Questões sobre Era Vargas – História Enem

Treine para o Enem e vestibulares com a lista de questões sobre Era Vargas. O gabarito sai na hora para você conferir o seu desempenho!

As questões sobre Era Vargas já são um clássico, tanto no Enem quanto nos vestibulares. O período foi um dos mais importantes da história do nosso país, sendo assim é super importante estar preparado para os exames. Portanto, que tal conferir o nosso resumo sobre Era Vargas e depois resolver as 10 questões propostas?

Resumo sobre Era Vargas

A Era Vargas começa com uma grande marcha dos Tenentes, a chamada Revolução de 1930. Anteriormente a isso, Getúlio Vargas disputou a eleição presidencial de 1930 com dois aliados: o governador de Minas Gerais e o da Paraíba, mas perdeu a eleição para Júlio Prestes, que contava com o apoio do atual presidente, Washington Luís (último presidente efetivo da República Velha).

Após o resultado das eleições, Getúlio Vargas contestou o pleito, alegando fraude durante o processo. Além disso, João Pessoa, o atual governador da Paraíba e aliado de Vargas, foi assassinado mesmo após ter sido derrotado nas eleições. Apesar do assassinato ter sim envolvimento político, em nada tinha a ver com os resultados oficiais da eleição. Mesmo assim, Vargas utilizou isso em sua campanha, alegando que o governo de Washington Luís e Júlio Prestes não tinham mais legitimidade para continuar o governo.

O movimento recebe o apoio do Tenentismo, que dará forças para que Vargas derrube o atual governo e assuma a presidência do Brasil em 1930. Os primeiros anos da Era Vargas são chamados de Governo Provisório, pois foram governados com base na Constituição de 1891, ainda sem uma nova Constituição.

Principais características da Era Vargas

Durante o Governo Provisório, Getúlio Vargas substituiu os governadores estaduais (que apoiavam a antiga política do Café com Leite) e colocou em seus lugares os interventores federais (frutos do Tenentismo). Além disso, promove uma ruptura com a antiga estrutura agrícola da Política do Café com Leite: deixa de priorizar a produção do café, criando um projeto de diversificação agrícola.

Em 1931, também temos um marco importante do país com a criação do Ministério da Indústria e do Comércio, que caracterizam bem a Era Vargas. Nesse sentido, houve um esforço para promover a industrialização no país, além de promover maior interferência estatal.

Ainda no Governo Provisório, ocorreu a criação da Constituição de 1934 com dois pontos fundamentais para os seus estudos:

  • Criação das Leis Trabalhistas: jornada de 8 horas, direito à licença maternidade, direito à aposentadoria, entre outros.
  • Estabelece as Leis Eleitorais, como foi o caso do voto feminino e a instituição do voto secreto (um grande golpe ao voto de cabresto praticado durante o Coronelismo).

Aula sobre Era Vargas

Por fim, agora que você já fez um resumo sobre a Era Vargas, que tal conferir a aula completa do prof. Felipe?

Lista de questões sobre Era Vargas

.

Carolina Prieto

Categorias: História
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel