Sisu 2016: Medicina apertou. Nota de corte vai a 889,97

Fique ligado. As mudanças de opção de Curso e as inscrições do Sisu 2016 terminam nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, a segunda rodada das Notas de Corte Sisu 2016. Medicina apertou geral.

As notas de corte estão apertando em todas as áreas. Mas, sempre há uma possibilidade para você tentar encaixar os seus pontos na mesma instituição ou até buscando outros cursos.

Medicina apertou geral

A maior de todas as notas de corte está no curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia, com 889,97 pontos pelo Enem 2015. Nas disputas mais puxadas os limites de até onde costumam chegar as notas de corte do Sisu estão nesta Pirâmide de Notas de Corte:

Pirâmide das notas de corte

O curso de Medicina apertou muito, e lidera a maior nota de corte do Sisu 2016 na maioria das instituições. Para entrar neste curso de graduação na UFRJ a Nota de Corte por Ampla Concorrência chegou a 824,53 pontos no segundo dia. Em Arapiraca, na Universidade Federal de Alagoas, nota de corte de 810,68 pontos. Mas, há chances ‘mais fáceis’ de entrar, como na Universidade Federal do Acre, com 763,36 pontos pelo Enem.

Nas políticas de Cotas sociais ou raciais as notas estão menores. Em Arapiraca era possível entrar no segundo dia com 711,28 pontos. Em Jequié, no interior da Bahia, com 726,50 pontos pelo Enem na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Confira aqui e saiba que nota você precisa ter feito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir a vaga no curso e na instituição dos sonhos.

Fique atento para não perder o prazo das inscrições do Sisu que termina nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro. As inscrições são feitas no site: http://sisualuno.mec.gov.br/. Para participar da seleção, o candidato precisa ter feito o Enem 2015 e ter um obtido uma nota que não seja zero na redação.

Para efetuar a inscrição do Sisu é necessário utilizar o número da inscrição e senha cadastrados no Enem. O Sisu é o sistema informatizado do MEC e, é através dele que são ofertadas vagas de instituições públicas de ensino superior.

Saiba como funciona a nota de corte

A nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) é calculada pelo Sisu diariamente para todos os cursos, de acordo com a modalidade de concorrência, o número de inscritos no curso e o número de vagas disponíveis.

O MEC alerta: “a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição”.

Vagas do Sisu

No total são 228.071 vagas ofertadas no Sisu em 2016. As vagas são para 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Saiba mais sobre o Sistema de Seleção Unificada neste post feito pelo Blog do Enem.

Martha Ramos
Post sobre Medicina apertou geral. Eescrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel