Sistema urinário e a excreção – Biologia Enem e Vestibular

Você sabia que a urina não é nossa única maneira de eliminar as excretas? Não? Então revise o sistema urinário e a excreção, para dominar a prova de biologia com o Blog do Enem!

Você sabe que nosso corpo é todo conectado. Dividimos os componentes de nosso organismo em “sistemas” para facilitar seu estudo. Porém, tudo é integrado, trabalhando junto para manter a “homeostase” do organismo.

Essa palavra complicada significa, basicamente, “equilíbrio”, ou seja, todos os órgãos do seu corpo trabalhando juntos para manter o equilíbrio perfeito das suas funções e mantê-lo vivo.

E, querido (a) candidato (a), o sistema urinário é “top na balada” da homeostase. Ele ajuda a equilibrar a quantidade de água e sais de seu corpo e eliminar suas excretas. Quer saber um pouco mais sobre o sistema urinário e a excreção? Então revise aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1:  Antes de continuar estudando o sistema urinário humano, que tal revisar a anatomia do sistema digestório e os problemas que podem aparecer nos órgãos desse sistema? Então veja este post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/sistema-digestorio-biologia-enem/

Para iniciar sua revisão, veja essa divertida vídeo-aula da Khan Academy sobre excreção e sistema urinário(este vídeo está em inglês, porém você pode optar por traduzir a legenda no segundo símbolo abaixo do lado direitodo vídeo):

E aí, curtiu a vídeo-aula? Demais, não é mesmo? Agora, para tirar toda as suas dúvidas econquistar a tão desejada vaga na universidade, fique ligado no resumo que preparamos para você:

A excreção consiste na eliminação de substâncias que se encontram em excesso em nossoorganismo e que podem prejudicar a homeostase de nosso corpo. Sendo assim, o corpo conta com algumas maneiras de eliminar esse lixo e assim permitir que o organismo mantenha o equilíbrio. A expiração, por exemplo, é uma maneira de eliminarmos excretas. Estranho, não é? Mas, sim, seus pulmões eliminam o CO2, que é uma excreta. Outro exemplo de excreção é o suor, que elimina o excesso de água e de sais minerais. Porém, a principal função da sudorese é regular a temperatura e, do sistema respiratório, é trocar gases. Para realizar a maior parte da excreção, nosso organismo conta com um sistema específico: o sistema urinário.

Dica 2: Que tal relembrar também o sistema respiratório? Para isso, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-vida/

O sistema urinário trabalha para manter em equilíbrio a quantidade de água e sais presentes no seu corpo, ou seja, para manter a osmorregulação do seu organismo. Isso ajuda, por exemplo, a manter sua pressão arterial em taxas aceitáveis.Além disso, seu sistema urinário também é responsável por eliminar os resíduos celulares, o “lixo” produzido por suas células.  Para entender como isso acontece, conheça os órgãos que fazem parte do sistema urinário:

Sistema urinário e a excreção com a Khan Academy - Biologia Enem

Rins: Os rins são dois órgãos na forma de feijão, com aproximadamente 11cm de comprimento e 5cm de largura, que se situam na região posterior do abdómen (próximo às suas costas). Esses órgãos são responsáveis por filtrar todo o seu sangue inúmeras vezes por dia. Ao filtrar o sangue, os rins retiram dele o excesso de água, sais minerais e ureia (o lixo proveniente do metabolismo de aminoácidos de todas as células do seu corpo), produzindo a urina. O rimé um órgão altamente vascularizado composto, basicamente por duas partes: o córtex (parte mais externa do órgão, onde se localizam os néfrons – as unidades filtradoras dos rins) e a medula (parte mais interna, onde estão as pirâmides de Malpighi, que coletam a urina e a levam até os ureteres).

Ureteres: Os ureteres são dois tubos que saem de cada rim. Eles levam a urina dos rins até a bexiga.

Dica 3: Que tal revisar também os tipos de ossos e articulações que ajudam a musculatura a realizar a locomoção? Então veja esta este post com divertida vídeo-aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-ossos-articulacoes-khan-academy/

Bexiga: A bexiga é um órgão muscular que armazena a urina até o momento em que ela será eliminada. Geralmente, o estímulo para liberar a urina (vontade de fazer xixi), se dá quando há entre 200 e 300ml de urina dentro da bexiga. Porém, a bexiga de um adulto pode armazenar até 800ml de urina (mas, não é legal guardar tanto xixi assim, pois este acúmulo facilita a proliferação de bactérias que podem te causar uma infecção urinária).

Uretra: A uretra é um tubo condutor de urina, que começa na base da bexiga e termina no exterior do corpo. Nas mulheres a uretra é mais curta do que nos homens, pois neles a uretra percorre todo o caminho do pênis. Além disso, a uretra masculina também serve para conduzir o esperma durante o ato sexual.

Fezes também são excretas? Não. Apesar de a palavra “excreta” parecer “combinar” com as fezes, elas não fazem parte da excreção. As fezes nada mais são que restos de comida não aproveitados pelo organismo. A palavra excreta só é utilizada para se referir a substâncias que passaram pelo interior das células, como a ureia e o gás carbônico.

Agora que você já revisou o sistema urinário e a excreção, que tal testar seus conhecimentos?

1) (Fuvest-2001) Uma pessoa passará a excretar maior quantidade de uréia se aumentar, em sua dieta alimentar, a quantidade de

a) amido.
b) cloreto de sódio.
c) glicídios.
d) lipídios.
e) proteínas.

2) (UECE-2002) “As fezes e auréia são resíduos produzidos  pelos mamíferos. Entretanto somente um deles é considerado excreção”. Escolha a alternativa que condiz com este enunciado:

a) as fezes, porque resultam da atividade de absorção deágua pelo intestino grosso.
b) a ureia, porque é produzida por células flama, as quais são encontradas nos rins dos mamíferos.
c) as fezes, porque resultam da ação da flora intestinal.
d) a ureia, por ser uma substância nitrogenada tóxica produzida durante o metabolismo celular.

3) (Fuvest-2003) Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é

a) oxigenar o sangue desses pacientes, uma vez que uma menor quantidade de gás oxigênio é liberada em sua corrente sanguínea.
b) nutrir o sangue desses pacientes, uma vez que sua capacidade de absorver nutrientes orgânicos está diminuída.
c) retirar o excesso de gás carbônico que se acumula no sangue desses pacientes.
d) retirar o excesso de glicose, proteínas e lipídios que se acumula no sangue desses pacientes.
e) retirar o excesso de íons e resíduos nitrogenados que se acumula no sangue desses pacientes.

Respostas: 1) e 2) e 3)e.

Dica 4: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel