Pretérito Imperfeito – Espanhol Enem

Vamos desbravar o Pretérito Imperfeito em mais este super post de Espanhol para o Enem!

Às vezes é tão triste relembrar o passado… Se ele for imperfeito então, ô dó! Brincadeirinha! Este passado aqui não é tão sentimental assim, afinal é gramática, né gente?

Ele é o pretérito imperfeito. Esta formação verbal é para expressar uma ação ocorrida no passado, mas que pode perdurar até o presente. No texto a seguir, mostraremos seus usos e exemplos de conjugação.

Pretérito Imperfeito. Fonte: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br

Observe na tabela abaixo como é a conjugação dos verbos no Pretérito Imperfeito para verbos regulares:

Observe que na língua portuguesa, a desinência de 1ª conjugação –AR é escrita com V (amava). Já em espanhol se usa a letra B (amaba). Na próxima tabela você conhecerá os únicos verbos irregulares no pretérito imperfeito que são IR, SER e VER:


Usos do Pretérito Imperfeito

Usos do Pretérito Imperfeito. Fonte: http://onlinespanishteacherclara.blogspot.com.br

O pretérito imperfeito é usado para expressar o que ocorreu no passado sem necessariamente indicar o início ou o fim do ocorrido. Isso significa dizer que o importante é o curso e a duração da ação. Observe os usos do pretérito imperfeito:

– Ação repetida ou habitual no passado: Neste caso, o verbo costuma vir acompanhado de advérbio ou locuções adverbiais tais como: siempre (sempre), a menudo (com frequência), muchas veces (muitas vezes), a veces (às vezes), frecuentemente (frequentemente), normalmente (normalmente), por general (em geral), etc. Exemplo: Cuando era niña, todos los años iba al campo con mis abuelos (Quando era criança, todos os anos ia ao campo com meus avós).

– Ação durativa: usado para relatar a duração da ação sem indicar o início ou o fim da ação. Exemplo: Llovía muchísimo (chovia muitíssimo).

– Ação progressiva: usado para relatar ações que podem continuar por um período de tempo indeterminado. Exemplo: El chico miraba a la joven (O rapaz olhava para a jovem).

– Ação começada mas não acabada: usado para falar de uma ação que acontecia no passado quando algo a interrompe. Exemplo: El niño jugaba a la pelota cuando la lluvia comenzó. (O menino jogava bola quando a chuva começou).

– Idade e hora: usado para referir-se a uma idade ou um horário. Exemplos: Eran poco más de las tres de la tarde (Era um pouco mais das três da tarde) / Juan tenía ocho años cuando murió su madre (Juan tinha 8 anos quando sua mãe morreu).

– Imperfeito + gerúndio: usado para falar de ações em andamento em momento concreto do passado. Informa o que estava sendo feito. Exemplo: Estaba caminando cuando escuché um ruido (Estava caminhando quando ouvi um barulho).

Assista ao vídeo do canal do YouTube Curso Enem Gratuito e fixe o tema estudado acima:

E em seguida resolva as questões abaixo. Boa sorte!

1 – (UFPB/1999) Observe el cuadro que sigue:


Están correctas solamente las formas verbales presentadas en:

a) I y II
b) I y IV
c) II y III
d) II y IV
e) III y IV

2 – (UFPB/1998) Observe los tiempos de los verbos de la primera columna que están subrayados en el texto:

1. depositaron
2. comentaba
3. servirá
4. olvide
5. hay

( ) Presente – Modo subjuntivo
( ) Futuro Imperfecto – Modo indicativo
( ) Pretérito Indefinido – Modo indicativo
( ) Pretérito Imperfecto – Modo indicativo

Enumerando adecuadamente la segunda columna, se obtiene la secuencia:

a) 5, 4, 2, 1
b) 3, 2, 1, 4
c) 1, 3, 4, 2
d) 4, 3, 1, 2
e) 2, 4, 1, 5

GABARITO:

1 – C
2 – D

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel