Faltam:
para o ENEM

Redação Enem – Ganhe pontos com o emprego correto dos ‘Porquês’

Aula grátis e dicas do Blog do Enem para você utilizar corretamente os diferentes ‘Porquês’ da nossa língua e marcar pontos preciosos na Redação Enem.

Tudo bem que a língua portuguesa é rica, mas precisava ter tanta variação de por quê, por que, porque e porquê? É o porquê junto com acento, é porque junto e sem acento, o é por que ou o por quê que é separado no inicio ou no final de frase? Pode até parecer frescura, mas já que o que está em jogo é o seu desempenho na Redação Enem, vamos tratar de revisar esse conteúdo.

Separamos um vídeo bem explicativo e que vai ajudar você a dominar a utilização dos diferentes ‘Porquês’. É uma aula da professora Letícia, do site www.cursoonlinegratuito.org:

O site Gramática On-line, do professor Dílson Catarino, traz os usos do porquê de forma clara e objetiva. Primeiro vamos recordar que existem quatro maneiras de se escrever os ‘porquês’: porquê, porque, por que e por quê. Quantos porquês existem na Língua Portuguesa? Existem quatro ‘porquês’:

01) Porquê: como é um substantivo, por utilizamos somente quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)…) ou numeral (um, dois, três, quatro). Como é substantivo, pode ser pluralizável: os porquês. Exemplos: Ninguém entende o porquê de tanta confusão. Este ‘porquê’ é um substantivo.

02) Por quê: Esse é utilizado sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela. Como nos exemplos: Ela não me ligou e nem disse por quê. Você está rindo de quê? Você veio aqui para quê?

03) Por que: Usa-se por que quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, pode-se substituí-lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual. Confira: Por que não me disse a verdade? = por qual razão.  Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão. As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais. Ester é a mulher por que vivo. = pela qual.

04) Porque: É uma conjunção subordinativa causal, conjunção subordinativa final ou conjunção coordenativa explicativa, portanto ligará duas orações, indicando causa, explicação ou finalidade. Para facilitar, pode-se substituí-lo por já que (causal), pois (explicativa) ou a fim de que (final). Como nos exemplos: Não saí de casa, porque estava doente. = já que. Não corra, porque o piso está escorregadio. = pois. Estudem, porque aprendam. = a fim de que.

Dica 1 – Veja também uma super explicação do professor Sérgio Nogueira no portal G1 sobre o uso correto dos ‘porquês’: http://g1.globo.com/platb/portugues/2013/01/23/entenda-a-maneira-correta-de-cada-uma-das-formas-dos-porques/

Viu? Não é tão difícil assim entender os ‘porquês’ da nossa língua. Fique atento e capriche para tirar nota máxima na Redação Enem. Veja as dicas do Blog do Enem:

Dica 2: Redação Enem – Tire dúvidas sobre Regência verbal com aula grátis – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-regencia-verbal/
Dica 3: Gramática Enem – Aulas grátis e apostilas sobre Tipos de Sujeito – https://blogdoenem.com.br/gramatica-enem-aulas-gratis-apostilas/
Dica 4: Redação do Enem 2013 – Dicas e aulas gratuitas para uma super nota – https://blogdoenem.com.br/redacao-do-enem-2013-dicas/

Redação Enem

Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066.

Amanda Nascimento - Blog do Enem

Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.

Confira o Simulado 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre Redação Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem