Cálculo Estequiométrico: resumo de Química Enem

Veja como calcular a quantidade de produto em uma reação química: resumo de Estequiometria com aulas Khan Academy, do professor Sobis, e da professora Munique Dias. Confira!

Olá, Que tal rever o Cálculo Estequiométrico? É um assunto muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares? Estequiometria sempre cai, e geralmente é o terror para muitos alunos. E para você, também? ´

É disso mesmo que estamos falando, da estequiometria, mas não se assuste! Com as vídeo-aulas da Khan Academy e as explicações da professora Munique Dias você vai tirar de letra esse assunto e mandar super bem no Enem e nos vestibulares.

Então, aproveite o resumo inicial com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito.

Resumo de Estequiometria

Estequiometria é o cálculo que permite relacionar as quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química, com o auxilio da reação química correspondente.estequiometria free wikipedia

Exemplo de Cálculo Estequiométrico:

Para que você consiga realizar o cálculo estequiométrico de uma reação química, é necessário seguir algumas regras gerais: Siga este exemplo:

Suponha que você queira saber a massa de ferro que pode ser obtida de 10 Kg de óxido de ferro (III), FeO3, presente no minério de ferro por redução com CO em um alto forno:

-Primeiramente você deve escrever a reação:

Fe2O3(s) + CO(g) → Fe(s) + CO2(g)

Em segundo lugar é necessário acertar os coeficientes estequiométricos da equação, para que você possa ter a proporção exata das quantidades em mols dos participantes da reação.

1Fe2O3(s) + 3CO(g) → 2Fe(s) + 3CO2(g)

Então, sabemos que a proporção de Fe2O3 para Feque é de 1:2 ou seja, cada mol de óxido de ferro III formam 2 moles de ferro.

Também sabemos que:

Fe2O3 = 159,9 g/mol

Fe = 55,85 g/mol

Então como:

1 mol Fe2O3  – 2 mol Fe

159,9 g de Fe2O3  → 2×55,85 g de Fe

Agora é só aplicar a regra de três:

159,9 g de Fe2O3  ­­­­­­­­­­­——————- 111,0 g de Fe

10000 g de Fe2O3 ——————–           X

X = 6981,13 g de Fe ou 6,981 Kg de Fe

(Obs: 10 Kg = 10000 g)

Aulas gratuitas sobre Estequiometria

A primeira aula é um resumo bem completo sobre o Cálculo Estequiométrico.  É com o professor Sobis, que atua no Curso Enem Gratuito. Confira:

Vamos revisar como é feita a Estequiometria de uma reação química? Assista agora ao vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan explica sobre a Estequiometria das reações. Não deixe de conferir!

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem aqui, e as principais dicas
Dica 2:  Quer relembrar como é feito o balanceamento químico das reações? Veja uma super revisão no blog do Enem e aproveite! https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-khan-academy/

Vamos mandar super bem em estequiometria?

Assista mais uma vídeo-aula totalmente gratuita criada pelos professores Bruno e Luciana Werneck, do canal educacional o Kuadro, e mande bem nas questões de Química do Enem e dos vestibulares. Não deixe passar essa chance!!

Dica 3 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Exercícios: – Vamos praticar? Agora que você já assistiu a nossa super revisão com vídeo-aulas e explicações, vai ficar fácil resolver qualquer problema sobre estequiometria das reações químicas, aqui vai um desafio:

Que massa de alumínio é necessária para reduzir 10 Kg de oxido de cromo III para produzir cromo metálico? A equação química de reação é:

Al(l) + Cr2O3(s) → Al2O3(s) + Cr (l)

Resposta: [3,55 Kg de alumínio]

Dica 4 – Veja os  vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel