Você sabe que tipo de reação química ocorre numa pilha? Você sabe como ela gera corrente elétrica? É conteúdo frequente nos vestibulares e no Enem. Veja aqui com a professora Munique Dias.
PILHAS
Dispositivos capazes de transformar energia química em energia elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução (em que há transferência de elétrons).
Você sabe qual é a diferença entre uma pilha e uma bateria? Que tal relembrar? Cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.
A diferença está no fato de que as pilhas possuem apenas um eletrólito (solução condutora de íons também denominada de ponte salina) e dois eletrodos. Já a bateria é composta de várias pilhas agrupadas em série ou em paralelo. Além disso, as pilhas não são recarregáveis, mas as baterias são.
Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Mas como são formadas as pilhas?
As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito.
- O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons. Tem a finalidade de manter as duas semicelas eletricamente neutras através da migração de íons.
Não se lembra de oxidação e redução? Quer relembrar? Então acesse o nosso blog do Enem e estude através de uma super-revisão preparada pela professora Munique Dias especialmente para você. Não deixe de revisar! https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-khan-academy-2/
Dica 2 – Veja dicas de revisão para o vestibular em 4 semanas! No site http://www.examtime.com.br/revisao-para-o-vestibular/
Para que você entenda melhor o blog do Enem preparou um esquema simplificado de uma pilha. Olhe e entenda como funciona! Cai nas provas dos vestibulares e do Enem.
Quer relembrar ainda mais sobre Pilhas? Assista a vídeoaula totalmente gratuita do Descomplica sobre pilhas, e mande ver nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.
Dica 3 – Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova, colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo que demora para resolver cada questão.
A PILHA DE DANIELL
John Frederic Daniell (1790-1845), químico criador da famosa pilha de Daniell
A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.
Pólos da pilha
Pólo positivo – o de menor potencial de oxidação – Cu.
Pólo negativo – o de maior potencial de oxidação – Zn.
Cátodo e Ânodo
Cátado – placa de menor potencial de oxidação – Cu. Onde ocorre redução.
Ânodo – placa de maior potencial de oxidação – Zn. Onde ocorre oxidação.
Variação de massa nas placas
Placa de maior potencial de oxidação – diminui – Zn.
Placa de menor potencial de oxidação – aumenta – Cu.
Equação global da pilha
Zn(s) + Cu(aq)+2 → Zn(aq)+2 + Cu
A pilha de Daniell é representada pela seguinte notação:
Zn°/Zn2+//Cu2+/Cu°
Ânodo – Ponte Salina ( // ) – Cátodo
A representação ou notação química de uma pilhas é feita obedecendo a seguinte regra:
Assim, para a pilha de Daniell temos:
Zn / Zn2+// Cu2+ / Cu
Quer saber mais sobre a pilha de Daniell? Assista a vídeo aula do prof Iuri Rodrigues e fique fera nesse assunto!
“Determine que algo pode e deve ser feito, e então você achará o caminho para faze-lô”
Abraham Lincoln
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre pilhas foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .
Agora que você já sabe tudo sobre Química, que tal conhecer nossa rede de blogs?
Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.
Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem