Veja as dicas do professor Wilson Rochenbach e da professora Mercedes, do Curso Enem Gratuito, para você mandar bem no uso dos Pronomes Relativos na Redação do Enem
Na redação, o uso dos pronomes relativos e a regência são itens avaliados na correção. É imprescindível usar a preposição com pronomes relativos quando ela for exigida pela sintaxe da frase.
Não se esqueça de que você deve usar o padrão culto da língua no seu texto. Você sabe usar os pronomes relativos da forma que a norma culta determina?
Uso dos Pronomes Relativos
Nós normalmente usamos o ‘que’ para a maioria das situações. No nosso dia a dia, o uso despreocupado da língua é marca da oralidade, ou seja, marca da linguagem falada, como se pode observar nos exemplos a seguir:
- “O problema que a solução não foi encontrada vai nos dar dor de cabeça.” ou ainda,
- “O assunto que falávamos só interessa a nós.”
Isso significa que, no uso coloquial da língua, essas construções não comprometem o seu desempenho linguístico, no entanto na sua redação vai haver um bom desconto. As frases acima estão em desacordo com o padrão culto, o qual determina o uso do pronome relativo cujo na primeira e uma preposição antes do pronome relativo na segunda.
Vejamos, então, como ficam as frases acima, para que estejam de acordo com a norma culta, a conhecida “tia Norminha”, que estabelece o padrão cobrado para o uso dos pronomes relativos na correção das redações do Enem:
- “O problema cuja solução não foi encontrada vai nos dar dor de cabeça.”
- “O assunto sobre o qual falávamos só interessa a nós.”
Veja as frases com Pronomes
- Na primeira frase, usou-se o pronome relativo cujo, uma vez que há relação de posse entre o problema e a solução, e somente o cujo pode estabelecer esta relação.
- Na segunda, poderíamos usar a respeito do qual ou de que, pois quem fala, fala de, sobre, acerca de.
Relembre o conteúdo sobre o uso dos pronomes relativos com a videoaula do Curso Enem Gratuito:
Muito boa esta aula da professora Mercedes. E têm mais dicas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.
Os Pronomes Relativos:
- Os pronomes relativos que aceitam flexão de gênero ou número são classificados como variáveis. Os que não aceitam, são os invariáveis.
- Pronomes Invariáveis: que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto.
- Pronomes Variáveis: cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Fonte
Dica do Blog – Veja 10 perguntas e respostas para você tirar as dúvidas em direção a uma redação nota dez no Enem e nos vestibulares: https://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/
Viu como não é difícil? Você deve prestar atenção ao emprego desse pronome. Ele é um elemento coesivo importantíssimo no seu texto. Certamente, agora sua redação obterá nota máxima.
Dica 2 – Veja o que você NÃO deve fazer numa redação. Evite perder pontos preciosos: https://blogdoenem.com.br/redacao-10-dicas-voce-nao-redacao/
Aula Gratuita de Redação Enem
Agora, para você ver também como elaborar a redação do Enem, veja uma aula do Curso Enem Gratuito com as dicas básicas do texto dissertativo-argumentativo. É co a professora Dani. Um show. Confira:
Dica 3 – Já escolheu a carreira que você pretende seguir? Veja aqui os 10 cursos mais procurados pelos candidatos no Sisu: https://blogdoenem.com.br/10-cursos-mais-procurados-sisu/