Último dia para pagar a taxa de inscrição no Enem 2023

Hoje é o último dia para pagar a taxa de inscrição no Enem 2023. Até o momento, o número de participantes é o maior desde 2020.

Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, termina o prazo para o pagamento da taxa de inscrição no Enem 2023. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira anunciou que foram registradas, de forma preliminar, aproximadamente 4,6 milhões de inscrições. 

Esse número representa um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 4,3 milhões de inscritos. Os dados definitivos serão divulgados posteriormente, após o encerramento da etapa de pagamento da taxa de inscrição.

Do total de inscritos, aproximadamente 2,2 milhões receberam a aprovação para a isenção da taxa e poderão realizar o exame gratuitamente.

Último dia para pagar a taxa de inscrição no Enem 2023 

O prazo para o pagamento da taxa de inscrição no Enem 2023, de R$ 85,00, está chegando ao fim. O valor pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). 

Para fazer o Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

A última etapa para a confirmação de participação é o pagamento desta taxa.

Passo a passo para pagar o boleto

Gerar o boleto para pagar a taxa de inscrição no Enem 2023 é simples e rápido. Confira o passo a passo: 

1. Acesse o site do Enem e clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;

2. Faça login com sua conta Gov.br, com CPF e senha;

3. Clique em “Pagamento/Isenção”, localizado na esquerda da tela;

4. Clique na opção “Baixe seu boleto”;

5. Pronto! O documento vai aparecer na tela e uma cópia será baixada para o seu computador.

Calendário completo do Enem 2023 

Fique atento ao cronograma do Enem 2023 para não perder os prazos! 

  • Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de junho
  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Aumento no número de inscrições para o Enem 2023

O número de inscrições para o Enem 2023 é o maior desde 2020, com mais de 4,6 milhões de pré-inscrições. Esse número representa um aumento significativo em relação à última edição, na qual foram contabilizados aproximadamente 3,3 milhões de pré-inscritos.

No entanto, é importante ressaltar que os dados são preliminares, uma vez que consideram apenas as inscrições realizadas por meio da Página do Participante, sem levar em conta a etapa final de pagamento da taxa para aqueles que não obtiveram a isenção.

Estude para o Enem com o Curso Enem Gratuito

Se você está buscando uma oportunidade para se preparar melhor para as provas do enem 2023, acabou de encontrar!

O Curso Enem Gratuito é uma excelente opção para aqueles que desejam estudar, mas não têm condições de arcar com os custos de um curso preparatório tradicional. 

Além disso, você pode estudar no seu próprio ritmo e onde preferir, adaptando os horários de acordo com suas necessidades e disponibilidade.

O Plano de Estudos Semiextensivo para o Enem já começou, mas ainda dá tempo de fazer a sua inscrição e acompanhar as aulas até o mês de outubro. 

O cronograma de estudos contempla os temas mais cobrados no Enem, com aulas escritas, videoaulas e exercícios para testar o seu desempenho e aprendizado. Veja o que você vai encontrar:

E ainda: nas semanas próximas aos dias de aplicação das provas, teremos uma revisão especial! 

Comece hoje mesmo

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel