Português Enem – Veja o emprego correto de ‘onde’ e ‘aonde’.

Uma dúvida recorrente de quem vai fazer o Enem é o emprego do ‘onde’ e do ‘aonde’. Você sabe? Isso tem solução? - Fique tranquilo, que a partir de agora você não terá mais essa dúvida. Acompanhe o post abaixo do Professor Wilson Rochenbach.

Não importa se onde é advérbio interrogativo: “Onde está minha mochila?” ou se é pronome relativo: “A escola onde estudo fica longe daqui.” (nesse caso ele equivale a em que), se houver a exigência do verbo – regência –, o a ou outra preposição, desde que não seja em, aparecerá antes do onde.

onde aonde

Achou complicado? – Então, provavelmente, agora você esteja pensando que essa explicação não esclareceu nada, e eu tenho certeza de que não esclareceu mesmo! Vou mostrar-lhe o que eu quis dizer com regência:

Você sabe qual a razão de haver o ‘de’ antes do ‘onde’ quando perguntamos: De onde você vem? Pois então, é a regência do verbo vir que exige sua presença, ou seja, quem vem, vem de algum lugar. Ninguém faz essa pergunta sem utilizar o de antes, porque sentimos essa necessidade, já com a preposição a não é assim.

Vou lhe dar uma dica que torna o uso do onde e aonde “facinho, facinho”:

Como onde é usado somente para lugares, os verbos que regem a preposição a são bem frequentes, como por exemplo: ir, chegar, levar e outros – essa regência é determinada pela norma culta “tia Norminha”. São verbos que denotam movimento, por isso se usa aonde, afirmam os gramáticos.

No entanto, tome muito cuidado ao usar esse macete, pois é possível voltar de algum lugar, portanto a frase será assim: O lugar de onde ele voltou não existe mais. Isso deixa bem claro que a regência determinou a presença da preposição de ou a. Caso a preposição regida seja em, usa-se apenas onde, certo?!

Observe as frases abaixo:

  1. Onde você mora?” Quem mora, mora em algum lugar.
  2. “A caverna onde ele guardou o tesouro é aquela.” Quem guarda, guarda em algum lugar.
  1. Aonde você quer chegar com essa conversa? Quem chega, chega a algum lugar.
  2. A praia aonde fomos é muito bonita. Quem vai, vai a algum lugar.
  1. Aonde nos leva tão apressadamente? Quem leva, leva a algum lugar.
  2. O cinema aonde levei Maria é novo. Quem leva, leva a algum lugar.
Dica 1 – Saiba tudo sobre fonemas nesta aula de Português – Enem – https://blogdoenem.com.br/fonemas-portugues-enem/
Dica 2 – Redação: as principais dicas para utilizar a vírgula corretamente – https://blogdoenem.com.br/redacao-utilizar-virgula-corretamente/

Atente para o fato de que para destino usa-se a preposição aAonde você vai?”, já para origem usa-se a preposição deDe onde você veio?” Tanto ir quanto vir denotam movimento, nem por isso usa-se a mesma preposição. E, então, não ficou fácil?

Fique ligado! Frequentemente, os concursos abordam o emprego e a regência dessa palavra. A partir de agora, tenho certeza de que você não vai mais errar o emprego do onde e aonde e vai identificar a alternativa correta ou incorreta em relação ao que a norma culta “a tia Norminha” determina. Até a próxima dica! Pim Pom!

 

Valeu! E até o próximo! 

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.