Gerúndio no Idioma Espanhol – Resumo Enem

Aprenda neste post como e quando usar o Gerúndio em Espanhol. Confira dicas sobre esse tempo verbal para você se dar bem no Enem e nos vestibulares!

O gerúndio no Idioma Espanhol é um modo gramatical que demonstra uma ação que está acontecendo. Porém, não está definido nem pelo tempo, nem pelo modo, nem pelo número ou pela pessoa.

É, juntamente com o particípio e o infinitivo, uma das formas verbais não pessoais do verbo. O gerúndio deve cumprir três condições para que seu uso seja correto. São elas:

  • 1 – funcionar como advérbio ou como verbo;
  • 2 – que expresse ação simultânea ou anterior à do verbo principal;
  • 3 – que o sujeito do gerúndio seja o mesmo que o do verbo principal.
Gerúndio no Idioma Espanhol
Verbos no gerúndio. Fonte: https://www.poemas-del-alma.com/blog/especiales/tipos-gerundio-segun-funcion

 

O gerúndio no Idioma Espanhol

Quando se trata de um verbo regular, a formação do gerúndio se dá acrescentando as seguintes terminações aos verbos:

– 1ª Conjugação (verbos terminados em –AR) – acrescenta-se ando. Exemplos: estudiar > estudiando, amar > amando, hablar > hablando.

– 2ª Conjugação (verbos terminados em –ER) – acrescenta-se iendo. Exemplos: beber > bebiendo; comer > comiendo; hacer > haciendo.

– 3ª Conjugação (verbos terminados em –IR) – acrescenta-se iendo. Exemplos: vivir > viviendo; salir > saliendo (sair); escribir > escribiendo.

Quando a raíz do verbo termina em vogal, a desinência de gerúndio deve ser escrita com Y > YENDO. Exemplos: huir > huyendo (fugir); leer > leyendo.

Existem também os verbos irregulares.

Observe como eles se comportam no gerúndio: pedir > pidiendo; morir > muriendo; seguir > siguiendo; conseguir > consiguiendo; ir > yendo; perseguir > persiguiendo; teñir > tiñendo (tingir); venir > viniendo (vir); poder > pudiendo; dormir > durmiendo; decir > diciendo; mentir > mintiendo; reír > riendo (rir); entre outros.Exemplos de uso de gerúndioExemplos de uso de gerúndio. Fonte: https://www.pinterest.se/pin/539024649124245395/

Usos do gerúndio no Idioma Espanhol

– Tempos progressivos – os tempos progressivos sempre usam uma forma do verbo estar + gerúndio. Se usa para dar uma ênfase extra à ideia de que algo está acontecendo neste momento. Exemplo: ¿De qué estás hablando?;

– Ações simultâneas – se usa um verbo conjugado + gerúndio para indicar duas ações que ocorrem ao mesmo tempo.

Exemplo: El ladrón salió corriendo;

– Fundo para outra ação – é possível usar o gerúndio para criar um fundo para outro ação. Exemplo: Siendo español, no habla inglés.

Fique agora com o vídeo do canal de Youtube “Ele Plus” que trata do tema gerúndio

Por fim, resolva a estas questões sobre o tema:

1- (PUC-RS) El verbo que tiene la misma terminación de “leer” en la forma de gerundio es:

a) prever
b) diluir
c) ceder
d) abolir
e) aturdir

2 – (UEA AM/2017) No trecho “la mayoría de quienes estén leyendo este artículo”, a expressão em destaque indica a ideia de que a ação:

a) está sendo iniciada.
b) está em andamento.
c) está finalizada.
d) será realizada futuramente.
e) se realiza com frequência.

GABARITO

1. B
2. B

Dica extra:

Pronomes Reflexivos no Espanhol

Confira com a professora Márcia Canto Teixeira, do canal do Curso Enem Gratuito.

Os pronomes reflexivos são pronomes pessoais que complementam os verbos reflexivos, e concordam com o sujeito da oração em pessoa e número.

Eles acrescentam certo significado aos verbos e sempre fazem referência ao sujeito, indicando que a ação que o sujeito executa recai ao mesmo tempo sobre ele.

 – Para entender melhor este tema, vamos a alguns esclarecimentos. Em primeiro lugar, é preciso entender que verbo reflexivo é um verbo pronominal, ou seja, ele precisa do pronome para fazer sentido. Além disso, é ele quem realiza e recebe a ação na oração. Verbos como peinarse (pentear-se), enamorarse (apaixonar-se) são exemplos de reflexivos.

 – Outro detalhe importante é que nem sempre o pronome virá anexo ao verbo. Vamos conhecer os pronomes reflexivos e em seguida como funciona a colocação pronominal.

– A seguir, confira quais são os pronomes reflexivos:

  • Yo – ME
  • Tú – TE
  • Él / Ella / Usted – SE
  • Nosotros (as) – NOS
  • Vosotros (as) – OS
  • Ellos / Ellas / Ustedes – SE

 Os pronomes reflexivos têm duas maneiras de se colocar na oração: antes do verbo (o que chamamos em português de próclise), ou depois e anexo ao verbo (a ênclise do português).

 – As situações nas quais os pronomes reflexivos aparecem após o verbo ocorrem quando os verbos estão no INFINITIVO (Tengo que peinarme el pelo.), GERÚNDIO (Juan está duchándose ahora.) e IMPERATIVO (¡Arréglate!).

 ATENÇÃO!

Em espanhol o hífen não é utilizado para separar o pronome do verbo, eles ficam assim mesmo, anexos ao verbo. Os verbos no infinitivo e no gerúndio, admitem a presença do pronome antes ou depois (Voy a peiname. / Me voy a peinar.), já o imperativo recebe o pronome apenas depois do verbo.

  • – Nos demais casos de conjugação verbal, o pronome reflexivo aparece antes do verbo. Observe alguns exemplos nas mais variadas pessoas:
  • – Me miro en el espejo. (Eu me olho no espelho.)
  • – Mi madre se sorprenderá de lo guapo que estoy. (Minha mãe se surpreenderá de tão bonito que estou.)
  • – Ellos se mojaron cuando llovía. (Eles se molharam quando chovia.)

 

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito.

Os textos e exemplos acima sobre o Gerúndio no Espanhol foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

 

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Linguagens
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel