Petróleo no Brasil – Aula de Geografia Enem

Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem

Petróleo no Brasil

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada no município de Bofete no estado de São Paulo, entre 1892 e 1896, por iniciativa de Eugênio Ferreira de Camargo. Foi responsável pela primeira perfuração, até a profundidade de 488 metros, que teve como resultado apenas água sulfurosa.

Em 1932, foi instalada a primeira refinaria de petróleo do país, a Refinaria Rio-grandense de Petróleo, em Uruguaiana, a qual utilizava petróleo importado do Chile, entre outros países.

Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto óleo em Lobato (Salvador), no estado da Bahia.

Desde os anos 1930, o tema do petróleo foi amplamento discutido no Brasil, polarizado entre os que defendiam o monopólio da União e os que defendiam a participação da iniciativa privada na exploração petrolífera. Entretanto, naquele período, o país ainda dependia das empresas privadas multinacionais para todas as etapas da exploração petrolífera, desde a extração, refino até a distribuição de combustíveis. Mossoró é a segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Norte e o maior produtor de petróleo em terra do Brasil.

Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se, no país, um grande movimento em prol da nacionalização da produção petrolífera. Naquela época, o Brasil era um grande importador de petróleo e as reservas brasileiras eram pequenas, quase insignificantes. Mesmo assim, diversos movimentos sociais e setores organizados da sociedade civil mobilizaram a campanha “O petróleo é nosso!”, que resultou na criação da Petrobras em 1953, no segundo Governo de Getúlio Vargas. A Lei 2.004 de 3 de outubro de 1953 também garantia ao Estado o monopólio da extração de petróleo do subsolo, que foi incorporado como artigo da Constituição de 1967 (Carta Política de 1967) através da Emenda nº 1, de 1969. O monopólio da União foi eliminado em 1995, com a EC 9/1995 que modificou o Art. 177 da Constituição Federal.

Após a crise petrolífera de 1973, a Petrobras modificou sua estratégia de exploração petrolífera, que até então priorizava parcerias internacionais e a exploração de campos mais rentáveis no exterior. Entretanto, naquela época, o Brasil importava 90% do petróleo que consumia e o novo patamar de preços tornou mais interessante explorar petróleo nas áreas de maior custo do país, e a Petrobras passou a procurar petróleo em alto mar. Em 1974, a Petrobras descobre indícios de petróleo na Bacia de Campos, confirmados com a perfuração do primeiro poço em 1976. Desde então, esta região da Bacia de Campos tornou-se a principal região petrolífera do país, chegando a responder por mais de 2/3 do consumo nacional até o início dos anos 1990, e ultrapassando 90% da produção petrolífera nacional nos anos 2000.

Dica 1 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem.

Em 2007, a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo na camada denominada Pré-sal, que posteriormente verificou-se ser um grande campo petrolífero, estendendo-se ao longo de 800km na costa brasileira, do estado do Espírito Santo ao de Santa Catarina, abaixo de espessa camada de sal (rocha salina) e englobando as bacias sedimentares do Espírito Santo, de Campos e de Santos. O primeiro óleo do pré-sal foi extraído em 2008 e alguns poços como Tupi estão em fase de teste, devendo iniciar a produção comercial em 2010.

Geografia Enem

Álcool

O projeto brasileiro foi denominado proálcool (Programa Nacional do Álcool), e baseava-se em incentivos fiscais e subsídios a usineiros e automobilísticas. O proálcool recebeu inúmeras críticas, porém, como combustível para automóveis tem a vantagem de ser renovável e uma fonte menos poluidora que a gasolina, além de ter possibilitado o desenvolvimento de uma tecnologia inteiramente nacional. O Brasil exporta o etanol para vários países do mundo e produz cana-de-açúcar no continente africano com a finalidade de exportar o etanol. Essa política de expandir canaviais tem chamado atenção dos europeus que se preocupam com a redução na produção de alimentos bem como na alta de seus preços.

Dica 2 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem!

Saiba mais sobre Petróleo no contexto mundial  nesta aula do canal professor Carrieri, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

(URCA/CE – Universidade Regional do Cariri). O Brasil se encontra numa posição altamente privilegiada. É um país com grande mercado consumidor, matriz energética diversificada – incluindo fontes renováveis, sólido parque industrial, alta tecnologia petrolífera, além de estabilidade institucional, econômica e jurídica. Graças às descobertas no Pré-Sal, continuará autossuficiente por muitos anos e, futuramente, será um importante ator no cenário petroleiro mundial, como exportador de derivativos e de petróleo bruto.

Revista Época de 09 de novembro de 2009. Encarte publicitário da Petrobrás S.A.

Considerando essa grande descoberta de jazida petrolífera, podemos concluir que:

a) Com a descoberta do Pré-Sal, o Brasil se tornará maior produtor de petróleo do mundo e poderá dispensar a utilização de energias renováveis, que são mais dispendiosas.

b) A produção do petróleo do Pré-Sal exigirá alta tecnologia, pela sua profundidade e pela necessidade de um maior controle ambiental por parte do governo brasileiro.

c) A exploração do petróleo na área do Pré-Sal independe da aprovação de novas leis para o setor de petróleo pelo Congresso Nacional.

d) A atual dificuldade econômica por que passa o Brasil é um fator prejudicial à exploração do petróleo do Pré-Sal, porque a indústria automobilística está em crise.

e) Mesmo com a produção do petróleo dessa nova fonte, o Brasil continuará a importar petróleo porque seu consumo deverá ser maior do que a produção nos próximos vinte anos.

Dica 3 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global.

Questão 02

(UPE – Universidade de Pernambuco) “À primeira vista, representa um avanço no ranking de carros apresentados pelo IBAMA, na semana que passou. (…) O álcool combustível, agora renomeado com a marca globalizada de “etanol”, é um trunfo para o Brasil. Fruto de um programa nacionalista e intervencionista da ditadura militar, o Proálcool virou campeão ambiental. Em nenhum outro lugar do mundo, obtém-se etanol na quantidade e com a produtividade permitida pela cana-de-açúcar por aqui – agora já sem nenhum subsídio estatal.”

Marcelo Leite, jornal A Folha de São Paulo, 20/09/09.

Sobre o tema central do texto, é CORRETO afirmar que

1. o álcool pode ser tido como um combustível mais “limpo”, porque o carbono que lança no ar atmosférico é, teoricamente, reutilizado na próxima safra de cana-de-açúcar, enquanto as plantas crescem.

2. o programa Proálcool, quando foi concebido, visava principalmente fornecer biocombustíveis ao mercado externo brasileiro, carente de combustíveis em face do “boom” dos preços do petróleo na década de 1970.

3. a partir da segunda metade da década de 1980, houve uma mudança no cenário internacional do mercado petrolífero, e os preços do barril de óleo bruto caíram consideravelmente, colocando em xeque os programas de substituição dos hidrocarbonetos fósseis pelo álcool.

4. a tecnologia dos motores “flex fuel” surgiu, na fase atual, como um forte estímulo ao aumento do consumo interno do álcool; os automóveis bicombustíveis tiveram uma excelente aceitação no Brasil.

5. o uso do álcool combustível acarreta algumas vantagens, comparado à gasolina, tais como: menor dependência à variação externa dos preços dos combustíveis fósseis, maior geração de empregos no campo e diminuição do êxodo rural.

Está(ão) CORRETA(S)

a) apenas 2.

b) apenas 4.

c) apenas 1 e 2.

d) apenas 3, 4 e 5.

e) apenas 1, 3, 4 e 5.

Questão 03

(UFAM – Universidade Federal do Amazonas). O petróleo é a principal fonte de energia do mundo. A maior parte do petróleo brasileiro é obtida na plataforma continental. A respeito da plataforma continental brasileira, é INCORRETO afirmar:

a) A plataforma continental é a extensão do nosso próprio território.

b) Denomina-se plataforma continental a porção do fundo oceânico que começa na linha da costa e desce com declive suave até ao talude continental.

c) A plataforma continental é considerada a área mais importante do relevo submarino, pois é nessa região que ficam as maiores áreas pesqueiras e as bacias petrolíferas.

d) A plataforma continental brasileira está situada na borda oeste do oceano Atlântico, estendendo-se desde o Cabo Orange até o Chuí.

e) Na plataforma continental da Bacia de Campos, no litoral do estado de São Paulo, é extraída a maior parte do petróleo brasileiro.

Questão 04

(UFRR/RR – Universidade Federal de Roraima). O pré-sal é um conjunto de reservatórios de petróleo que se encontram sob a camada de sal que abrange do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, sob uma lâmina de água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e um pacote de 3 mil e 4 mil metros de sedimentos. Desde o anúncio de sua descoberta, o Governo Brasileiro busca estabelecer uma política para administrar estes recursos. Das afirmações abaixo, a única VERDADEIRA é:

a) O Governo abriu a possibilidade de exploração deste campo para qualquer empresa petrolífera interessada para assim tornar o Brasil um país exportador de petróleo.

b) O Presidente assinou um decreto proibindo a exploração dos reservatórios, devido aos riscos ambientais, seguindo o exemplo dos EUA em relação aos campos petrolíferos do Alasca.

c) A PETROBRAS recebeu do governo exclusividade na exploração de toda a reserva, pois ela seria a única empresa a dispor de tecnologia para explorar petróleo a tão grande profundidade.

d) Foi criada uma comissão interministerial para reformular a atual lei do Petróleo, na esperança de que os lucros obtidos com a exploração do petróleo não se concentrem nas empresas petrolíferas, mas que retornem para a sociedade.

e) Foi decidido que a atual lei do petróleo será mantida com está, ou seja, empresas que desejam procurar e explorar petróleo do pré-sal disputam a autorização em leilões promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que regula as atividades da indústria de petróleo e gás no Brasil.

Questão 05

(UNEAL/AL – Universidade Estadual de Alagoas). Leia o texto.

Brasil deve assumir liderança sobre os biocombustíveis, diz ex-presidente dos EUA.

Agência Brasil

“O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, afirmou hoje (01/06/2009) em São Paulo que o Brasil deve assumir a liderança quando o assunto é biocombustíveis. “Vocês têm a capacidade e tecnologia para estar à frente em um próximo passo”, disse Clinton durante palestra para estudantes da Universidade Anhembi Morumbi.

Clinton destacou que o país foi um dos mais eficazes a responder as questões sobre como enfrentar o aquecimento global. “O álcool é 30% mais eficiente que a gasolina”, disse. Segundo ele, o fato de São Paulo ser a primeira cidade da América Latina a usar ônibus elétricos é uma prova da liderança brasileira.

Clinton afirmou ainda que o Brasil “deve dividir seus conhecimentos e tecnologias com o resto do mundo”. Para o ex-presidente dos Estados Unidos, “este é o momento dos países pensarem em estratégias para a produção, o transporte e a eletricidade sustentável.”

Fonte: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/06/01/materia.2009-06-01.0736617774/view, acesso em 15/07/2009>

Sobre os biocombustíveis, analise as opções e assinale a incorreta.

a) Os biocombustíveis poluem menos por emitirem menos compostos do que os combustíveis fósseis no processo de combustão dos motores e também porque seu processo de produção tende a ser mais limpo.

b) A adoção do etanol é considerada um dos principais mecanismos de combate ao aquecimento global, pois reduz as emissões de gás carbônico (CO2).

c) A produção e o uso do biodiesel no Brasil propiciam o desenvolvimento de uma fonte energética sustentável sob os aspectos ambiental, econômico e social, mas também trazem grande perspectiva, pois proporciona uma necessidade de aumento nas importações de óleo diesel.

d) Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol (álcool) extraído de cana-de-açúcar e, em escala crescente e o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.

e) Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam fontes renováveis de energia, como alternativas estratégicas ao petróleo.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel