Cai direto no Enem e nos vestibulares. Veja agora como era o duro cotidiano nas fábricas. Mulheres e crianças trabalhavam em longas jornadas. Confira a relação e as formas de trabalho no início da Revolução Industrial. É tema clássico de História. Vem!
A Revolução Industrial (meados do século XVIII) mudou completamente o modo de produção de mercadorias, a forma de organização a força de trabalho, a relação entre capital e trabalho, e marca na história o domínio do homem sobre novas formas de energia aplicadas à produção industrial. Nesta aula vamos nos focar nas condições de trabalho na Revolução Industrial.
Surgimento do operariado
Inicialmente a máquina a vapor foi a tônica de fonte de energia para mover as máquinas. Depois o processo se intensificou com o domínio da eletricidade e dos motores a combustão interna movidos a derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel.
A partir da intensificação dos processos fabris a Revolução Industrial contribuiu para a consolidação do que entendemos como o capitalismo moderno. Formaram-se ali de maneira clara dois novos grupos sociais: a burguesia industrial e o operariado.
A burguesia industrial é a classe dos proprietários dos meios de produção, também denomindos capitalistas. Dos donos das matérias-primas, das fábricas, das máquinas, dos bancos, das terras e de outros bens. Ela se apropria dos lucros gerados pelo aumento da produtividade proporcionado pelas novas máquinas.
O operariado ou proletariado é o trabalhador operário que surgiu com a Revolução Industrial e que em troca da sua força de trabalho recebe um salário para sobreviver.
Dica 1 – Quer saber onde e por que começou a Revolução Industrial? Então, acesse esta aula sobre A Origem da Revolução Industrial, e tire todas as suas dúvidas: Dica 2 – Quer entender como era o trabalho do operário na fábrica? Então não deixe de assistir ao filme Tempos modernos, 1936, de Charles Chaplin. Neste filme Chaplin critica a alienação do trabalhador. De maneira bem-humorada mostra que operário havia perdido o controle sobre o seu trabalho e a máquina passou a ditar o ritmo e o modo de trabalho.
Introdução à Revolução Industrial
Quer ter uma aula com um panorama geral sobre a Revolução Industrial? Então, assista à esta videoaula do prof. Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito:
As condições de trabalho na Revolução Industrial
- O salário paga apenas uma parte do seu tempo de trabalho, o restante é apropriado pelo capitalista.
- Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
- Muitos trabalhadores adquiriram doenças respiratórias por causa do ar poluído que vinha das máquinas.
- Os movimentos repetitivos dos braços desgastavam as articulações do corpo e causavam intensas dores.
- Alguns operários sofriam graves acidentes de trabalho e ficavam incapacitados para o resto da vida.
- Os patrões incentivavam o trabalho infantil, pois as crianças recebiam salários mais baixos e eram mais obedientes (o trabalho de crianças a partir de seis anos era comum nas fábricas inglesas).
- Mulheres e crianças recebiam um terço do salário de um homem.
Mulheres e crianças trabalhando em uma fábrica de tecidos. Veja nesta Gravura de 1835. Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania 8º. ano. ed. reformulada. São Paulo: FTD, 2012. p. 74.
Disciplina e castigos físicos
Os operários eram tratados com violência pelos chefes ou capatazes, sendo muitas vezes punidos com castigos físicos. A disciplina exigida nas fábricas era garantida pela vigilância de supervisores. Os patrões também instituíram prêmios para os operários mais disciplinados e multas para os descumpridores de horários e de outras normas.
Veja abaixo ilustração que mostra crianças trabalhando em mina de carvão no condado de Cheshire, Lancashire, Inglaterra, 1842. Fonte: EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: História 8º. ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 85.
Esta disciplina rígida foi possível através do uso dos relógios mecânicos. Os operários eram impedidos de entrar com relógios nas fábricas. Apenas o supervisor poderia avisar a hora de terminar o trabalho. Assim, o horário de entrada e de saída, o horário de almoço e o tempo gasto para realizar as tarefas produtivas eram controlados pelo relógio.
Paródia sobre a Revolução Industrial
Veja agora com o professor Felipe um resumo bem divertido sobre a Revolução Industrial.
Mandou muito bem o professor, compositor e cantor Felipe Oliveira. Agora, é com você pra gabaritar nas questões sobre a Revolução Industrial.
Simulado Enem sobre a Revolução Industrial:
Veja aqui uma bateria com 1o questões online para você testar seus conhecimentos sobre a Revolução Industrial. O tempo para você responder é o mesmo das provas do Enem: três minutos em cada questão. Acesse aqui o Simulado Enem Revolução Industrial:
Dica 3 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/
Plano de Estudos de História para o Enem
Confira os temas que mais caem nas questões de História do Exame Nacional do Ensino Medio. O professor Pérsio Santiago, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, pesquisou todas as provas do Enem e fez um esquema básico mostrando os temas que mais caem para você organizar a sua revisão.
Confira o Plano de Estudos de História.Os 10 Temas de História que mais caem no Enem
Exercícios sobre as condições de trabalho na Revolução Industrial
Agora chegou a sua vez! Teste seu conhecimento sobre as condições de trabalho na Revolução Industrial respondendo a estas duas questões de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.
1. (PUCCAMP) A Revolução Industrial trouxe como resultado social
a) ( ) uma melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de trabalho.
b) ( ) a garantia de emprego a todos os assalariados.
c) ( ) a constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho.
d) ( ) uma camada social assalariada, tendo como suporte às suas necessidades, uma forte legislação sindical.
e) ( ) uma melhoria nas condições de habitação e criação de saneamento básico nas cidades.
Resposta: a resposta correta é a letra “c”.
2. (PUCCAMP) “O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas.”
Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que
a) ( ) os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
b) ( ) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
c) ( ) os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.
d) ( ) as fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
e) ( ) os industriais criaram leis que protegiam os trabalhadores que cumpriam corretamente o horário de trabalho.
Resposta: a resposta correta é a letra “b”.