Combustíveis de Biomassa: resumo de Química Enem & Vestibular

A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.

Você lembra o que é Biomassa e qual a vantagem do seu uso?  O blog do Enem te ajuda a relembrar! Venha estudar com a gente!

Como você já viu no resumo acima, quando falamos de Biomassa estamos tratando de fontes orgânicas, que produzem energia pela queima ou decomposição. Portanto, elas liberam CO2 na atmosfera. Você também já sabe que o CO2 pode ser transformado em hidratos de carbono através da fotossíntese realizada pelas plantas.

Então, considerado este ciclo de liberação de CO2 e de uma captura posterior através da fotossíntese, é possível dizer que, desde que controlada, a produção de energia através da Biomassa não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

Veja na imagem um exemplo de uma usina de Biomassa:biomassa

As Vantagens da Biomassa

  1. – Baixo custo de operação;
    – Facilidade de armazenamento e transporte;
    – Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
    – Alta eficiência energética;
    – É uma fonte energética renovável e limpa;
    – Emite menos gases poluentes.

Dica do Blog: veja o Biodiesel – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Biomassa: Como usamos muita cana, o refugo (o que é o refugo da produção)? da produção pode gerar energia também. Assim como o lixo, que é utilizado em alguns locais do país.

Essa forma, acaba reduzindo a poluição. (achei esse parágrafo muito confuso. Acho que aqui podemos dizer onde é que existe esse tipo de produção. Essa parte do lixo, por exemplo, podemos explorar mais. Não ficou claro que o lixo é usado para gerar energia.)8

Aula Gratuita sobre as Fontes de Energia

Confira com o professor Rafael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo sobre as Fontes de Energia, onde está inserida a Biomassa.

Muito bom o Carrieri. Agora, continue:

Saiba mais sobre Biomassa acessando o vídeo que o blog do Enem preparou especialmente para você! Não deixe de conferir!

Relembrou o assunto? Que tal agora um desafio?

Então responda essa questões sobre Biomassa !

A Lei Federal n.º 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volume, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor.

De acordo com essa lei, biocombustível é “derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”.

A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira

a) colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo.

b) provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emitido pelos veículos automotores e colabora no controle do desmatamento.

c) incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável.

d) aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis, fixado, por lei, em 5% do consumo de derivados do petróleo.

e) diversifica o uso de fontes alternativas de energia que reduzem os impactos da produção do etanol por meio da monocultura da cana-de-açúcar.

Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel