Inglês Enem 2016: Confira a resolução das questões da prova

Veja a análise das questões de Inglês do Enem de 2016! A resolução da prova pode te ajudar no vestibular!

Você que é fera e se dedicou durante esse ano, já sabia que as questões de Inglês do Enem são pura interpretação de texto, não é mesmo? Pois então, o Enem não te decepcionou.

As questões deste ano trouxeram pequenos textos sobre variados temas e questões que pediam a interpretação do tema geral do texto ou de pequenos trechos. Então, para você aprender um pouquinho mais sobre interpretação de textos em inglês, fique ligado(a) neste post que a professora Isabel preparou pra você com as resoluções comentadas.

ingles-enem-2016

ANÁLISE DA QUESTÃO 91 DA PROVA CINZA DO ENEM 2016

1

Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende

a) aprendizado compartilhado.
b) a necessidade de donativos.
c) as manifestações culturais.
d) bem em relação ao mal.
e) respeito étnico.

Como esperado, esta questão é uma parte de uma música do ex-beatle Paul McCarteny. Esta questão era esperada, porque sempre cai uma letra de música na prova de inglês do Enem.

Esta música é muito famosa, estando em primeiro lugar em vários países do mundo na década de 80. Trata-se da questão racial, como o título da música indica. EBONY significa ÉBANO que é uma madeira nobre de cor muito escura. IVORY, que significa MARFIM, é BRANCO.

Na primeira estrofe “Ebony and ivory live together in perfect harmony” fala sobre a harmonia do preto vivendo com o branco nas teclas do piano. E então, o compositor questiona “why don’t we?”, ou seja, porque as pessoas também não vivem em harmonia?

Na última estrofe, “we need to survive together”, PRECISAMOS VIVER JUNTOS.

Esta questão fala sobre a igualdade de gêneros, tema comum no ENEM. Não era preciso conhecimento de gramática mas sim, vocabulário, saber o que significa EBONY e IVORY além de um conhecimento de mundo, já que estamos falando de uma música de um ícone da música pop, o ex-beatle Paul MacCartney.
A resposta da questão é a letra E, respeito étnico.

Dica 1: Veja este post com dicas sobre a técnica scanning para você arrasar nas questões de interpretação de texto em inglês: https://blogdoenem.com.br/scanning-interpretacao-ingles-enem/

ANÁLISE DA QUESTÃO 92 DA PROVA CINZA DO ENEM 2016

2

As línguas têm um papel importante na comunicação entre pessoas de diferentes culturas. Diante do movimento de internacionalização no ensino superior, a Universidade Politecnico di Milano decidiu

a) elaborar exames em língua inglesa para o ingresso na universidade.
b) ampliar a oferta de vagas na graduação para alunos estrangeiros.
c) Invesitir na divulgação da universidade no mercado internacional.
d) Substituir a língua nacional para se inserir no contexto da globalização.
e) Estabelecer metas para melhorar a qualidde do ensino de italiano.

Esta questão trata da importância da língua inglesa no mundo. Ela fala sobre a globalização, um tema bastante recorrente no ENEM. A resposta da questão é a letra D.

Para chegar a essa conclusão, não precisamos ir longe. Basta olhar o título do texto,” ITALIAN UNIVERSITY SWITCHES TO ENGLISH”para chegar na reposta. Para tal, o vocabulário era importante, já que a palavra-chave é SWITCH que significa MUDAR. Lendo o texto também nos deparamos com “– the Politecnico di Milano – is going to switch to the English language”. Mais uma vez, o verbo “switch”, que significa “mudar”, “substituir”, como encontramos na opção D. Na frase “The university has announced … will be taught and assessed in English rather than Italian.”, em que “rather than” significa “no lugar de”, ou seja, inglês no lugar de italiano.

Esta questão avalia principalmente o vocabulário de nível intermediário além de um conhecimento de mundo que ajudaria o aluno a interpretar mais facilmente texto, que seria a importância da língua inglesa na globalização.

Dica 2: Veja também a técnica skimming para interpretar textos em inglês. https://blogdoenem.com.br/skimming-ingles-enem/

ANÁLISE DA QUESTÃO 95 DA PROVA CINZA DO ENEM 2016

3
Considerando-se as informações do texto, a expressão “bogof” é usada para
a) Anunciar mercadorias em promoção.
b) Pedir para uma pessoa se retirar.
c) Comprar produtos for a de moda.
d) Indicar recessão na economia.
e) Chamar alguém em voz alta.

De acordo com o dicionário MACMILLAN, a palavra BOGOF é um substantivo, usada bastante na economia. Ela seria, BUY ONE GET ONE FREE, ou seja, na compra de um, leve dois. Usando a primeira letra de cada palavra, b-o-g-o-f e então temos a palavra BOGOF.
Já no primeiro paragrafos lemos “supermarket”, que significa SUPERMERCADO, então, pensariams na opção A, por que a palava SUPERMARKET nos leva a pensar em promoção,descontos, entre outros. E no último parágrafo, novamente a palavra SUPERMAKET, e depois CONSUMERS, ATTRACTED.

Trata-se de uma questão fácil, com vocabulário bastante básico. Não foi pedido nada de gramática,nem como uma “pegadinha” para a questão de interpretação. Portanto, fique atento, cada vez mais o Enem se preocupa com a interpretação de textos, o que exige leitura de revistas e jornais e até mesmo assistir filmes e séries no Youtube.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel