Isomeria plana e Isomeria espacial: resumo de química

A isomeria plana verifica a diferença entre dois compostos através do estudo de suas fórmulas estruturais plana. Confira tudo agora para gabaritar no Enem e nos vestibulares:

Isomeria é o fenômeno caracterizado pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes e que compõem a mesma fórmula molecular, porém nas fórmulas estruturais elas se diferem.

Isômeros, por sua vez são compostos que sofrem isomeria. A palavra isômero vem do gredo (iso = igual, meros = partes)

Veja agora dois exemplos de substâncias químicas que possuem a mesma fórmula molecular, mas diferem no nome e algumas propriedades:

Substância 1

Fórmula molecular: C2H6O
Nome: etanol
Função: álcool
Ponto de fusão: -115°C
Ponto de ebulição: 78°C
Reatividade: alta
Estado físico a 25°C: líquido

Substância 2

Fórmula molecular: C2H6O
Nome: metóxi-metano
Função: éter
Ponto de fusão: -140°C
Ponto de fusão: -24°C
Reatividade: baixa
Estado físico a 25°C: gás

Isomeria Plana & Isomeria Espacial

Você lembra como pode ser classificada a isomeria? Fique ligado, cai nas provas dos vestibulares e do Enem! Confira no resumo com a professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito.

A isomeria pode ser classificada basicamente em dois tipos:

  • Isomeria plana ou constitucional;
  • Isomeria espacial ou esteroisomeria.

Que tal lembrar de um jeito mais fácil? O blog do Enem preparou para você um esquema dos tipos de isomerias para você nunca mais esquecer!

Isomeria

Isomeria Plana

Na isomeria plana verifica-se a diferença entre dois isômeros (compostos que sofrem isomeria) através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. Temos cinco casos em que essa isomeria ocorre:

Vamos revisar mais sobre isomeria plana e mandar muito bem nas provas dos vestibulares e do Enem? Então acesse o link e assista a videoaula do Curso Enem Gratuito. Vamos lá, a hora é agora!

Isomeria Funcional

Isomeria de função ou funcional: A diferença entre os isômeros está no grupo funcional.

Exemplo: Fórmula molecular C3H6O

Isomeria de função

Veja que a propanona é do grupo das cetonas e o propanal é do grupo dos aldeídos. 

Isomeria de cadeia ou esqueletal: A diferença entre os isômeros está no tipo de cadeia. Por exemplo, um isômero é de cadeia aberta e o outro de cadeia fechada. Exemplo: Fórmula molecular C4H10

Isomeria de Cadeia

Isomeria de Posição

Isomeria de posição ou posicional: A diferença está na posição de uma insaturação, de um grupo funcional, de um heteroátomo ou de um substituinte.

Exemplo: Fórmula molecular C4H6

Isomeria de posição

Metameria

Isomeria de Compensação ou Metameria: É um tipo especial de isomeria de posição,        em que a diferença consiste na posição do heteroátomo.

Exemplo:Fórmula molecular C4H10O

Isomeria de Compensação

Tautomeria

Isomeria Dinâmica ou Tautomeria: É um tipo especial de isomeria de função, em que os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico em solução. Os dois principais tipos de tautomeria são entre uma cetona e um enol (equilíbrio cetoenólico) e entre um aldeído e um enol (equilíbrio aldoenólico).

Exemplo: Fórmula molecular C3H6O

Isomeria Dinâmica

Agora uma dica para você reconhecer de isomeria plana de uma substãncia. Siga o esquema que o blog do Enem preparou para você e não fique mais com dúvidas nas questões de Química sobre isomeria plana! Não eixe de conferir!

Veja Isomeria Espacial e Geométrica

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel