Letras – Português: o curso de graduação e o Mercado de Trabalho

Se você fizer o curso de graduação em Letras - Português poderá atuar como professor, redator, virar escritor ou revisor, entre outras alternativas. Veja abaixo como é o curso durante a faculdade, as profissões e o mercado de trabalho.

“Letras” tratas-se do nome dado ao curso de graduação em que se estuda a língua portuguesa em sua estrutura fonética, sonora e literária. O profissional de Letras Português pode fazer pesquisas e ensinar literatura, gramática, interpretação de textos, redação e o idioma Português e sua literatura para as pessoas.

Nesta área é preciso estar constantemente estudando, mesmo após a conclusão da graduação em Letras Português, pois quando se trata de idiomas modernos, eles estão em constantes atualizações ao longo do tempo.

Um exemplo disso foi a recente Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Além de trabalhar com o ensino, o profissional que se formar em Letras Português poderá trabalhar em redações, revisões e traduções para agências editoriais.

Para quem está interessado no curso é necessário gostar de ler e escrever. Mais do que ler livros de todos os gêneros, jornais e revistas, é imprescindível manter contato com os novos formatos de texto, principalmente na internet.

O que é o curso de graduação em Letras?

Para ser mais específico, “Letras” é a área científica que pertence às ciências humanas e a linguística. Também abrange os estudos literários, culturais, históricos e filosóficos da humanidade de forma geral. No curso de graduação em Letras Português os alunos estudam 4 grandes áreas:

1 – Literatura – Estuda os escritos artísticos ao longo da história com o intuito de compreender a humanidade e sua evolução através dos séculos, pois por meio desta compreensão é possível saber, de maneira generalizada, como o homem pensava sobre os mais diversos temas. Inclusive, as Escolas Literárias servem para que tenhamos uma noção mais exata disso.

2 – Gramática – Estuda as regras individuais usadas para uma composição correta de orações e frases. Através das normas estabelecidas pela gramática é possível saber como se conjugar os verbos, como é a estrutura das frases e conhecer e saber usar pronomes.

3 – Interpretação – Ensina a compreensão de textos, como intertextualidade, linguagem verbal e não verbal, e como se identifica cada um deles.

4 – Produção de Textos – Desenvolvimento de textos dos mais variados tipos: discurso, carta, narração e crônica, além de entender como funciona teoricamente cada uma das criações textuais.

Perfil do profissional de Letras

Deve ter total domínio oral e escrito da Língua Portuguesa, saber analisar frases e suas estruturas e elaborar os diferentes tipos de textos. Também é importante ter visão crítica, conhecer diferentes contextos interculturais, saber utilizar diferentes ferramentas e recursos de mídia, ter domínio teórico e prático dos componentes fonológico, morfossintáticos, léxico e semântico.

Outra habilidade é na área do ensino do Português para um estrangeiro, para isso saber analisar dificuldades na hora de aprender o idioma é imprescindível.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é abrangente e o profissional de Letras Português poderá escolher entre diversas opções. Poderá trabalhar em editoras ou dar aulas de gramática, literatura ou produção de textos. Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso para o magistério, por 40 horas semanais

O Curso de graduação em Letras  Português – O curso tem duração média de 4 anos e conta com disciplinas que buscam analisar não só o idioma, mas compreender sua história através da literatura, por isso o estudante de letras encontrará matérias como história da literatura brasileira.

Componentes curriculares do curso

Análise literária, semântica, fonologia, teoria literária, produção textual, tradução, e pesquisa

E depois da faculdade? – Depois de formado, o profissional poderá escolher entre muitas opções: Carreira acadêmica, para pesquisar áreas como estudos literários e gramática; Editoração, para a preparação de textos: da seleção dos originais e revisão à tradução e padronização conforme a língua culta; Ensino, para lecionar para os ensinos fundamental, médio e superior, com pós-graduação para nível superior, ou em escolas de idiomas e em empresas.

Revisão, para realizar revisão gramatical e ortográfica de textos; Tradução, para verter do português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade e empresas públicas ou privadas.

Onde estudar?

Entre os cursos mais bem avaliados no Brasil estão os das seguintes instituições:

– Universidade de São Paulo (USP) Letras (Português) – São Paulo, SP;
– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  Letras (Português) – Rio de Janeiro, RJ;
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Letras (Português) – Porto Alegre, RS.

Dica 1 – Veja as Notas de Corte no Sisu para entrar no curso de Letras Português nas universidades e institutos públicos de educação em todo o Brasil: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/
Dica 2: Você gosta de História da Literatura Brasileira? Veja aqui uma revisão sobre a Escola Literária Trovadorismo: https://blogdoenem.com.br/trovadorismo-literatura-enem/

Veja este  vídeo da Faculdade CCAA, que explica sobre o curso de graduação e o mercado de trabalho para o profissional de Letras Português e Letras Inglês.

 

Dica 3: Ter uma boa note no Enem é o primeiro passo rumo à faculdade. Confira aqui as apostilas totalmente gratuitas e se prepare melhor para a prova:  https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Mari Silva trabalha como redatora freelancer há dois anos e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita.
Google +: https://plus.google.com/u/ 0/104056917254085846231/posts

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel