Resultado da isenção do Enem 2024: como saber se você foi beneficiado

O resultado dos pedidos de isenção do Enem 2024 sai ainda hoje. Veja como verificar se você está entre os estudantes beneficiados com a gratuidade do exame!

Assim como o edital, o resultado dos pedidos de isenção do Enem 2024 e das justificativas de ausência deve ser liberado pelo Inep na Página do Participante ainda nesta segunda-feira, dia 13 de maio. Os candidatos beneficiados ficam liberados do pagamento da taxa de inscrição para fazer o exame.

Continue a leitura para saber como verificar se você está entre os candidatos contemplados com o benefício. 

Cronograma Enem 2024

Confira o calendário completo do Enem 2024, conforme o Edital publicado nesta segunda, dia 13 de maio:

  • Prazo para justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024: 15 a 26 de abril
  • Resultado dos pedidos: 13 de maio
  • Recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024: 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio
  • Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
  • Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
  • Resultado do recurso: 27/6/2024
  • Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025

Leia também: Cronograma de estudos para o Enem: dicas para você se organizar

Como acessar o resultado do pedido de isenção do Enem 2024?

Para conferir se você está na lista dos contemplados com o benefício de isenção do Enem 2024, basta acessar a Página do Participante e digitar os dados de login.

Se você fez o pedido, mas não obteve o benefício, ainda cabem recursos, que devem ser enviados até o dia 17 de maio. 

Para isso, é preciso anexar documentos que comprovem o direito à isenção. Os novos resultados saem no dia 24 de maio.

Como pedir recurso da isenção do Enem 2024

Se a sua justificativa de ausência ou solicitação de isenção foram reprovadas, você pode pedir recurso pela Página do Participante até às 23h59 do dia 17 de maio, no horário de Brasília-DF.

O recurso é feito da seguinte forma: 

  • Faça login na Página do Participante.
  • Acesse a aba “Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição”.
  • Encontre a pergunta “Gostaria de enviar o recurso?”.
  • Clique em “Sim”.
  • Siga as demais instruções para completar o processo.

Tanto para a solicitação de recurso da justificativa de ausência no Enem 2022 quanto para a isenção do Enem 2024 é necessário enviar uma nova documentação. 

Os dados comprobatórios variam de acordo com a opção escolhida. São aceitos apenas documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. 

O resultado do recurso poderá ser consultado a partir do dia 24 de maio. 

Veja ainda: Enem e Encceja terão novidades na identificação dos participantes

Quem pode pedir recurso para a isenção do Enem 2024?

A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:

Além disso, o edital prevê que os participantes beneficiados com a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e que não puderam comparecer aos dois dias de prova, podem justificar sua ausência se tiverem a intenção de solicitar novamente a gratuidade do exame em 2024.

Para isso, é obrigatório enviar a documentação que comprove o motivo da sua ausência, com data e assinatura, sem ser autodeclaratórios ou emitidos pelos seus pais ou responsáveis. 

Os motivos aceitos pelo Inep, assim como a documentação correspondente, para justificar sua ausência no exame incluem: 

  • Assalto/furto – Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do assalto/furto ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF) em um dos dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas.
  • Acidente de trânsito – Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do acidente de trânsito ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF) em um dos dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas.
  • Casamento/união estável – Certidão de Casamento ou Contrato de União Estável legível ocorrido entre os dias 5 e 12 de novembro de 2023 ou 12 e 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas, com nome completo do participante.
  • Morte na família – Certidão de Óbito ocorrido entre os dias 5 e 12 de novembro de 2023 ou 12 e 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas, do cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
  • Maternidade – Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple os dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas, em que conste o nome completo da participante.
  • Paternidade – Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple os dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas, em que conste o nome completo do participante.
  • Acompanhamento de familiar – Documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de familiar (cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado) deslocado para outra cidade, entre o dia 17 de junho 2023 até o dia 13 de dezembro de 2023, com documentação que comprove o parentesco.
  • Privação de liberdade – Mandado de prisão ou documento congênere que ateste privação de liberdade nos dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas, contendo nome completo do participante, identificação e assinatura do responsável pelo órgão competente.
  • Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico – Atestado Médico ou Odontológico legível, com o nome completo do participante especificando a necessidade da internação/repouso ou CID que contemple os dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas. O documento deve conter o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou Registro do Ministério da Saúde (RMS) ou do Conselho Regional de Odontologia (CRO) ou do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ou ainda do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e a assinatura do médico ou do odontólogo ou do responsável. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar, contendo o nome completo do participante.
  • Trabalho – Declaração de exercício de atividade profissional que contemple os dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas, com número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação da empresa e assinatura do empregador responsável pela declaração.
  • Deslocamento a trabalho – Declaração de exercício de atividade profissional assinada, contendo justificativa do deslocamento, que contemple os dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas, com número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação da empresa e assinatura do empregador responsável pela declaração.
  • Intercâmbio acadêmico – Documento assinado, em língua portuguesa, da Instituição de Ensino Internacional que comprove intercâmbio, contendo identificação da Instituição de Ensino, nome completo do participante e o período do curso, que contemple os dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas.
  • Atividade curricular – Declaração ou documento assinado que comprove a participação do estudante em atividade curricular, no Brasil ou no exterior, que contemple os dias 5 ou 12 de novembro de 2023 ou 12 ou 13 de dezembro de 2023 para os participantes da reaplicação das provas.

Conseguir a isenção não garante a inscrição!

Lembre-se disso: conseguir o benefício da isenção do Enem 2024 significa apenas que você não precisará pagar a taxa para participar do exame. 

Para garantir a sua participação nas provas, é obrigatório fazer a sua inscrição, no período de 27 de maio a 6 de junho, na Página do Participante.  

Consegui a isenção, o que fazer agora?

Se você é um dos estudantes contemplados com o benefício da gratuidade, aproveite também a oportunidade de se preparar para o exame sem precisar pagar nada!

É isso mesmo! O Curso Enem Gratuito oferece todos os recursos que você precisa para garantir uma excelente nota no Enem, sem nenhum custo. 

A plataforma traz diferentes planos de estudo, com duração e cronograma de aulas diferentes, que com certeza vão se adaptar à sua preferência e disponibilidade. Confira as possibilidades:

Se você tem mais tempo para estudar, a melhor opção é o Extensivo Enem Gratuito, que teve início em fevereiro e vai te acompanhar até outubro, com seis aulas diárias, conteúdos completos e cronograma abrangente. 

O Extensivo Correria é uma novidade, que começou no mês de março e também vai até outubro. A diferença é que o cronograma traz apenas três aulas por dia, ou seja, é mais apropriado para quem quer se preparar durante o ano todo, mas tem uma rotina mais puxada e menos tempo sobrando para estudar.

Se você deseja começar a sua preparação no meio do ano, a dica é aproveitar o Semiextensivo, com início em junho e seis aulas diárias. 

Já quem prefere um ritmo de estudos mais rápido, pode escolher o Intensivo Enem Gratuito, com 12 semanas de aulas e foco nos 10 conteúdos mais cobrados no exame. 

Os três planos têm aulas de todas as disciplinas, inclusive de redação. Cada conteúdo é trabalhado em formatos diferentes para facilitar o seu aprendizado: com resumos, videoaulas, simulados e e-books. 

Viu só? Independente de como seja o seu dia a dia, o Curso Enem Gratuito está com você para aumentar a chance de se sair muito bem nas provas. 

Escolha seu plano e inscreva-se

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Educação, Enem, Ensino Médio
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Enccejagapixel

Enccejagapixel