Os Heterotônicos – Espanhol Enem

Você vai aprender no post de hoje o que são heterotônicos e como eles se comportam. Está preparado(a)? Então nos acompanhe em mais um texto sobre Espanhol para o Enem!

“Tá serto!”, como dizia aquele meme. Pelo menos o personagem é engraçado. Mas além de divertir você, esta charge apresenta o uso de um heterotônico, a palavra alcohol. Esta palavra, que significa álcool, tem como sílaba tônica o hol final, enquanto que em português a sílaba tônica é ál. Vamos entender melhor o funcionamento dos heterotônicos daqui pra frente.

Exemplo de heterotônico. Fonte: http://www.aprendeconlore.com/2013/04/los-heterotonicos.html

A ingestão de álcool aumenta na época natalina e com isso os acidentes e mortes. Vou sentir falta do meu tio, morreu em consequência do álcool. Bebia muito? Não! Foi atropelado pelo caminhão de entrega de tequila.

A palavra heterotônico significa “tonicidade diferente”. Entre a língua espanhola e o português existem muitas palavras que graficamente são iguais ou parecidas, mas que se diferenciam na tonicidade e na pronúncia.

Exemplo de Heterotônico. Fonte: https://pt.slideshare.net/tavobalcazar/heterotnicos-6885379

Agora observe alguns exemplos de heterotônicos. Na lista abaixo você verá a palavra em espanhol e sua tradução em português, e em ambas estará destacada a sílaba tônica.

ESPANHOL / PORTUGUÊS

Academia / Academia
Acrobacia / Acrobacia
Alergia / Alergia
Atmósfera /Atmosfera
Anestesia / Anestesia
Burocracia / Burocracia
Cerebro / Cérebro
Demagogia / Demagogia
Diplomacia / Diplomacia
Élite / Elite
Elogio / Elogio
Fobia / Fobia
Filántropo / Filantropo
Hidrógeno / Hidrogênio
Imbécil / Imbecil
Límite / Limite
Magia / Magia
Metro / Metrô
Nivel / Nível
Oxígeno / Oxigênio
Policía / Polícia
Síntoma / Sintoma
Teléfono / Telefone

Foram listadas aqui algumas palavras que são bastante usadas em língua portuguesa e espanhola. É importante destacar que dependendo de qual sílaba passa a ser a tônica e das regras de acentuação de cada língua, a sílaba forte recebe acento ou não. Faz-se necessário ficar atento às regras de acentuação gráfica.

Para finalizar, veja a aula do prof. Alexandre:

Por fim, resolva a estas questões e fique fera no tema heterotônicos.

1 – (UECE/2017) El término “políglota”, según las divergencias léxicas, es un heterotónico. Apunta la palabra abajo con idéntica divergencia:

a) Exquisito.
b) Homenaje.
c) Calabaza.
d) Canguro.

2 – (IFBA/2017) Así como “microcefalia”, es heterotónico en relación al portugués el vocablo:

a) crianza
b) presunto
c) academia
d) costumbre
e) paisaje

GABARITO:

1) D
2) C

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto