O que são os Lipídios: gorduras e óleos. Biologia Enem

Os Lipídios são Gorduras e Óleos na forma de moléculas orgânicas compostas principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio. Veja a importância dos Lipídios no corpo humano

Gorduras e óleos normalmente são excluídos das listas de alimentos saudáveis pela maioria das pessoas. Mas, veja o que são os lipídios: substâncias essenciais para o funcionamento das nossas células. E, ainda por cima caem no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Se liga aqui.

Os Lipídios possuem diversas funções em nosso organismo: constituem partes das células, reservam energia, ajudam até mesmo na transmissão dos impulsos nervosos.

Você conhece os principais componentes lipídicos presentes em nossos organismo? Não? Então vem com a gente, revise Biologia e detone o Enem e os vestibulares!

O que são lipídios?

Eles são conhecidos popularmente como gorduras e óleos, são moléculas orgânicas compostas principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Veja no resumo de introdução ao tema dos Lipídios & Ácidos Graxos com a professora de química Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito:

Os lipídios são fisicamente caracterizados por serem insolúveis em água. Porém, eles são solúveis em outros solventes orgânicos como o álcool, querosene, éter e benzina.

Isso ocorre pelo fato de os lipídicos serem apolares, ou seja, as moléculas dos lipídios não formam polos positivos e negativos como as moléculas de água.

Os Lipídios na comida

Veja quais são os lipídios mais comuns nos alimentos:  são compostos de moléculas formadas de álcoois unidos a ácidos de cadeias longas, que chamamos de ácidos graxos. O que são os lipídiosEstes tipos de moléculas são classificados como ésteres. Portanto, os principais são ésteres de álcoois com ácidos graxos.

Onde os lipídios são encontrados? Eles podem ser encontrados no leite e nos derivados, nas carnes, nos ovos, nos óleos vegetais,

As Funções dos lipídios

  1. São substâncias muito eficientes para reservar energia –1g de lipídio libera mais que o dobro de energia (9kcal) de 1g de carboidrato (4kcal). Assim você entende o que são os lip[idios e a importância deles!
  2. O fato de os lipídios serem insolúveis em água permite que eles possam ser armazenados de maneira mais concentrada do que os carboidratos que, hidratados, ocupam maior volume.
  3. Em geral, as células que armazenam gordura se situam logo abaixo da pele, na hipoderme. Assim, alguns seres vivos, utilizam essa camada de gordura (ampliada durante os períodos de grande abundância de nutrientes) para resistirem a períodos de frio, uma vez que a gordura funciona como um isolante térmico diminuindo a perda de calor do organismo para o ambiente.
  4. As membranas de todas as células são formadas, basicamente, de moléculas de lipídios (fosfolipídios).
  5. Os lipídios também estão presentes em volta das células nervosas, formando a bainha de mielina que funcionam como isolante elétrico do impulso nervoso.
  6. Alguns lipídios participam ainda da constituição de vitaminas e hormônios.

Principais grupos de lipídios:

GLICERÍDEOS: Também chamados de acilglicerois, os glicerídeossão representados pelos óleos e gorduras. Estes são os lipídios mais facilmente encontrados em alimentos.

Os glicerídeos são formados pelo glicerol (um álcool de três carbonos) e três moléculas de ácidos graxos. Os ácidos graxos que possuem ligações duplas entre os carbonos da cadeia são chamados de insaturados;

Já os glicerídeos que possuem apenas uma ligação entre os carbonos da cadeia são os chamados saturados, ou seja, possuem a quantidade máxima possível de hidrogênios ligados à molécula.

Os óleos são substâncias ricas em ácidos graxos insaturados e, por tal motivo, são líquidos em temperatura ambiente. Já as gorduras, são sólidas, pois possuem grande quantidade de ácidos graxos saturados.

CERÍDIOS: Os cerídios possuem um álcool de cadeia longa ligado a um ácido graxo. Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia EnemTemos como exemplos típicos de cerídios as ceras de abelhas, a cera do ouvido humano (orelha) e a cera de carnaúba.

OS FOSFOLIPÍDIOS:

Os fosfolipídios são também chamados de fosfoacilglicerois. São compostos de ácido graxo, álcool, ácido fosfórico e uma molécula nitrogenada. Os fosfolipídios possuem uma região polar, que se mistura com a água (região hidrofílica) e outra região apolar, na qual estão os ácidos graxos, que não se misturam com a água (região hidrofóbica).Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

OS ESTEROIDES:

Os esteroides são moléculas formadas por um álcool com várias cadeias carbônicas fechadas. Os esteroides são hormônios sexuais, os corticosteroides (produzidos pela glândula supra-renal), o colesterol, sais biliares e vitamina D.Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

Simulado EnemL o que são os Lipídios

Agora é hora de testar seus conhecimentos no Simulado Enem sobre os Lipídios para gabaritar nas questões de Biologia. Acesse aqui para responder as questões do Simulado. São apenas dez perguntas, e o gabarito sai na hora. Confira:Lipídios - Simulado Enem de Biologia

Então, agora que você já sabe tudo sobre lipídios, que tal testar seus conhecimentos?

1) (Mackenzie) São substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia:

a) fosfolipídios e esteróides.
b) glicerídeos e polissacarídeos, como o amido.
c) proteínas e glicerídeos.
d) cerídeos e esteróides.
e) carotenóides e polissacarídeos, como a celulose.

Resposta:B

2) (UFAC) Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por:

a) acetonas e ácidos graxos.
b) carboidratos e ácidos nucleicos.
c) celobiose e aldeídos.
d) proteínas e lipídios.
e) RNA e DNA.

Resposta:D

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel