Química no Enem: 5 temas para estudar

A tabela periódica já é de praxe, certo? Mas, não é só isso que você precisa saber para gabaritar a prova de Química no Enem. Vem conhecer os cinco temas mais cobrados nos últimos anos e como estudar cada um deles!

Chegou a hora de falarmos sobre a Química no Enem, afinal essa disciplina envolve uma série de conceitos fundamentais e, como em outras áreas, pode ser desafiador identificar os temas mais importantes para estudar. 

Mas, com base na análise das provas anteriores do Enem, é possível destacar os tópicos mais recorrentes e com maior probabilidade de serem abordados no exame. 

Hoje, vamos apresentar os cinco temas mais cobrados de Química entre os anos de 2009 e 2023, conforme apontado pelo relatório Raio-X do Enem, da Sas Educação. Aproveite a leitura!

Química no Enem: importância da prova

A Química no Enem é uma das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, junto com Biologia e Física. 

A prova não se limita apenas à memorização de fórmulas e reações, mas busca avaliar a capacidade de aplicar conceitos científicos na resolução de problemas do mundo real. Dessa forma, engloba desde questões básicas sobre estrutura atômica e tabela periódica até as mais complexas, como equilíbrio químico, cinética das reações e interações moleculares.

Além disso, também são abordados temas interdisciplinares, relacionados com outras áreas do conhecimento, como Biologia, Física, Geografia e até mesmo Matemática, evidenciando a importância de uma abordagem integrada na compreensão dos fenômenos naturais.

Faça o download das provas do Enem

Se você vai fazer o exame neste ano, é importante se familiarizar com o formato das provas.

Você pode fazer o download das provas de todas as edições, com os gabaritos, para verificar a estrutura, como as questões são apresentadas e como cada conteúdo é abordado no Enem. 

Assim, fica muito mais fácil direcionar os seus estudos! 

Leia também: Como organizar a sua rotina de estudos no Ensino Médio?

5 conteúdos que mais caem em Química no Enem

Confira agora quais foram os cinco temas mais cobrados nas últimas provas de Química no Enem e como estudar cada assunto. 

Físico-Química 

Físico-Química é o ramo da Química que estuda os princípios fundamentais que regem os processos químicos, combinando conceitos da Física e da Química para entender as propriedades da matéria e as transformações que ela sofre.

Para se preparar adequadamente, é preciso dominar uma série de conceitos fundamentais, como:  

Termodinâmica: estudo das transferências de energia, particularmente em relação às transformações de calor e trabalho durante reações químicas. Saber resolver problemas que envolvam cálculos de entalpia de reação, entropia de misturas e variação de energia livre é uma prática essencial.

Cinética Química: aqui, o foco está na velocidade das reações químicas e nos fatores que a influenciam. É preciso entender os conceitos de energia de ativação, teoria das colisões e fatores que afetam a velocidade das reações. 

Equilíbrio Químico: trata das condições em que as taxas de reação direta e inversa se tornam iguais, resultando em uma constante de equilíbrio. Priorize deslocamento de equilíbrio, efeito da temperatura e concentrações iniciais para um bom desempenho.

Eletroquímica: este ramo explora as relações entre reações químicas e eletricidade. Por isso, é preciso entender potencial eletroquímico, células eletroquímicas e eletrólise para resolver problemas que envolvam cálculos de potencial padrão de eletrodo, força eletromotriz e rendimento de eletrólise.

Para uma preparação completa e abrangente, é interessante relacionar esses conceitos com exemplos do cotidiano, como pilhas e baterias, processos industriais e equilíbrios químicos em sistemas naturais.

Química Geral 

A Química Geral é um dos pilares da ciência química, e aborda os princípios essenciais que regem as transformações químicas e as propriedades da matéria. Esse tema é que forma a base para o entendimento de muitos outros conceitos químicos mais avançados. Confira alguns tópicos importantes: 

Estrutura Atômica: conceito central na Química Geral, que envolve a compreensão da organização dos átomos, incluindo prótons, nêutrons e elétrons. Revise modelos atômicos, distribuição eletrônica e propriedades dos elementos com base em sua estrutura atômica. 

Tabela Periódica: a tabela periódica é uma ferramenta fundamental na Química, e organiza os elementos com base em suas propriedades periódicas. Estude raio atômico, energia de ionização e eletronegatividade. Também é fundamental saber interpretar a tabela periódica.

Ligações Químicas: explora como os átomos se combinam para formar moléculas e compostos, incluindo ligações iônicas, covalentes e metálicas. Os estudantes devem compreender os tipos de ligações, estruturas de Lewis e geometria molecular. 

Estequiometria: estude as proporções quantitativas das substâncias em uma reação química e entenda conceitos como estequiometria de reações, cálculos de massa, volume e quantidade de substâncias. 

Química Orgânica 

Química Orgânica é uma área dedicada ao estudo dos compostos que contêm carbono, uma relevante categoria na ciência química. Veja o que estudar:

Estruturas e Nomenclatura: entenda a estrutura do carbono, incluindo cadeias, ramificações, ciclos e grupos funcionais, além da nomenclatura dos compostos orgânicos para identificar suas estruturas.

Reatividade e Síntese: como os compostos orgânicos reagem entre si e com outros compostos, diferentes classes de reações orgânicas, como adição, eliminação, substituição e oxidação-redução..

Grupos Funcionais: são conjuntos de átomos que conferem propriedades específicas aos compostos orgânicos. Os principais grupos funcionais são hidroxilas, cetonas, ésteres e aminas. É preciso entender como eles afetam a reatividade e as propriedades dos compostos.

Meio Ambiente 

O tema Meio Ambiente nas provas de Química no Enem costuma abordar os impactos das atividades humanas no ecossistema e as soluções sustentáveis para enfrentar esses desafios. Por isso, é preciso conhecer alguns conceitos e processos relacionados:

Poluição Atmosférica, Água e Solo: envolve compreender os diferentes tipos de poluição que afetam o ar, a água e o solo, incluindo poluentes como gases de efeito estufa, metais pesados e agrotóxicos.  

Tratamento e Reciclagem de Resíduos: processos de tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, técnicas como compostagem, tratamento de águas residuais e reciclagem de materiais.

Análise de Casos Práticos e Questões Atuais: analisar casos práticos de problemas ambientais e estar atualizado sobre questões ambientais atuais também é essencial para se preparar para o Enem, já que a Química pode oferecer soluções sustentáveis. 

Energia

O tema da Energia na Química no Enem é vasto e abrange uma variedade de conceitos, desde fontes de energia até transformações energéticas em processos químicos. 

Fontes de Energia: estude as fontes de energia convencionais, como petróleo, carvão e gás natural, bem como com fontes de energia renovável, como energia solar, eólica, hidrelétrica e biomassa. 

Transformações Energéticas em Reações Químicas: a energia desempenha um papel fundamental nas reações químicas, influenciando sua velocidade, equilíbrio e rendimento. Por isso, é preciso entender os princípios da termodinâmica que regem as transformações energéticas em reações químicas e saber como calcular e interpretar esses parâmetros.

Eficiência Energética: conceitos como consumo de energia, perdas energéticas e medidas de conservação de energia, além de exemplos de tecnologias e práticas que visam melhorar a eficiência energética em diferentes setores, como transporte, indústria e residências, é fundamental para uma preparação completa para a prova.

Questões Socioambientais Relacionadas ao Uso da Energia: poluição do ar, mudanças climáticas, desmatamento e conflitos geopolíticos sob uma perspectiva química, bem como suas causas e consequências, também se relacionam ao tema da energia.

Agora que você já tem uma base para estudar para a prova de Química no Enem, saiba que pode contar com todos os recursos do Curso Enem Gratuito para a sua preparação. 

O Extensivo Enem Gratuito já está disponível e, junto com ele, acabamos de lançar um novo plano de estudos para quem tem menos tempo para estudar – o Extensivo Correria

E aí, bora fazer a sua inscrição? 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Cai no Enem, Curso Enem Gratuito, Dicas de Estudo, Enem, Ensino Médio
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel