Phrasal verb: você conhece o seu significado?

É comum ouvir alunos reclamando sobre prasal verb. Nesta aula, vamos explicar o seu significado e tirar algumas dúvidas sobre sua construção.

Olá estudantes, tudo bem? O phrasal verb muitas vezes é um calo no sapato de alguns de vocês, não é mesmo? Mas calma, vem com a gente que vamos entender esse assunto de uma vez por todas!

O prasal verb são verbos seguidos pelas seguintes palavras:phrasal verbsEssas palavras são chamadas de PARTÍCULAS. Elas são parte da PHRASAL VERB e frequentemente mudam o significado do verbo.ingles

Os significados individuais das partes das prasal verb, ou seja, o significado do verbo e da partícula nem sempre nos ajudam a adivinhar o significado da palavra. Observe abaixo:

  • He looked up at the sky.
  • Nesta oração, LOOK UP não é um prasal verb. LOOK significa olhar e UP para cima, então nesse caso, look up  é o significado literal da frase, olhar para cima.
  • Agora no exemplo abaixo, LOOK UP é um PHRASAL VERB e significa PROCURAR:
  • He looked up the work on the Internet.

As PARTÍCULAS, que tanto podem ser preposições como advérbios (on, off, away, etc) dão um significado especial ao verbo:

  • I ran into Mary at the supermaket. (Eu encontrei com a Mary por acaso no supermercado).
  • As palavras on/off/out são frequentemente usadas com verbos de movimento:
  • GET ON:
  • The bus was full. We couldn’t get on. (O ônibus estava cheio. Não conseguimos entrar).

 

CALL OFF: cancelar

They called off the meeting. (Eles cancelaram a reunião).

  • A maioria das phrasal verbs são verbos transitivos. São também Inseparáveis. Isso signfica que ambos substantivo e objeto seguem logo após a partícula. Não podemos separar o verbo dessa particula: Veja os exemplos:

She ran into her friend at the library. (Ela encontrou com sua amiga na biblioteca).

O exemplo está incorreto porque não podemos separar run de into.

  • Alguns phrasal verbs são usadas combinadas com certas preposições. Essas combinações são geralmente inseparáveis. Veja:

 

  • BREAK DOWN: quebrar, parar de funcionar.
  • Exemplo: The car broke down in the middle of the street.

  • GO AFTER: (perseguir, seguir):
  • Exemplo: Are you planning to go after Jim’s job when he leaves? (Você pretende pegar o trabalho do Jim quando ele for embora?)

 

  • COME OFF : se soltar
  • Exemplo: One of the legs has come off the table. (Uma das pernas se soltou da mesa).

 

COME UP with something: She came up with a brilliant idea. (ela teve uma idéia brilhante).

  • Existem também aquelas phrasal verbs que são transitivas, ou seja, são seguidas de um obejto direto que são separáveis. Isso significa que o objeto direto pode vir:
  1. depois da partícula:

Turn on the lights. (Acenda as luzes).

  1. Entre o verbo e a particula, ou seja, o verbo fica separado da particula que o acompaha:

Turn the lights on. (Acenda as luzes).

Atenção: quando o objeto direto for um PRONOME, ele tem que ir entre o VERBO  e a PARTÍCULA.

Turn the lights on.

Turn them on. (them = lights).

  • Para um pequeno grupo de phrasal verbs, o verbo e a partícula tem que estar separados.

Keep something on = manter, não tirar

Keep your hat on = Não tire o chápeu.

E aí, tirou suas dúvidas sobre prasal verb? Agora vamos resolver algumas questões de vestibulares para ver se está tudo entendido. Você encontra o gabarito no final da página. Bons estudos!

QUESTÃO 1 (UDESC 1996) Find the correct alternative:

a) to put on – to remove

b) to put out – to increase

c) to put off – to dress

d) to put on weight – to grow fat

e) to put together – to keep

QUESTÃO 2 (UNESP 1990) He took __________ his hat.

a) off

b) out

c) in

d) into

e) on

QUESTÃO 3 (UECE 1997) SPLIT UP in “After getting stores and various other commodities together in Mamfe, John and I decided to split up” means that:

a) they decided to separate.

b) they decided to end their relationship.

c) they decided to stay together.

d) they decided to talk over their plans.

e) they decided to sleep together.

QUESTÃO 4 (CESGRANRIO 1998) The verb to go may be followed by many adverbial particles and prepositions that add different meanings to it. Match the two columns and then mark the correct alternative:

I – go up

II – go on

III – go away

IV – go by

 

R. continue

S. leave

T. rise

U. move

V. pass

 

– Mark the correct match.

a) I – T; II – U; III – S; IV – R

b) I – T; II – R; III – S; IV – V

c) I – T; II – V; III – U; IV – R

d) I – U; II – R; III – S; IV – V

e) I – U; II – V; III – S; IV – R

GABARITO:

QUESTÃO 1 – D

QUESTÃO 2 – B

QUESTÃO 3 – A

QUESTÃO 4 – B

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca