O Pensamento Positivista de Auguste Comte: Sociologia Enem

Entenda como o pensamento positivista do francês Auguste Comte influenciou na construção de sociedades baseadas nos ideais de “ordem e progresso”.

A filosofia positiva surge na França no século XIX, tendo como principal representante Auguste Comte (1798-1857) e uma de suas principais obras, publicada em 1830, o “Curso de Filosofia Positiva”. O contexto histórico é o da revolução francesa e da crescente industrialização da sociedade.

Este fator que trouxe à tona novos problemas e novas formas observáveis de processos de mudanças profundas na vida da sociedade tradicional da época.

Comte buscava a criação de uma ciência da sociedade capaz de explicar e compreender todos esses fenômenos, e que pudesse contribuir para modificar a “desorganização social” da época.

A filosofia de Auguste Comte tem como ideia principal a reorganização da sociedade por meio de uma reforma intelectual do homem e está inserido no contexto da Filosofia Contemporânea.

Ele acreditava que era necessário que os homens tivessem novos hábitos de pensar que estivessem de acordo com a razão e a ciência, substituindo o pensamento feudal baseado na religião e no sobrenatural.

O pensador sofreu influência de Condorcet, principalmente por meio de seu estudo intitulado “Quadro Histórico dos progressos do Espírito Humano”.

Neste estudo Condorcet faz um esboço do desenvolvimento da humanidade por meio dos descobrimentos e invenções da tecnologia, que levaria o homem a caminhar para uma era de organização social e política, produto da razão. Influenciou Auguste Comte.

Resumo gratuito: A origem da Sociologia com Auguste Comte

Veja uma aula gratuita com a essência do pensamento positivista.

 

Muito bom este resumo. Vamos continuar:

Auguste Comte acreditava que a filosofia da história obedecia ao que o autor chamou de lei dos três estados. Esta lei corresponderia ao desenvolvimento da ciência e do espírito humano, os quais passaram por três fases (teológica, metafísica e a positiva) até chegar ao estado mais evoluído (positivo).  Na fase teológica o homem só consegue explicar a natureza por meio de crenças sobrenaturais, de deuses e espíritos, fato que explicaria todos os fenômenos.

Este tipo de pensamento desempenhou um papel de coesão social, já que os homens confiando em poderes imutáveis e sobrenaturais, confiavam também, sem contestar, no sistema político monarquista aliado ao militarismo.

No estado metafísico, um pouco mais evoluído, o homem acredita que diferentes “forças” (física, química, vital) explicaria os fenômenos naturais, em substituição das divindades, destruindo a ideia teológica de subordinação da natureza ao sobrenatural.

No plano político corresponderia a substituição dos reis por juristas, e o Estado baseado na soberania do povo.  Veja:O último estado, em que o homem alcança sua excelência, é o positivo, caracterizado pela subordinação da imaginação (teológico) e da argumentação (metafísico) à observação dos fenômenos.

Dica 1: Você sabe como a sociologia se consolidou como ciência? Não? Então veja este post de sociologia da professora Viviane: https://blogdoenem.com.br/sociologia-se-torna-ciencia/

A Filosofia Positiva

No pensamento positivo cada ideia deve corresponder a um fato, particular ou universal. O conhecimento se dá por meio da pesquisa das leis imutáveis relativas àquele fenômeno. Até mesmo os fenômenos psicológicos devem ser explicados como os relacionados a física, por meio de relações que são imutáveis.

Ao contrário dos estados teológicos ou metafísico, no estado positivo a explicação dos fenômenos não se dá por um só princípio, como os deuses, mas por uma relação entre as ciências por meio de uma metodologia comum, uma unidade de conhecimento coletiva. Esta metodologia universal possibilitaria a fraternidade entre os homens, já que todos estariam sujeitos as mesmas leis.

Este conhecimento, das relações constantes entre os fenômenos, tornaria possível determinar o desenvolvimento destes fenômenos, permitindo sua previsibilidade científica.

Este conhecimento aplicado à sociedade poderia explicar as leis que regem o mundo social, ajudando a compreender os processos sociais e dando controle aos homens sobre os rumos que as sociedades tomariam. Comte acreditava ser possível prever e tratar os males sociais que afligiam a sociedade tal como se trata de um corpo enfermo.

Este conhecimento também beneficiaria o desenvolvimento da indústria, permitindo o desenvolvimento de técnicas em que o homem poderia utilizar para explorar a natureza.

 

Sociologia como Ciência

O conhecimento da sociedade por meio de leis intrínsecas aos fenômenos sociais, atribui a Sociologia cientificidade. Para Comte a Sociologia é a ciência que mais se aproxima da filosofia positiva, uma vez que estuda a sociedade.

As outras ciências, a matemática, astronomia, física, química e biologia alcançaram o estado positivo antes da sociologia, mas estão fragmentadas em parcelas da realidade.

A totalização do saber só poderia ser alcançada por meio da sociologia, a qual traria um sistema indivisível, em que relaciona-se com a humanidade, única concepção universal. Comte entende a Sociologia em sentido mais amplo, incluindo a psicologia, a economia política, a ética e a filosofia da história.

Um aspecto fundamental que Comte atribuía a sociologia é a distinção entre estática e dinâmica sociais. A estática relaciona-se as condições constantes da sociedade, tendo como ideia fundamental a ordem. A dinâmica estuda as leis do desenvolvimento da sociedade e relaciona-se ao progresso.

A dinâmica estaria subordinada a estática, uma vez que o progresso proveria da ordem e aperfeiçoa os elementos permanentes na sociedade como a família, a religião, a propriedade, a linguagem.Fonte: http://slideplayer.com.br

Influência do Positivismo no Brasil

O positivismo exerceu influência na Europa e Inglaterra, contudo nos países carentes de ideologia, como os da América latina encontrou campo fértil. Em 1876 foi fundada a primeira sociedade positivista do Brasil e no ano seguinte a Sociedade Positivista do Rio de Janeiro.

Figura 4 – Influência do Positivismo no BrasilO positivismo teve forte influência no movimento republicano em 1889 e na Constituição de 1891, tanto que a bandeira brasileira tem como lema “ordem e progresso”.

No século XX o entusiasmo pelo positivismo perdeu forças no país.Figura 5 – Capela Positivista de Porto Alegre

O Positivismo e a Proclamação da República no Brasil

No final do reinado de Dom Pedro II o império no Brasil já andava caindo pelas tabelas. O militares era a força que poderia manter ou derrubar o Imperador. Pesou muito a favor dos militares o pensamento positivista, que atuou com um dos fundamentos teóricos para o movimento.

Veja com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido com a História do Segundo Reinado no Brasil

Muito bom o resumo.

Figura 5 – Bandeira Nacional. Influência do Positivismo no Brasil

Fonte: https://aprovadonovestibular.com

Exercícios sobre o Positivismo

(UEL) O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta ideias contidas nesse lema.

a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação.

b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.

c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos.

d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.

e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.

(UEG 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são:

a) a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.

b) a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista.

c) a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências aturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente.

d) o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O texto acima foi preparado pela professora Viviane Bassi dos Reis Marques para o Blog do Enem. Viviane é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e mestra em Ciências Sociais com foco em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista. Dá aulas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Facebook: https://www.facebook.com/bassimarques
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel