Características do litoral brasileiro: resumo de Geografia Enem

Você sabia que o litoral brasileiro tem uma extensão de mais de 7 mil quilômetros? É muito grande e diversificado. Revise tudo sobre o nosso litoral, desde o extremo Sul, na fronteira com o Uruguai, e até acima da Linha do Equador, na fronteira com o Suriname. Aula gratuita de Geografia Enem, Encceja e vestibulares.

O Brasil é banhado pelo oceano Atlântico, desde o cabo Orange até o arroio Chuí, numa extensão de 7.408km, que aumenta para 9.198km se consideramos as saliências e as reentrâncias do litoral brasileiro.

Ao longo de todo o litoral brasileiro se alternam raias, falésias, dunas, mangues, recifes, baías, restingas e outras formações menores.

O Litoral Brasileiro

Segundo João Dias da Silveira, o litoral brasileiro apresenta características diversas, que levam à seguinte divisão:

Litoral Norte: formado por sedimentos recentes, havendo o predomínio de restingas, lagunas e mangues;
Litoral Nordestenele se localizam belas praias e dunas, além de alguns importantes portos comerciais;
Litoral Lestealém de belas praias e portos importantes, abriga restinga, recifes e também algumas barreiras;

Litoral SudesteCaracterizado pelas costas baixas e falésias, apresenta também restingas, lagunas e mangues na sua parte sul. É o mais movimentado do país, com importantes portos comerciais, como o de Santos e o do Rio de Janeiro;

Litoral Sulformado por costas baixas e arenosas, além de extensas lagoas no Rio Grande do Sul. Os principais portos são Itajaí, Paranaguá e Rio Grande.  

Observe no mapa a quantidade de estados litorâneos do país, e as fronteiras ao Sul e ao Norte. Veja no final do post uma tabela com a extensão exata de cada faixa litorânea nos diferentes Estados. A maior é do Estado da Bahia, com 932 km. A menor é do Piauí, com 66 quilômetros.

O litoral brasileiro é beneficiado pelas condições favoráveis de navegação durante o ano inteiro, porém a navegação costeira de cargas e de passageiros foi gradualmente abandonada no país. Ela teve um ciclo ainda no Brasil colonial, para deslocamentos de passageiros e transporte de mercadorias, mas entrou em declínio com a chegada das ferrovias no final do século XIX.

Os portos marítimos no Brasil, e os principais portos fluviais com acesso aos oceanos estão configurados para o transporte de cargas do comércio exterior.

O povoamento começou no litoral

Confira com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que aconteceu o processo de povoamento do Litoral Brasileiro, e a longa caminhada rumo à Urbanização.

Muito bom este resumo. Veja agora a exploração econômica do Litoral Brasileirol

A pesca no Litoral Brasileiro

Apesar de ser uma recorrência em o litoral a prática da pesca, o volume da produção é considerado modesto quando comparado no cenário internacional.

Essa atividade chegou a ter um Ministério da Pesca e Aquicultura, vinculado à Presidência da República Federativa do Brasil, criado em 2003. Mas, foi extinto em 2016 e o controle da atividade voltou a fazer parte do Ministério da Agricultura, com uma Secretaria de Aquicultura e Pesca.

A Produção de Sal

– Em trechos do litoral, existem salinas, principalmente no Nordeste (Rio Grande do Norte e Ceará) e no Rio de Janeiro, que garantem a autossuficiência na produção de sal. Sob o ponto de vista turístico, o litoral apresenta grande potencial.

É necessário, porém, que se melhore a infraestrutura urbana nos centros turísticos, para que se instale efetivamente uma indústria do turismo no país.Características do litoral brasileiro

A Produção de Petróleo – Na plataforma continental existem reservas petrolíferas, cuja exploração responde por mais de 70% da produção brasileira de petróleo.

Aspectos físicos do Oceano Atlântico

O Atlântico Sul apresenta uma salinidade média de 37‰, mais elevada que a das águas oceânicas do planeta (35‰). As temperaturas elevadas, os ventos constantes e a intensa evaporação fazem com que esses índices aumentem ainda mais nas regiões de salinas.

As marés são em geral baixas, com amplitudes que oscilam de 2 a 4m. Apenas o litoral maranhense registra marés com maiores oscilações que podem chegar a 7,80m, em São Luís, e de até 8,16m, em Itaqui.

O litoral brasileiro sofre influência climática de três correntes marítimas: a das Guianas e a Brasileira, que são quentes, e a das Falklands, que é fria. A corrente das Guianas banha o litoral norte, e a Brasileira, o litoral leste. A corrente das Falklands, proveniente do polo sul, banha pequeno trecho do litoral sul.

Quanto ao relevo, o Atlântico Sul apresenta a plataforma continental, que submerge até 200m, seguida de declive abrupto, o talude continental, desnível que alcança até 2.000m de profundidade e vai até a região pelágica, onde surgem as bacias dorsais e oceânicas (ou seja, cordilheiras submarinas). Abaixo desse limite, inicia-se a região abissal.

A largura da plataforma continental brasileira é bastante variável. Alcança cerca de 400km do litoral do Pará estreitando-se bastante no litoral nordestino. Ela é mais larga junto à foz dos grandes rios, onde há o acúmulo de  muitos depósitos de cascalho, areia e outros sedimentos.

Extensão do

litoral brasileiro

Estados

Extensão (km)

Percentual (%)

Bahia

932

12,4

Maranhão

640

8,7

Rio de

Janeiro

636

8,6

Rio Grande do

Sul

622

8,5

São Paulo

622

8,5

Amapá

598

8,1

Ceará

573

7,8

Pará

562

7,6

Santa

Catarina

531

7,2

Rio Grande do

Norte

410

5,7

Espírito

Santo

392

5,3

Alagoas

229

3,1

Pernambuco

187

2,5

Sergipe

163

2,2

Paraíba

117

1,6

Paraná

98

1,3

Piauí

66

0,9

Total

7.367

100

Por apresentar características comuns, o litoral pode ser dividido em Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

As Capitanias Hereditárias

O início da colonização no Brasil esteve marcado pela divisão de faixas de terra denominadas de Capitanias Hereditárias. Veja no resumo da professora Ana Cristina Peron para o Enem:

Apesar de os portugueses terem chegado no Brasil no ano de 1500, a colonização só começaria em 1530. Nessa época, a Coroa Portuguesa sentiu a necessidade de defender o território de invasões estrangeiras e de tornar as terras produtivas.

Com esse objetivo, foram criadas as capitanias hereditárias e, mais tarde, o Governo-geral. Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários.

Anos mais tarde, admitindo o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, em 1548, D. João III instalou o Governo-geral na Bahia. Seu objetivo era tentar retomar o controle da colonização por meio de um governo centralizado.

Desafios para você responder e compartilhar as respostas.

Questão 01

Sobre o litoral brasileiro assinale a alternativa correta:

a) É o maior litoral voltado para o Oceano Atlântico.

b) Suas águas em geral são frias.

c) É considerado muito recortado.

d) Possui algumas ilhas oceânicas, como a Ilha de Santa Catarina.

e) É considerado um dos mais piscosos do mundo.

Dica 3 – Revise sobre a Vegetação brasileira e tire todas suas dúvidas sobre as formações herbáceas e arbustivas nesta aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/formacoes-herbaceas-e-arbustivas-brasil-geografia-enem/

Questão 02

As correntes marítimas possuem um papel importante para todos os litorais do mundo, no Brasil sua grande extensão territorial permite que algumas correntes determinem as condições naturais da nossa orla litorânea. Partindo desse princípio, assinale a alternativa que explique a maior piscosidade do litoral Sul do Brasil.

a) A maior salinidade dessa porção litorânea.

b) O fenômeno das águas de ressurgência, comum nesse litoral.

c) A maior latitude que é condicionante única para a maior piscosidade litorânea.

d) Os grandes investimentos feitos na pesca nos últimos anos.

e) O predomínio de águas quentes nessa porção do litoral do Brasil.

Questão 03

Quais as capitais brasileiras que estão localizadas em uma ilha?

a) Florianópolis, São Luís e Macapá.

b) São Luís, Belém e Vitória.

c) Vitória, Florianópolis e São Luís.

d) Florianópolis, Macapá e Belém.

e) São Luís, Florianópolis e Belém.

Questão 04

Possuímos um dos mais vastos litorais do mundo, com uma grande diversificação natural. Podemos afirmar que é característica do litoral brasileiro a seguinte paisagem:

a) Predomínio de falésias no litoral Norte.

b) Recifes de corais no litoral Sul.

c) Ausência de mangues no litoral Norte.

d) Presença de mangues, praias e restingas no litoral Sul.

e) Ausência de recifes de corais no litoral Nordeste do país.

Questão 05

Das ilhas oceânicas do Brasil, apenas uma é considerada oceânica?

a) Fernando de Noronha.

b) Martin Vaz.

c) Ilha de Marajó.

d) Atol das Rocas.

e) Ilha Grande.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel