Revisão de Química – Que tal conhecer melhor o Oxigênio?

Que tal saber mais um pouco sobre o elemento químico indispensável à vida? È isso mesmo o Oxigênio. Vamos nessa!

Oxigênio (do grego “oxis”, ácido e “genes”, produtor) é um gás incolor, inodoro e insípido (ou seja, sem cor, sem cheiro e sem gosto), pouco solúvel em água, fazendo-se presente na natureza sob a forma de três isótopos  estáveis: o oxigênio 16 (presente em 99,75% das ocorrências no meio ambiente); o oxigênio 17 (0,37% das ocorrências) e o oxigênio 18 (0,20% das ocorrências). É elemento pouco solúvel em água, e em temperatura ambiente, sua  molécula  é inerte; na presença, porém, de substãncias catalisadoras ou ao receber calor, reage com grande parte dos elementos químicos originando diversos compostos.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

O elemento oxigênio foi descoberto pelo farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele em 1771, porém o seu trabalho não obteve reconhecimento imediato. Muitos atribuem a Joseph Priestley o seu descobrimento, que ocorreu independentemente em 1 de agosto de 1774.  O nome oxigênio foi dado por Lavoisier em 1774 após ter observado que existiam muitos ácidos que continham oxigênio.

oxigênio Enem

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/ .

Vejamos agora as principais características do oxigênio:

Características principais

Nome, símbolo, número

Oxigênio, O, 8

Classe, série química

Não-metal, representativo (Calcogênio)

Grupo, período, bloco

16 (VIA), 2, p

16 (VIA), 2, p

1,429 kg/m3 (273K), (ND)

Aparência e cor

Incolor

Mas para que o Oxigênio é utilizado?

A principal utilização do oxigênio é como oxidante devido a sua elevada eletronegatividade, superada somente pela a do flúor.

A reação instantânea do oxigênio com uma substância é combustão; o fogo é uma reação de oxidação. O oxigênio não é um combustível e sim um comburente; outro comburente importante é o cloro. O oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos foguetes.

Outras aplicações industriais são na soldadura, na fabricação de aço e metanol.

A medicina usa o oxigênio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias. Também é engarrafado para ser respirado em diversas práticas desportivas como, por exemplo, o mergulho, ou em atividades profissionais para acessar a locais de pouca ou nenhuma ventilação, ou em atmosferas contaminadas.

Quando inalado em alta concentração, o oxigênio provoca uma resposta de euforia; assim, no século XIX era utilizado, em mistura com o óxido nitroso, como analgésico. Esta mistura ressurgiu recentemente para evitar a dor em tratamentos dentários.

O Oxigênio existe, também, na forma molecular formada por três átomos de oxigênio, O3, denominada ozônio, cuja presença na atmosfera protege a Terra da incidência de radiação ultravioleta procedente do Sol.

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Densidade. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/revisao-quimica-revisar-densidade/ .

Veja mais sobre o oxigênio acessando o vídeo superinteressante que o blog do Enem separou para você!

O Oxigênio também pode ser perigoso!

O oxigênio pode ser tóxico a elevadas pressões parciais. Alguns compostos de oxigênio como o ozônio, o peróxido de hidrogênio e radicais hidroxila são muito tóxicos. O corpo humano desenvolveu mecanismos de proteção contra estas espécies tóxicas. Por exemplo, a glutación atua como antioxidante, como a bilirrubina que é um produto derivado do metabolismo da hemoglobina.

As atmosferas ricas em oxigênio, em presença de materiais combustíveis, são suscetíveis de provocar incêndios que se propagam com grande rapidez, podendo provocar explosões. Do mesmo modo, pode ocorrer quando existem fontes de oxigênio como cloratos, percloratos, dicromatos e outros. Estes compostos com alto poder oxidante podem, também, provocar queimaduras químicas.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel