regras exigidas pelo MEC para o Enem e o Encceja:

Boa também esta aula. A Tharen e a Dani são nota dez!

Agora, veja como aplicar a Coerência na sua Redação do Encceja:

Veja esta frase: Gosto de ir a festas, portanto não posso ir a sua.

Novamente teríamos uma incoerência, agora causada pelo emprego da conjunção que encerra ideia de conclusão, de consequência. Aqui o ‘portanto’ deveria ligar o resultado que se espera em relação à ideia expressa na oração anterior: se gosta de festa, espera-se que vá.

Gosto de ir a festas, portanto vou a sua.

As expressões de acréscimo, progressão, continuidade ou inclusão também estabelecem coesão e vínculos entre os componentes das frases ou dos parágrafos. Use-as corretamente, elas conferem qualidade e credibilidade ao seu texto. Veja o exemplo a seguir:

“O nível salarial dos operários brasileiros é baixo. Além disso, o desemprego ameaça as camadas de pouca qualificação profissional.”

Nunca se esqueça disto: tome muito cuidado ao usar os elementos coesivos. É preciso conhecer esses termos e seus significados para não causar incoerências na sua redação.

Valeu pra você?

As dicas de Coesão e de Coerência foram escritas pelo professor Wilson Rochenbach para o Blog do Enem.