O Sistema Muscular esquelético – Biologia no vestibular e no Enem

Os músculos esqueléticos te ajudam a realizar movimentos e sustentar sua postura. Conhecê-los pode te ajudar na prova de biologia do Enem. Vamos revisá-los?

Os seres humanos possuem, basicamente, três tipos de músculos: os músculos lisos, relacionados aos órgãos internos; o músculo estriado cardíaco, presente no coração; e os músculos estriados esqueléticos, geralmente ligados ao esqueleto, que ajudam a sustentar a postura ereta de nosso organismo e a realizar diferentes movimentos.

Esses músculos diferenciam-se em várias direções e são adaptados a movimentos descontínuos, comandados por nossa vontade. Você conhece o funcionamento e a estrutura dos nossos músculos? Não? Então revise aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Tecido muscular estriado esquelético:

Os músculos que compõem nossa silhueta e nos impulsionam em nossos movimentos são formados por células longas (os miócitos) polinucleadas com várias estrias transversais visíveis ao microscópio óptico. São essas estrias que dão o nome a este tipo de músculo e proporcionam a possibilidade de movimentos fortes e rápidos.

Essas estrias são chamadas de miofibrilas, compostas principalmente por dois tipos de microfilamentos proteicos (filamentos microscópicos de proteína): a miosina (mais espessa) e a actina( mais fina).  Estes microfilamentos se encaixam uns nos outros, formando uma espécie de grade deslizante  chamada de sarcômero (também chamados de miômeros).

Uma fibra muscular possui muitos sarcômeros que aumentam e diminuem de tamanho quando os microfilamentos deslizam uns sobre os outros, gerando a contração ou descontração da musculatura e assim, os movimentos.

Biologia Enem: Revise o sistema muscular esquelético com Khan Academy

Que tal revisar também os tipos de ossos e articulações que ajudam a musculatura a realizar a locomoção? Então veja esta este post com divertida vídeo-aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-ossos-articulacoes-khan-academy/

Funções da musculatura esquelética: Obviamente, como dito acima, a musculaturaesquelética está relacionando ao movimento. Porém, podemos ainda citar outras duas funções da musculatura: proteger órgãos internos (como no caso do abdómen) e produzir calor (o gasto de energia para o movimento acaba também liberando energia na forma de calor).

Realização dos movimentos:

Os músculos estriados esqueléticos geralmente estão ligados ao esqueleto, formando um sistema de alavancas que permite os movimentos do nosso corpo. Os músculos são ligados ao esqueleto pelos tendões, estruturas formadas por tecido conjuntivo denso modelado. Este tecido é formado de uma matriz extracelular enriquecida por grande quantidade de fibras colágenas organizadas em feixes, conferindo grande resistência aos tendões.

Os músculos geralmente não agem individualmente. Em geral, observamos um grupo de músculos agindo de maneira conjunta e antagônica para realizar determinado movimento. Para que você entenda isso, podemos pensar, por exemplo, na musculatura de seu braço, no famoso bíceps (o músculo que a galera bombada gosta de exibir fazendo o famoso “muque”) e no tríceps.

Para puxar sua mão em direção ao ombro, os músculos do braço – bíceps e tríceps irão agir de maneira contrária: enquanto o bíceps se contrai encurtando seu tamanho e puxando o antebraço e o tríceps relaxa. Agora, se você quer esticar seu braço, o bíceps irá relaxar e o tríceps irá contrair.

Principais músculos do corpo:

Dificilmente o Enem e os vestibulares cobram nomes de músculos. Porém, é sempre bom você estar ligado nos principais e mais conhecidos músculos do corpo humano.

No braço é fácil lembrar: bíceps e tríceps que ajudam a levantar ou abaixar seus antebraços. Nas coxas estão o quadríceps e o sartório que ajudam a dobrar suas pernas.

No bumbum temos o glúteo máximo, o músculo mais espesso do corpo. Na barriga temos o reto abdominal (o famoso “tanquinho” que as meninas adoram) e no peito, os músculos peitorais. No rosto temos o masseter, músculo responsável pela mastigação.

Biologia Enem: Revise o sistema muscular esquelético com Khan Academy

Que tal relembrar também o sistema respiratório? Para isso, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-vida/

Fontes de energia para a realização de movimentos:

Basicamente há quatro formas de nossas células conseguirem energia para se movimentarem: reserva de ATPs (adenosina trifosfato)presentes nas células; reserva de fosfocreatina; fermentação lática e respiração aeróbia.  Essas fontes de energia são ativadas em sequência, dependendo da intensidade e tempo de realização do movimento.

Todas as células musculares possuem certa reserva de ATP. Essa reserva, em uma sequência intensa de movimentos, é rapidamente gasta. Logo em seguida é então ativada a degradação da fosfocreatina, um composto bastante energético produzido a partir da creatina e ATP quando a musculatura está em repouso.

A degradação de fosfocreatina não utiliza oxigênio, fazendo com que sua utilização seja bem rápida. Em seguida, o glicogênio presente nas células é quebrado gerando várias moléculas de glicose que, ao serem degradadas pelo processo de fermentação lática, geram o lactato (que pode ser convertido em glicose novamente no fígado).

Todos os três processos são utilizados nos primeiros instantes do movimento, quando o estoque de oxigênio nos músculos ainda é baixo.

Mas, depois que o oxigênio chega às células, elas passam a fazer a respiração aeróbia. Como você pode ver, a musculatura possui diferentes processos metabólicos que visam suprir “os altos e baixos” das suas necessidades energéticas.

Antes de continuar estudando a musculatura humana, que tal revisar a anatomia do sistema digestório e os problemas que podem aparecer nos órgãos desse sistema? Então veja este post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/sistema-digestorio-biologia-enem/

Para continuar sua revisão, veja esta incrível vídeo-aula da KhanAcademy sobre o sistema muscular (este vídeo está em inglês, porém você pode optar por traduzir a legenda no segundo símbolo abaixo do lado direitodo vídeo):

E aí, curtiu o vídeo? Demais, não é? Agora, para saber tudo sobre musculatura e arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, veja os exercícios que preparamos para você:

Agora que você já sabe tudo sobre o sistema muscular humano, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (FUVEST-2007) A arte de Leonardo da Vinci se beneficiou de seus estudos pioneiros de anatomia, que revelam como músculos, tendões e ossos constituem sistemas mecânicos de trações, alavancas e torques, como é possível ver em alguns dos seus desenhos.Para que Leonardo da Vinci pudesse representar ações de abraçar-se ou abrirem-se os braços, foi importante saber que entre os principais músculos contraídos em cadasituação estão, respectivamente,

Biologia Enem: Revise o sistema muscular esquelético com Khan Academy

2)    (Fuvest-1997) Uma das causas de dor e sensação de queimação nos músculos, decorrentes de esforço físico intenso, é a presença de muito ácido láctico nas células musculares. Isso ocorre quando essas células:

a) realizam intensa respiração celular, com produção ácido láctico.
b) recebem suprimento insuficiente de gás oxigênio e realizam fermentação.
c) realizam intensa respiração celular produzindo excesso de ATP.
d) recebem estímulos nervosos sucessivos e acumulam neurotransmissores.
e) utilizam o açúcar lactose como fonte de energia.

Respostas: 1) b 2) b

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel