Redação Enem & Encceja – Ganhe pontos com o uso correto dos ‘Porquês’

Sem essa de perder pontos na redação com erros primários. Veja como colocar de maneira correta os Quatro Tipos de "Porquês" dentro do seu texto dissertativo-argumentativo. Aula gratuita. Vem!

Tudo bem que a língua portuguesa é rica, mas precisava ter tanta variação de por quê, por que, porque e porquê? É o porquê junto com acento, é porque junto e sem acento, o é por que ou o por quê que é separado no inicio ou no final de frase?

Pode até parecer frescura, mas já que o que está em jogo é o seu desempenho na Redação Enem, vamos tratar de revisar esse conteúdo.  As melhores gramáticas do país trazem os usos corretos do porquê de forma clara e objetiva para você impressionar bem na Redação do Enem ou do Encceja. São quatro dicas básicas para você recordar que existem quatro maneiras de se escrever os ‘porquês’:

  1. porquê;
  2. porque;
  3. por que; e,
  4. por quê.

 

Os Quatro Porquês da Língua Portuguesa:

01) Porquê:

Este “Porquê” é um substantivo, e somente o utilizamos quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)…) ou numeral (um, dois, três, quatro). Como é substantivo, pode ser pluralizável: os porquês.

  • Exemplos:
  • Ninguém entende o porquê de tanta confusão. Este ‘porquê’ é um substantivo.
  • Eu quero que você me diga o porquê de tudo isto.
  • O porquê da sua demissão não foi esclarecido até agora.

 

02) Por quê:

Esse é utilizado sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela.

  • Como nos exemplos:
  • a) Ela não me ligou e nem disse por quê.
  • b) Você está rindo de quê?
  • c) Você veio aqui para quê?

 

03) Por que:

Usa-se por que quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, pode-se substituí-lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

  • Confira:
  • a) Por que não me disse a verdade? = por qual razão.
  • b) Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão.
  • c) As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais.
  • d) Ester é a mulher por que vivo. = pela qual.

 

04) Porque:

É uma conjunção subordinativa causal, conjunção subordinativa final ou conjunção coordenativa explicativa, portanto ligará duas orações, indicando causa, explicação ou finalidade.

  • Para facilitar, pode-se substituí-lo por já que (causal), pois (explicativa) ou a fim de que (final). Como nos exemplos:
  • 1 – Não saí de casa, porque estava doente. = já que.
  • 2 – Não corra, porque o piso está escorregadio. = pois.
  • 3 – Estudem, porque aprendam. = a fim de que.
Fonte das dicas: Site Gramática On-line, do professor Dílson Catarino.

 

Por que x Por quê: O macete é o seguinte:

Sempre que estiver junto a um ponto, tem acento. Há mais um detalhe importante: ambos (com ou sem acento) podem ser usados em perguntas ou em respostas. Observe:

  • Ele estava triste por quê?
  • Ele estava triste sem saber por quê.
  • Observe a substituição:
  • Ele estava triste por qual razão?
  • Ele estava triste sem saber por qual razão.

 

O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, ou seja, ele introduz uma causa de um fato ou a explicação para um fato. O macete é substituí-lo por “pois”.

  • Não fez a lição porque não a entendeu. – introduz a causa de não ter feito a lição.
  • Venha aqui, porque preciso falar com você. – introduz a explicação para o chamado.

 

  • Veja a substituição:
  • Não fez a lição pois não a entendeu.
  • Venha aqui, pois preciso falar com você.

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Redação Enem

Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066.

Amanda Nascimento - Blog do Enem