O que é a Ética? Veja no resumo de Filosofia

Os estudos da Ética analisam o comportamento do ser humano em sociedade. Cada ato praticado tem uma intenção na origem, e uma consequência posterior. A Ética compreende os hábitos, os valores e as regras vigentes numa determinada sociedade.

Ética é a ciência do comportamento humano, dos indivíduos em sociedade. É teoria e ciência, e faz parte de um ramo fundamental na Filosofia. O objeto de estudo da Ética é a moralidade.

Então, para responder “O que é a Ética?”, você precisa aprender que ela compreende os hábitos, os costumes e as regras que estão sendo praticados em uma determinada sociedade pelos humanos vinculados a ela.

O que seria o consenso “ético” para o comportamento em uma sociedade ocidental, estruturada com os valores da cultura judaico-cristã, por exemplo, pode não ser o mesmo para uma sociedade no Oriente Médio, estruturada com os valores da cultura muçulmana, por exemplo.

Perguntas e consequências da Ética para a sua vida

  1. Quem sou eu?
  2. Que lugar ocupo no mundo?
  3. Qual é o meu papel no mundo
  4. Tenho vontade livre?
  5. Evitar se mover por impulso.
  6. Estar sempre no comando das próprias ações. Assim você se torna um “sujeito”, que comanda a sua vida, e não um “objeto”, cujo comportamento seria determinado por outras pessoas ou um determinado sistema.
  7. Assumir as responsabilidades pelas escolhas que você faz.

A Ética, enquanto teoria e ciência, é constantemente aplicada à observação e valoração dos atos dos seres humanos em sociedade, pois todos os atos de um indivíduo eles estão revestidos de moralidade.

O que é a Ética?

Traduzindo pra você: Um ato revestido de moralidade é uma ação, uma atitude humana que é acompanhada de valores, e que pode ser mensurada, que pode ser medida a partir de determinados valores.

A reflexão filosófica busca determinar o que seria um comportamento ético. A reflexão pode contribuir para orientar e colocar um Norte para as ações, atitudes e comportamentos humanos.

Os pressupostos éticos existem para você responder à pergunta que volta e meia aparece para cada um de nós: O que devo fazer, diante de determinadas circunstâncias ou possibilidades?

Desta forma, entender o que é a Ética ajuda os humanos a escolher dentre as múltiplas possibilidades de ações. A ética orienta-se para o Bem, para o Belo, e para o Justo.

Resumo sobre O que é a Ética

Veja agora uma síntese bem aplicada com o professor Marciel Evangelista Cataneo, do canal do Curso Enem Gratuito:

O Comportamento Humano

Os seres humanos não se contentam simplesmente em “viver”. Os humanos procuram viver a vida como um projeto. Cada pessoa tem o seu projeto de vida, e que se reflete nas escolhas que cada pessoa faz.

Nas escolhas estão as dimensões de escolher o que seria o melhor para cada um de nós, e o melhor pra o conjunto da sociedade.

A Ética e a reflexão sobre a moral dão o suporte para escolher bem. A melhor de todas as escolhas, na perspectiva do comportamento ético é aquela que permite a que cada ser humano possa realizar todas as potencialidades que ele traz ou carrega.

A Reflexão

A reflexão ética se desdobra sobre as ações e atos dos seres humanos. A ética busca compreender qual foi a intenção e a finalidade de cada ato, e também considera as circunstâncias em que os atos foram ou são praticados.

Toda ação carga em si uma intenção, e para cada ação existem as implicações, as consequências. Confira agora os conflitos sobre comportamento pessoal e liberdade, com o professor Alan Ghedini.

Veja Ética e Moral na perspectiva de Aristóteles.

Os conteúdos deste post foram elaborados a partir da transcrição da aula do professor Marciel Evangelista Cataneo.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Filosofia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel