União Ibérica e invasões holandesas – História vestibular e Enem.

É hora de relembrar o conteúdo sobre a União Ibérica e as Invasões Holandesas. Cai nas questões de História nos vestibulares de todo o Brasil e no Enem também. Confira.

Para começar vamos relembrar como ocorreu a União Ibérica, e depois ver o que foram as Invasões Holandesas no Brasil?

Em 1578, morre o rei português Dom Sebastião (imagem à esquerda). Seu tio, o cardeal Dom Henrique (imagem ao centro) assume o trono de Portugal. Ao morrer em 1580, Filipe II (imagem à direita), rei da Espanha e primo de Dom Sebastião, invade Portugal e assume o trono. Tem início a União Ibérica que durou até 1640.

História Enem: União Ibérica e invasões holandesas

 Durante estes 60 anos Espanha e Portugal ficaram unificados sob o comando dos reis espanhóis Filipe II, Filipe III e Filipe IV.

Às possessões espanholas Filipe II acrescentou as possessões portuguesas e aumentou significativamente seu domínio como você pode observar no mapa abaixo.

História Enem
Fonte: PANAZZO, Silvia; VAZ, Maria Luísa. Jornadas.hist 7º. ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 247.
Dica 1 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/

 Agora que você já sabe como ocorreu a União Ibérica vamos ver por que a Holanda invadiu o Brasil?

Lembra que a produção de açúcar brasileiro nos engenhos de cana (século XVI) contou com o apoio financeiro dos negociantes holandeses? Pois é, em troca deste apoio, os holandeses exigiram o direito de refinar o açúcar e vendê-lo no mercado europeu ficando com a maior parte dos lucros.

Dica 2 – Que tal rever o conteúdo sobre a economia açucareira no Brasil colonial? Então, acesse este post especial que o Blog do Enem preparou para você: https://blogdoenem.com.br/economia-acucareira-brasil-colonial/

Mas o que isso tem a ver com as invasões holandesas no Brasil? Preste atenção:

 A Espanha também reinava sobre a região dos Países Baixos (Bélgica e Holanda atuais). E tentava impor o catolicismo a uma população de maioria protestante além de cobrar altos impostos.  Os colonos dessa região se revoltaram e após vários anos de luta finalmente conseguiram se libertar da Espanha. Surgiu, assim, um novo país: a Holanda.  

Dica 3 – Esqueceu o conteúdo sobre o protestantismo? Não se preocupe, acesse estes posts e tire todas as suas dúvidas: https://blogdoenem.com.br/martinho-lutero-reforma-protestante/  https://blogdoenem.com.br/reforma-protestante-anglicanismo-calvinismo/

Pois bem, o rei Felipe II da Espanha ficou inconformado por perder sua colônia e proibiu os holandeses de comercializar o açúcar brasileiro. Mas, a Holanda não queria perder seus lucros com o comércio açucareiro. Sabe o que ela fez? Invadiu o Brasil (Bahia e Pernambuco)!

Essas invasões foram organizadas pela Companhia das Índias Ocidentais, fundada pelos holandeses em 1621 com o apoio do governo holandês:

  • Em 1624 os holandeses prenderam o governador-geral de Salvador e conquistaram a cidade sem dificuldades. A população se refugiou no interior e organizou um contra-ataque: a guerra de emboscadas – em pequenos grupos atacavam os holandeses de surpresa. Por mar, a Espanha também ajudou: enviou uma esquadra com mais de 12 mil homens. Os holandeses acabaram se rendendo.
História - Invasões Holandesas
Mapa do cartógrafo português João Teixeira Albernaz mostrando a reconquista de Salvador pelos luso-brasileiros em 1625.
  • Em 1630, foi a fez de Pernambuco: o maior produtor mundial de cana de açúcar da época e uma região menos protegida. Os holandeses conquistaram Olinda e Recife com facilidade, ajudados por moradores da região, entre eles Domingos Fernandes Calabar.
História - Invasões Holandesas
Gravura de Frans Post, 1643, retratando indivíduos de origem brasileira sob a bandeira holandesa.

Após a conquista de Pernambuco os holandeses estenderam seus domínios de Alagoas até o Rio Grande do Norte (observe o mapa abaixo).

História
Fonte: EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: História 7º. ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007. p. 226.

No próximo post você ficará sabendo como foi a organização holandesa aqui no Brasil e como os holandeses foram expulsos do Nordeste brasileiro. Não perca!

Que tal agora assistir a uma aula em vídeo com o professor Felipe de Oliveira do Curso Enem Gratuito sobre este conteúdo? E, não se esqueça: pesquisa, estude para o Enem e vestibular.

Exercício de História – Agora chegou a sua vez! Responda a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(UFPR) As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido
a) (     ) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
b) (     ) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre o Brasil e Portugal.
c) (     ) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.
d) (     ) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.
e) (     ) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.

Resposta: A alternativa correta é a letra “e”.

Carla Regina História
O texto desta aula de história foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel