Origem do Universo, a formação do sistema solar a da Terra

Pela teoria do Big Bang a origem do universo aconteceu em um ponto de densidade infinita, com uma explosão gigantesca que até hoje gera consequências no tempo e no espaço

Veja a Origem do Universo para mandar bem nas provas do Enem e dos vestibulares. É hora de um pouquinho sobre como tudo começou. Apesar de ser um conteúdo inicial, por isso mesmo mais simples, ele pode aparecer nas provas. Não dá para errar questões fáceis. Vem!

Antes de tudo, é importante ressaltar que há duas teorias sobre a origem do universo: a teoria Evolucionista ou Científica e a teoria Criacionista ou Religiosa. Como a segunda, refere-se a crenças, no caso, religião, o Enem não interfere neste âmbito, por isso, a teoria Evolucionista é a que utilizaremos como referência.

Essa teoria trabalha com a ideia da evolução, iniciando com o processo do chamado “BIG BANG”. O universo nasce em circunstâncias desconhecidas. Segundo os conhecimentos científicos, surgiu de uma “singularidade”, um ponto de densidade infinita no que explodem as leis do espaço e do tempo.

A teoria do Big Bang ou grande explosão, supõe que, faz entre 12 bilhões e 15 bilhões toda a matéria do Universo estava concentrada em uma zona extraordinariamente pequena do espaço. E, então, esta massa explodiu. A matéria saiu impulsionada com grande energia em todas direções.

É difícil precisar a origem do Sistema Solar. Os cientistas acham que pode ser situado faz uns 4.650 milhões de anos. Segundo a teoria de Laplace, uma imensa nuvem de gás e pó contraiu-se por causa da força da gravidade e começou a girar a grande velocidade, provavelmente, devido à explosão de uma supernova próxima.

Para ver mais sobre a origem do universo, veja a videoaula do Curso Enem Gratuito:

Para aprender mais sobre a origem do Universo, assista a vídeo aula do Curso Enem Gratuito!

Dentro do Sistema Solar, temos 8 planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – na sequência do Sol para o Espaço). sistema solarO Sistema Solar tem como referência o Sol, a única estrela deste sistema.

O Sol é considerado uma estrela de 5ª grandeza. Isto significa que ela estaria no final de sua existência, se apagando. Porém, isso só vai acontecer tão cedo. Os cálculos aproximados indicam que faltariam 7,5 bilhões de ano para o ciclo de energia do Sol se esgotar.

A Terra é o maior dos planetas rochosos, por conta do resfriamento do magma, formando as rochas. A idade da Terra não é precisa, variando entre 4,5 e 5 bilhões de anos.

Inicialmente era apenas uma bola com material incandescente que foi resfriando a sua superfície conforme foram ocorrendo as intensas e inacabáveis chuvas, até o momento que as primeiras gotas de água começaram a chegar na superfície terrestre e solidificar o magma, iniciando o processo de formação da Crosta Terrestre.

O nosso planeta pratica 14 movimentos diferentes, porém, apenas 2 interferem diretamente em nossas vidas, a Rotação em torno do próprio eixo,  e o movimento da Translação, com o ciclo anual do movimento elíptico em torno do Sol.

Veja mais informações sobre o sistema solar com mais esta aula do Curso Enem Gratuito:

Exercícios

1 – Analise as afirmações a seguir:

I – Só há uma forma de surgimento do Universo, não havendo contestação de sua origem porque acaba sendo muito evidente.
II – Há duas grandes teorias que se confrontam com relação ao surgimento do Universo, sendo a Criacionista e a Evolucionista.
III – A teoria Evolucionista é a única teoria correta e incontestável.
Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a I está correta.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.

2 – Assinale a alternativa CORRETA:

a) A formação da Terra ocorreu no mesmo momento da formação do Universo.
b) A Via Láctea é a única formação de galáxia dentro do Universo.
c) O Sol é a única estrela dentro do Sistema Solar.
d) O Big Bang é a explicação para a formação do Universo na teoria Criacionista.
e) A Terra é o planeta mais próximo do Sol.

GABARITO

1 – B
2 – C

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel