Primeira Guerra Mundial – História para o Enem e os vestibulares

A Primeira Guerra Mundial começou com um assassinato na Sérvia. A diplomacia europeia vacilou e os conflitos que se estabeleceram numa guerra de trincheiras. Mudou o mapa da Europa, do Oriente Médio, e do Norte da África. Veja agora:

Vamos revisar a Primeira Guerra Mundial para você ficar mais forte para a guerra das notas de corte do Sisu, do Prouni, do Fies e dos vestibulares.  Neste post falaremos sobre a Primeira Guerra Mundial, suas causas, antecedentes e desdobramentos principais, falaremos sobre as disputas imperialistas (neocolonialistas) e o desenvolvimento do nacionalismo que mergulharam as principais potencias mundiais em um conflito sem precedentes.

A Primeira Guerra Mundial

Para entender uma guerra, assim como tudo em história, basta fazer uma análise lógica dos acontecimentos anteriores ao conflito. A Primeira Guerra Mundial foi um conflito diretamente ligado ao desenvolvimento industrial dos países europeus, desenvolvimento este que se consolida durante todo o século XIX.

No contexto deste importante século, precisamos adicionar ao “caldo” ingredientes como a partilha da África e Ásia, as unificações da Alemanha e Itália e o desenvolvimento do NACIONALISMO.

Fonte: http://www.forte.jor.br/2014/07/28/primeira-guerra-mundial-acelerou-modernizacao-das-forcas-armadas-no-brasil/Fonte: http://www.forte.jor.br/2014/07/28/primeira-guerra-mundial-acelerou-modernizacao-das-forcas-armadas-no-brasil/

Pois bem, falando especificamente, nós sabemos que não basta ter indústria, ter uma grande oferta dos mais variados produtos, se não houver quem compre os mesmos. Além disso, é preciso garantir o acesso a fontes de matéria-prima mais baratas, e os países da África e Ásia eram as melhores alternativas para esses dois “problemas”.

Assim sendo, diante da crise do colonialismo moderno os países Europeus dividiram esses dois continentes entre si para dar inicio a novos empreendimentos coloniais (NEOCOLONIALISMO).

A Expansão Europeia

É importante frisar que o objetivo era a exploração comercial desses, mas os europeus justificaram esta exploração alegando que estariam levando o progresso para essas regiões. Sim, “os caras” diziam que seu objetivo era filantropia nessas regiões “atrasadas” e “selvagens”.

Veja uma charge onde os europeus ‘dividem’ a China:Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/neocolonialismo.htm

Como começou a Primeira Guerra

Tudo corria bem, até que Itália e Alemanha, países divididos em estados independentes até então, passam por um processo de desenvolvimento de nacionalismo, e por volta da década de 1870 promovem cada um o seu processo de unificação. Na Itália o processo de Unificação foi liderado por Vitorio Emanuele. E, na Alemanham por Otto von Bismarc.

O problema é que esses dois países, já industrializados, por não serem unificados na época partilha da África e Ásia, sentiram-se lesados por não possuírem grandes territórios coloniais e vão querer entrar na concorrência por mercados consumidores e matéria-prima.

Desta forma, o final do século XIX foi bem tumultuado na Europa. Os líderes desses países sabiam que uma guerra era questão de tempo e passaram a fechar acordos entre si a fim de garantirem algum sucesso quando a guerra viesse. Esse período ficou conhecido como PAZ ARMADA, pois grande parte da máquina industrial dedicou-se ao desenvolvimento armamentista.

Introdução à Primeira Guerra.

Veja agora com o professor Felipe, do canal do Curso Enem Grautito, uma introdução perfeita para você seguir neste resumo e compreender todos os aspectos da Primeira Guerra Mundial

Mandou bem o professor Felipe. Agora você consegue seguir na aula escrita já com o mapa dos acontecimentos na cabeça. Vamos prosseguir. Veja agora os dois lados que estabeleceram o conflito principal da Primeira Guerra Mundial.

Tríplice Aliança x Tríplice Entente

É neste momento que duas importantes alianças se formam:

  • A Tríplice Aliança (ALEMANHA, IMPÉRIO AUSTRO-HUNGARO e ITÁLIA)
  • Tríplice Entente (GRÃ-BRETANHA, RÚSSIA E FRANÇA).

Outro grande império, importantíssimo nesse contexto, era o Império Turco-Otomano, que dominava boa parte dos Balcãs (PANESLAVISMO), dominando ha séculos países de origem eslava e por sua vez interferindo nos interesses russos de obter uma saída rápida de sua produção através do mediterrâneo.

O Assassinato de Ferdinando

Diante desse contexto, quando o herdeiro do trono Austríaco Francisco Ferdinando foi assassinado na Bósnia por um sérvio (eslavos), a Áustria acusou a Sérvia de participação no crime e declarou guerra àquele país.

Por sua vez, a Rússia (também de origem eslava) declarou guerra a Áustria. Nos dias seguintes o que ocorreu foi uma sucessão de declarações de guerra: Alemanha contra a Rússia, França e Inglaterra contra a Alemanha e etc…

Nos primeiros meses a Primeira Guerra Mundial foi mais de movimentos, quando os países buscaram ocupar posições estratégicas. A Alemanha tinha o plano de lutar em duas frentes distintas. O front Ocidental, contra a França e a Inglaterra, e o Front Oriental, contra os Russos.Fonte: https://otrecocerto.com/2016/03/28/primeira-guerra-mundial-o-terrivel-cotidiano-nas-trincheiras/Fonte: https://otrecocerto.com/2016/03/28/primeira-guerra-mundial-o-terrivel-cotidiano-nas-trincheiras/ Soldados alemães na I Guerra Mundial comemorando o Natal na trincheira

A Guerra de Trincheiras

A partir do final de 1914, o conflito ganhou outros contornos, período que ficou conhecido como guerra de trincheiras, quando os dois lados passaram a viver entrincheirados, convivendo com toda sorte de situações como corpos não sepultados, lama, frio, ratos, parasitas e fome. Durante os três últimos anos a guerra se resumiu a conquista centímetro por centímetro e a sistematização da morte de milhões de jovens soldados.

Os EUA entram, e a guerra acaba

O ano de 1917 foi decisivo para o fim da primeira guerra mundial. Na Rússia a revolução popular que em breve se tornaria socialista obrigou o Czar Russo a deixar a guerra, o que não impediu que o povo Russo o destronasse. Por outro lado, os Estados Unidos da América entraram na Guerra, apoiando os membros da entente, o que fez pender a balança contra os alemães, otomanos e austro-hungaros.

Consequências da Primeira Guerra Mundial

Como principais consequências da guerra podemos destacar:

  1. O desmembramento dos impérios Turco-Otomano e Áustro-Húngaro;
  2. A ascensão dos Estados Unidos da América como principal potência mundial diante de sua participação na reconstrução dos países europeus;
  3. A humilhação imposta sobre a Alemanha, sendo declarada culpada pelo conflito e obrigada a pagar pesadas indenizações ao países vencedores, devolver os territórios da Alsácia e Lorena a França, entregar seu material bélico e reduzir suas forças armadas a apenas 100.000 homens.

Além é claro, da perda de milhões de vidas, fossem combatentes ou não.

A Liga das Nações

Uma instituição internacional com o objetivo de evitar conflitos futuros foi criada sob o nome de Liga das Nações, no entanto, a crise do liberalismo, os regimes totalitários alemão e italiano e a expansão das ideias socialistas resultariam na Segunda Guerra Mundial.

Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial:

1- (PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

Resposta: B

2- Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar:

I – Ente as propostas dos 14 Pontos de Wilson, incluía-se a criação de uma Liga das Nações para a preservação da paz mundial;

II – O Tratado de Versalhes impôs propostas humilhantes à Alemanha, refletindo o revanchismo francês;

III – A Rússia saiu da Primeira Guerra após a Revolução socialista de 1917;

IV – Após a Primeira Guerra, emergiram Estados totalitários na Alemanha e na Itália.

Assinale a alternativa correta, quanto às afirmativas acima:

a) todas estão incorretas.

b) todas estão corretas.

c) somente a I e a II estão corretas.

d) somente a II e a III estão corretas.

e) somente a III e IV estão corretas.

Resposta: B

Bruno História
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel