Origem do universo, a formação do sistema solar a da terra

Vem com a gente revisar a teoria científica para a origem do universo – o Big Bang. É Geografia para você gabaritar o Enem!

Origem do universo: que tal recordar um pouquinho de como tudo começou? Apesar de ser um conteúdo inicial, por isso, mais simples, ele pode aparecer na prova do Enem!

Antes de tudo, é importante ressaltar que há duas teorias sobre a origem do universo: a teoria Evolucionista ou Científica e a teoria Criacionista ou Religiosa. Como a segunda, refere-se a crenças, no caso, religião, o Enem não interfere neste âmbito, por isso, a teoria Evolucionista é a que utilizaremos como referência.

Essa teoria trabalha com a ideia da evolução, iniciando com o processo do chamado “BIG BANG”. O universo nasce em circunstâncias desconhecidas. Segundo os conhecimentos científicos, surgiu de uma “singularidade”, um ponto de densidade infinita no que explodem as leis do espaço e do tempo.

A teoria do Big Bang ou grande explosão, supõe que, faz entre 12.000 e 15.000 milhões de anos, toda a matéria do Universo estava concentrada em uma zona extraordinariamente pequena do espaço, e explodiu. A matéria saiu impulsionada com grande energia em todas direções.

É difícil precisar a origem do Sistema Solar. Os cientistas acham que pode ser situado faz uns 4.650 milhões de anos. Segundo a teoria de Laplace, uma imensa nuvem de gás e pó contraiu-se por causa da força da gravidade e começou a girar a grande velocidade, provavelmente, devido à explosão de uma supernova próxima.

Dentro do Sistema Solar, temos 8 planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – na sequência do Sol para o Espaço)

O Sistema Solar tem como referência o Sol, a única estrela do sistema, no qual, ela é considerada uma estrela de 5ª grandeza, ou seja, indica que ela está no final de sua existência, se apagando. Porém, isso só vai acontecer tão cedo, já que levará alguns bilhões de anos para ocorrer.

A Terra é o maior dos planetas rochosos, por conta do resfriamento do magma, formando as rochas. A idade da Terra não é precisa, variando entre 4,5 e 5 bilhões de anos.

Inicialmente era apenas uma bola com material incandescente que foi resfriando a sua superfície conforme foram ocorrendo as intensas e inacabáveis chuvas, até o momento que as primeiras gotas de água começaram a chegar na superfície terrestre e solidificar o magma, iniciando o processo de formação da Crosta Terrestre.

O nosso planeta pratica 14 movimentos diferentes, porém, apenas 2 interferem diretamente em nossas vidas, a Rotação e Translação (assuntos vistos em outras postagens).

E aí, alguma dúvida? Acompanha a vídeoaula a seguir e depois faça os exercícios propostos!

Exercícios

1 – Analise as afirmações a seguir:

I – Só há uma forma de surgimento do Universo, não havendo contestação de sua origem porque acaba sendo muito evidente.
II – Há duas grandes teorias que se confrontam com relação ao surgimento do Universo, sendo a Criacionista e a Evolucionista.
III – A teoria Evolucionista é a única teoria correta e incontestável.
Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a I está correta.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.

2 – Assinale a alternativa CORRETA:

a) A formação da Terra ocorreu no mesmo momento da formação do Universo.
b) A Via Láctea é a única formação de galáxia dentro do Universo.
c) O Sol é a única estrela dentro do Sistema Solar.
d) O Big Bang é a explicação para a formação do Universo na teoria Criacionista.
e) A Terra é o planeta mais próximo do Sol.

GABARITO

1 – B
2 – C

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.