Surdos conquistam na Justiça intérpretes em Universidades Federais

O direito de acessibilidade inclui o acesso ao conhecimento e à formação universitária. Decisão vale para Federal de São João Del Rei, Instituto Federal Sudeste, e para o INEP.

Um audiência de conciliação na 2ª Vara da Justiça Federal na cidade mineira de Juiz de Fora abre caminho para que candidatos e alunos surdos estudem com todos os direitos de acesso à aprendizagem em universidades e institutos federais.  Um grupo de alunos surdos ingressou na Justiça em 2011 solicitando que desde as provas do Enem ou de vestibulares em universidades públicas fosse traduzida também para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRA).

O processo foi criado por um ação civil que resultou na atual audiência de conciliação com resultado favorável aos surdos. Os autores da ação foram os estudantes Mirela de Oliveira e Gabriel Ribeiro.

Em muitas universidades públicas e particulares existem já setores inteiros dedicados ao atendimento de alunos cegos, surdos ou mudos, com diferentes graus de necessidade. Estes núcleos de acessibilidade produzem a conversão do material didático às mídias às quais os alunos podem ter acesso.

Dica 1 – Conheça a Fundação Dorina Nowill, um instituto sem fins lucrativos que revolucionou o atendimento a brasileiros cegos, criando programas de amplo acesso a livros e revistas com adaptação para cegos utilizarem: www.fundacaodorina.org.br

Nas universidades que criaram núcleos de acessibilidade os textos escritos podem ser passados para a linguagem Braille, para alunos cegos, ou também serem convertidos tem áudio, para que os alunos cegos possam escutar as aulas. Para alunos com visão subnormal os textos podem ser impressos em letras maiores, facilitando a leitura. Alunos cegos e surdos dispõem de ‘ledores’ habilitados nas diferentes linguagens para os dias de prova.

Dica 2 – A Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) tem um setor completo para atendimento aos alunos Cegos, Surdos ou Mudos que pretendem estudar em cursos de graduação a distância. Veja aqui: www.virtual.unisul.br

Os termos do acordo firmado na Justiça Federal em Minas Gerais define também que na correção das provas seja considerado o contexto linguístico para efeito de gramática, por exemplo, e que as provas tenham duração de uma hora a mais.

Dica 3 – Veja aqui as notas de corte no Sisu dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora: https://blogdoenem.com.br/10-cursos-mais-procurados-sisu/

Libras Surdos Enem

Agora que você já sabe tudo sobre a conquista dos surdos pelos intérpretes no Enem e vestibulares, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel