Revisão de Química – Saiba tudo sobre as Proteínas

Vamos estudar um pouco mais sobre as proteínas? O blog do Enem preparou um super-resumo para você! Vamos lá! Cai nos vestibulares e também no Enem.

As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica).

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

O termo proteína foi utilizado pela primeira vez em 1838, por um químico holandês chamado Gerardus Johannes Mulder. E com o passar do tempo os interesses pelas proteínas só cresciam e os estudos estavam se tornando cada vez mais detalhistas. Descobriram a presença dos aminoácidos e de 1900 pra cá já foram identificados 20 aminoácidos.

Gerardus Johannes Mulder

Gerardus Johannes Mulder

Você lembra como são formadas as proteínas? Vamos relembrar?

As proteínas são formadas a partir da união de muitos aminoácidos. Os aminoácidos se unem através de uma ligação química chamada ligação peptídica, que resulta da ligação de um ácido carboxílico de um dos aminoácidos e o grupo amina do outro aminoácido, liberando nesse processo uma molécula de água.  Veja abaixo o mecanismo de formação das proteínas através da ligação de aminoácidos.

Proteínas

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/

Existem 20 aminoácidos que são encontrados nas proteínas, abaixo temos alguns deles:

Cadeia aminoácidos

Entretanto, apenas nove aminoácidos presentes nas proteínas são considerados essenciais para nós, porque o nosso organismo não os sintetiza e é preciso então adquiri-los por meio da alimentação.

Reveja mais sobre as proteínas assistindo ao vídeo do Santiago Gil que o blog do Enem separou para você.

Vamos lá! Estude com a gente.

O tamanho das moléculas de proteínas varia muito, de acordo com seu tipo e função. Existem proteínas com uma única cadeia polipeptídica, enquanto existem outras com duas ou mais cadeias, chamadas de proteínas com multissubunidades, como é o caso da molécula de hemoglobina  humana. Essas proteínas podem ter subunidades idênticas (2 ou mais iguais) e recebem o nome de proteína oligomérica. Cada subunidade é chamada de protômero.

Química Enem

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Algumas proteínas, porém, podem ser formadas por grupos diferentes de aminoácidos. As proteínas que possuem apenas aminoácidos em sua fórmula são chamadas de proteínas simples. As proteínas que contêm outros elementos químicos são chamadas de proteínas conjugadas.

A região da proteína onde está esse elemento é chamada de grupo prostético. É o tipo de grupo prostético que classifica cada grupo de proteínas, por exemplo: proteínas que contêm lipídios são chamadas de lipoproteínas, proteínas que contêm açúcares são chamadas de glicoproteínas, etc.

Saiba mais sobre a composição das proteínas assistindo a videoaula do Descomplica. Se liga! Cai nos vestibulares  de todo o brasil e também no Enem.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .