O Sistema Nervoso Central e o SN Periférico – Biologia Enem

Você está nervoso para encarar as provas? Então relaxe, por que preparamos uma aula completa do Sistema Nervoso para você gabaritar na prova de Biologia Enem

O Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico – Veja onde o ocorrem e por onde caminham os comandos do nosso organismo.

O nosso sistema nervoso é central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal (ou raquidiana). O encéfalo está protegido pelo crânio, e a medula está protegida pela coluna vertebral.

Antes de você iniciar a revisão sobre o Sistema Nervoso, veja agora os fundamentos que estão na origem, no Tecido Nervoso no Corpo Humano.

O Tecido Nervoso

Confira com a professora de biologia Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito:

Veja na imagem o vínculo entre Cérebro e Medula:Biologia Enem 

Meninges e Meningite

O Encéfalo e a medula espinhal são envolvidos por três membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Entre as duas mais internas há o líquor ou líquido cefalorraquidiano, com função protetora contra impactos e com anticorpos.

Quando você ouve falar de ‘meningite’ o que se diz é exatamente de uma infecção que atinge pelo menos uma das meninges, e por isso é uma doença tão perigosa, porque está muito próxima do ‘núcleo duro’ dos comandos do nosso organismo. Biologia Enem 

O Sistema Nervoso Periférico

A comunicação do Sistema Nervoso Central com todo o corpo é feita pelo sistema nervoso periférico, formado por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos. Você já sabe que os nervos craniamos estão vinculados à região do Encéfalo, certo? E, também, que os 31 pares de nervos raquidianos partem da Medula Espinhal.

Os nervos são formados por prolongamentos de neurônios e podem ter dilatações chamadas gânglios nervosos, onde estão os corpos dos neurônios. Há nervos sensitivos ou aferentes (que trazem o impulso) e nervos motores ou eferentes (que levam o impulso).

O Cérebro

Para você não esquecer: Veja o que são o Cérebro, o Cerebelo, e o Bulbo:

Cérebro: maior parte do encéfalo, responsável pela coordenação motora, sentidos, inteligência, raciocínio, emoções, memória. Sua parte inferior é o hipotálamo (centro da fome, sede, frio, calor, sono, vigília).
Cerebelo: fica atrás e abaixo do cérebro, sendo responsável por harmonia de movimentos, movimentos precisos, equilíbrio.
Bulbo: parte mais baixa do encéfalo, de onde parte o nervo vago, responsável por controlar batimentos cardíacos, peristaltismo, movimentos respiratórios involuntários.

Biologia Enem

Há uma parte do sistema nervoso chamada autônomo (SNA), onde é feito o controle de todas as funções vegetativas. Ele é formado pelo nervo que sai do bulbo e por um cordão nervoso que é originado da medula espinhal e passa paralelo à coluna.

O SNA é dividido em Simpático (o cordão nervoso) e Parassimpático (o que sai do bulbo). Suas funções são antagônicas.

Duas dicas essenciais: O que é o ‘Ato Reflexo’, e o que é a chamada ‘Morte Clínica’:

Ato reflexo: envolve um neurônio sensitivo, outro associativo e um motor. Um exemplo de ato reflexo simples é o patelar.
Morte clínica: só está funcional o SNA.

figura_09.jpg

Veja os terminais de recepção – Dentritos

figura_11.jpg

Desafios sobre o Sistema Nervoso

Questão 01

(Mack-SP) Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

1. cerebelo

2. bulbo

3. córtex cerebral

4. medula espinal

I – controle das funções respiratórias e equilíbrio térmico.

II – envolvido (a) no arco reflexo.

III – controle do equilíbrio.

IV – responsável pelos sentidos e a atividade intelectual.

a) 1 – IV, 2 – III, 3 – II, 4 – I.

b) 1- II, 2 – I, 3 – IV, 4 – III.

c) 1 – II, 2 – IV, 3 – I, 4 – III.

d) 1 – III, 2 – IV, 3 – II, 4 – I.

e) 1 – I, 2 – III, 3 – IV, 4 – II.

Questão 02

(UFSM) Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos……. Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ….. para os ……….. quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:

a) dendritos — neurônios — axônios

b) axônios — dendritos — neurônios

c) neurônios — dendritos — axônios

d) axônios — neurônios — dendritos

e) neurônios — axônios — dendritos

Dica 3 – Revise sobre a Respiração Humana nesta aula de Biologia Enem. Tire suas dúvidas, resolva os exercícios e fique pronto para a prova – https://blogdoenem.com.br/respiracao-humana-biologia-enem/

Questão 03

(UFRR/2008) “O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “pílula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA – metilenodioximetanfetamina-  que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.”
Adaptado: Superinteressante, set./2000.

Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo:

I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula.

II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável – dendrito > corpo celular > axônio – não ocorrendo nunca em sentido contrário.

III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo.

 Marque a opção que julgar verdadeira:

a) I está correta.

b) I e III estão corretas.

c) III está correta.

d) I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

Questão 04

(UEPB) Um indivíduo sofreu uma queda e desmaiou, sendo socorrido e conduzido ao hospital onde foram feitos exames e o mesmo ficou sob observação. Após algum tempo despertou, afirmando que não estava enxergando. O médico explicou à família que o trauma deve ter atingido.

a) Os lobos temporais, situados nas regiões laterais inferiores da cabeça, que controlam a visão.

b) Os lobos occipitais, situados na parte traseira da cabeça, eu controlam a visão.

c) Os lobos parietais, localizados nas regiões laterais superiores da cabeça, que controlam a visão.

d) O lobo frontal, localizado na porção anterior de cada hemisfério cerebral, que controla a visão.

e) Os lobos localizados na parte inferior do cérebro, responsáveis pela visão.

Questão 05

(UTFPR) O tecido nervoso é formado por células com grande capacidade para receberem e transmitirem impulsos nervosos. Essas células, denominadas neurônios, são dotadas de prolongamentos: os dendritos e o axônio. Na conexão entre dois neurônios não há continuidade citoplasmática, mas sim um tipo especial de junção, denominada:

a) interdigitação.

b) sinapse.

c) neuroglia.

d) desmossomo.

e) microvilosidade.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel