Reagente Limitante de uma reação – Entenda o que é e veja como calcular. Química Enem.

Você lembra o que é o reagente limitante de uma reação química? E como ele é calculado? O Blog do Enem te ajuda a relembrar, não fique fora dessa, vem com a gente! Tem aulas da Khan Academy.

Nem sempre uma reação ocorre por completo. Isso ocorre, por exemplo, quando um dos reagentes está em excesso e parte dele não reage. O outro reagente, que é consumido primeiro, é denominado reagente limitante.

Reagente limitante é aquele que limita a quantidade de produto que pode ser produzido na reação. Isso significa que quando o reagente é totalmente consumido, a reação para, mesmo tendo ainda outros reagentes.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Que tal relembrar como calcular o reagente limitante de uma reação? Assista agora o vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan explica sobre como pode ser calculado o reagente limitante de uma reação. Não deixe de conferir!

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Toda reação química sempre ocorre de acordo com a proporção estequiométrica indicada pelos coeficientes da equação, que são a quantidade de matéria (número de mol) de cada espécie química.

Quer relembrar sobre cálculos estequiométricos? Então acesse o nosso blog do Enem e confira um super-resumo preparado pela professora Munique Dias. Não deixe passar essa chance!
https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-revisao/

Vamos ver um exemplo para mandar bem nas provas dos vestibulares e do Enem? Vamos junto!

Há um aparecimento de flashes de luz quando se reage o antimônio (Sb) em pó com o gás cloro (Cℓ2). Essa reação é representada pela seguinte equação:

2 Sb(s) + 3 Cℓ2(g) → 2 SbCℓ3(s)

Observe que a proporção estequiométrica dessa reação é 2 : 3 : 2, isto é, 2 mol de Sb(s) reagem com 3 mol de Cℓ2(g), produzindo 2 mol de SbCℓ3(s). Se quisermos que essa reação produza o dobro, ou seja, 4 mol de SbCℓ3(s), temos que dobrar a quantidade de cada reagente, para que todos continuem na mesma proporção de 2 : 3 : 2.

4 Sb(s) + 6 Cℓ2(g) → 4SbCℓ3(s)

No entanto, num experimento, 2 mol de Sb(s) foram misturados com 5 mol de Cℓ2(g). Observe que nesse caso ficaria fora da proporção estequiométrica. Dessa forma, os 2 mol de Sb(s) reagirão normalmente com 3 mol de Cℓ2(g), sobrando 2 mol de Cℓ2(g). Portanto, o antimônio é considerado o reagente limitante e o cloro, o reagente em excesso dessa reação.

Dica 3 – Confira também no nosso blog do Enem um super-resumo sobre balanceamento químico. Cai nas provas dos vestibulares de todo o Brasil e no próximo Enem. https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-khan-academy/ 

Que tal um desafio agora para você sobre reagente limitante? Vamos lá mostre que sabe tudo sobre esse assunto!

São adicionados 400g de NaOH  a 504g de HNO3. Calcule a massa NaNO3 obtida. (Dados: Massa molar HNO3; 63g/mol; Massa molar NaNO3: 85g/mol)

NaOH + HNO3 ————–> NaNO3 + H2O

Resolução:

*Em primeiro lugar precisamos descobrir quem é o reagente que está  Limitando nossa reação, e o reagente que está em excesso.  Vamos escolher o NaOH para os calculos.

Dado                            Pergunta

400 g NaOH ——–  x g HNO3

40 g NaOH ———   63 g HNO3

x= 630g HNO3

Acabamos de descobrir que se reagissemos 400g de NaOH precisariamos de 630 g de HNO3, porém não temos 630 g de HNO3.  Logo faltaria HNO3 se reagissemos tudo que temos de NaOH. Então concluimos que o NaOH é o reagente em excesso.

* Calculando a quantidade de excesso. 

     Dado              Pergunta

504g HNO3 —– y g NaOH

63g HNO3 —— 40g NaOH                 

  y= 320g NaOH

Excesso NaOH: 400 – 320g = 80 g

Realizando os cálculos para o HNO3 descobrimos que se reagissemos as 504g de HNO3 iriamos precisar de 320g de NaOH, sobrando 80 g de NaOH. Concluindo assim que nosso reagente limitante é o HNO3.

*Calculo da Massa do Produto

Devemos utilizar SEMPRE o reagente Limitante para calcular o produto.

Dado                     Pergunta

504g HNO3 ——-  z g NaNO3

63 g HNO3 ———  85 g NaNO3

  z= 680g NaNO3

 

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .