Florestas (Amazônica, Mata dos Pinhais, e Mata Atlântica); Caatinga; Cerrado; Campos; e ainda temos o Pantanal, que é um complexo diversificado que abriga florestas e campos. Veja ainda os “subtipos” de florestas com formações vegetais que colocam o Brasil com uma enorme biodiversidade no planeta. Confira agora no resumo gratuito de Geografia Enem.
O Brasil de hoje é muito diferente do início de sua história. Muito da nossa vegetação original foi destruída. Conhecer é uma forma de preservar. Então, esta aula vale para o Enem, para a sua vida, e para a natureza também. Veja os tipos de Vegetação Brasileira:
Quando falamos em natureza, sabemos que a sua parte física foi bem modificada com a colonização, e devido a essa trajetória, a ocupação humana foi a mais marcante no que diz respeito às modificações, pois as atividades humanas transformaram as paisagens, ou seja, destruindo-as.
Nosso território é imenso, do extremo norte ao sul do país temos as mais variadas formações vegetais. São quatro tipos de formações predominantes nas paisagens: os Campos, as Florestas, a Caatinga, e o Cerrado.
Os Biomas Brasileiros
Antes de entrar firme nas Formações Vegetais, confira o resumo da professora Juliana Evelun Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, sobre os Biomas Brasileiros, que são os ecossistemas no quais ocorrem os tipos de vegetação brasileira:
Os tipos de vegetação brasileira
Florestas (Amazônica, Mata dos Pinhais, e Mata Atlântica), Caatinga, Cerrado, Campos. E, ainda temos o Pantanal ,que é um complexo diversificado que abriga florestas e campos. Temos ainda, dentro dessas formações os “subtipos” de florestas:
Floresta Amazônica:
Localização: região norte, e a maior e mais rica, com uma grande variedade na fauna e flora. Sua hidrografia é impressionante com um volume de água que se estende por quilômetros. O clima é o equatorial. E uma grande preocupação é o desmatamento da região, para a prática da pecuária, pois provoca a consequente extinção da fauna e da flora.
Mata dos Pinhais: Localização: Região sul do Brasil e áreas serranas do sudeste. Conhecida também pelo nome mata de araucárias, apresenta pouca variedade vegetal, onde a predominante é o pinheiro-do-paraná. Hoje restam apenas 3% de sua floresta original, foi muito desmatada para a comercialização da madeira.
Mata Atlântica:
A sua localização se estendia por todo o litoral brasileiro. Restando apenas 5%, é uma das vegetações mais devastadas devido principalmente pela localização, onde a ocupação humana se deu: próximo ao litoral.
Grandes cidades ocupam hoje o lugar dessa grande floresta, assim como áreas de pastagens e agricultura. Sua formação é muito rica e diversificada, pois ela ocorre em várias latitudes pelo território brasileiro.
Cerrado:
Localização, região central do Brasil, composta por uma vegetação de árvores com troncos retorcidos, casca grossa, folhas pequenas. É uma área devastada principalmente para a plantação da soja.
Caatinga:
Localização: nordeste brasileiro, e uma parte do sudeste. O clima é semiárido e sendo assim sua vegetação é adaptada a escassez de água, algumas formações de arbustos e cactos.
Campos:
Localização, predominante no sul do Brasil, ocorre também no Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará e Minas Gerais. Utilizada para a criação de gado.
Pantanal:
Localização centro-oeste, estendendo-se para a Bolívia e Paraguai. Caracteriza-se por áreas alagadas devido ao seu clima, e grande diversidade de fauna e flora.
As Formações Vegetais I
Confira agora com o professor Raphael Carrieri, o fera em Geografia no canal do Curso Enem Gratuito, as Formações Vegetais de todo o mundo. É claro, ali dentro estão os tipos de vegetação brasileira. Bora lá:
As dicas do Carrieri:
- A biosfera é o conjunto que permite a vida no planeta, composto por atmosfera, litosfera e hidrosfera.
- A hidrosfera permite a formação dos biomas, que correspondem ao conjunto de vida animal e vegetal com características semelhantes.
- As Florestas Equatoriais aparecem nas áreas equatoriais do globo, aquelas que possuem as temperaturas mais elevadas, com alto grau de umidade. Esse bioma é marcado pela presença de plantas altas, florestas densas (mata fechada), florestas higrófilas (adaptada à umidade) e hidrófila (adaptada à enchente), floresta estratificada, hidrografia exuberante, florestas latifoliadas (folhas largas) e perenifólias (folhas verdes o ano todo).
- As Florestas Tropicais têm características muito próximas das Equatoriais. As diferenças são: são menos exuberantes e suas temperaturas são mais baixas.
- As Savanas apresentam vegetação esparsa (contrário de densa), associada geralmente ao clima tropical típico (verão quente e úmido, inverno seco), animais de grande porte, árvores pequenas com galhos retorcidos.
- Na próxima aula, veremos outros biomas: Florestas de Coníferas, Temperadas, Tundra e Desertos. Veja:
As Formações Vegetais II
Mais dicas do Carrieri:
- As florestas de coníferas, também chamadas de taiga, possuem plantas com formato de cone. As folhas são aciculifoliadas, ou seja, em formato de agulha, além de serem perenes e resistentes ao gelo.
- As florestas temperadas ocorrem em locais com estações bem definidas. Há presença de plantas caducifólias que, nas estações de menor insolação, perdem suas folhas para poupar energia. Além disso, a floresta temperada pode apresentar coloração das folhas mais alaranjada, devido à menor produção de clorofila..
- A tundra é uma vegetação de característica polar. Não tem vegetação muito elevada, sendo marcada basicamente por musgos e líquens. Há presença de permafrost, uma camada de gelo permanente que cobre o solo.
- – A vegetação mediterrânea é adaptada a um verão quente e seco e a um inverno úmido. Há vegetação arbustiva e herbácea, ou seja, as árvores não são grandes.
- A vegetação desértica é marcada por ausência de água. As plantas que predominam são as xerófilas, adaptadas à baixa umidade.
Dica 1- Você já estudou sobre a Região Sudeste? Então revise essa aula e não perca as dicas sobre a região mais povoada do Brasil! Acesse! https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-sudeste/
Dica 2– Quer gabaritar na prova do Enem? Então fique ligado em todas as dicas. Mais uma de geografia para você! Zonas Climáticas revise! https://blogdoenem.com.br/zonas-climaticas-terra-geografia/
Dica 3- Fique por dentro do que acontece com os oceanos! A exploração humana, seus recursos, enfim! Acesse agora! https://blogdoenem.com.br/oceanos-exploracao-economica-geografia/
Exercícios sobre os tipos de Vegetação Brasileira
Agora é a sua vez… responda ao desafio abaixo!
ENEM 2008- Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:
a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.
RESPOSTA CORRETA: Letra E.