As 10 profissões com emprego em alta na região Nordeste

A região nordeste do Brasil está em crescimento na indústria, na educação e nos setores de serviços. Mesmo com a economia do país em marcha lenta, a região expande seu mercado e abre oportunidades. Veja as 10 profissões de nível superior em alta na região.

Entrar para uma Universidade pública ou privada, num Instituto Federal ou numa Faculdade particular faz toda a diferença para o seu futuro pessoal e profissional. O Nordeste esta repleto de novas instituições. Cresce a quantidade de cursos nas universidades locais voltados à formação de profissionais que vão atender à demanda das empresas.

O Blog do Enem preparou para você uma lista com dez profissões que estão em alta no mercado nordestino. São oportunidades para quem faz o ensino superior e conclui um curso de graduação. Confira.

10 profissões com emprego em alta na região Nordeste

Engenheiro Civil

A engenharia civil ainda é destaque entre as carreiras mais promissoras para os próximos anos. O crescimento da classe média em todo o país demanda os serviços desse profissional principalmente nos projetos de imóveis populares. No nordeste, com o crescimento da economia local, há muita demanda de projetos de infraestrutura, além dos imóveis residenciais e industriais. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil.

Engenheiro Mecânico

Por atuar em uma área que cuida de projetos, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, o engenheiro mecânico sempre encontra alta procura por seus serviços. Em um cenário de desenvolvimento, como no nordeste, sua presença é fundamental para suprir a demanda em setores como fabricação de veículos e sistemas pesados de produção de energia. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Engenharia Mecânica.

Engenheiro de produção

Assim como o engenheiro mecânico, o de produção encontra alta demanda por seus serviços em um cenário de desenvolvimento, como o nordeste. Os profissionais do setor trabalham na preparação, execução e verifica os recursos necessários para o funcionamento das linhas de produção industriais. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção.

Controller

O controller geralmente tem formação em ciências contábeis, economia ou administração. Ele planeja, organiza e desenvolve planos econômico-financeiros e analisa informações contábeis para acompanhar projeções de faturamento, reduzir perdas e aumentar o lucro das empresas. Portanto, onde tem empresas que se estabelecem ou se expandem, como no nordeste, a figura desse profissional ganha grande destaque. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis.

Administrador de empresas

O administrador de empresas tem uma ampla visão organizacional, com responsabilidade social e espírito empreendedor – características muito buscadas pelas empresas que se estabelecem no nordeste. A figura do administrador ganha destaque em um mercado que se desenvolve e busca pioneirismos no país por meio de uma região ainda pouco explorada economicamente. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Administração de Empresas.

Profissional de marketing

O profissional de marketing é importante para fazer chegar ao público as ideias e os conceitos das empresas e das marcas que se estabelecem no novo mercado. Geralmente é formado em comunicação social ou pós-graduado na área e, com o aumento do número de empresas e crescimento do mercado, a demanda pelo profissional também cresce. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda.

Analista de mídias sociais

É essencial, hoje, que as empresas saibam se comunicar por meio das redes sociais. O atendimento ao público se transformou com o advento do SAC 2.0 (feito por ferramentas online), assim como as campanhas de marketing e relações-públicas, que podem alcançar um número ainda maior de pessoas no universo da web. Assim como o profissional de marketing, o analista geralmente é formado em comunicação social ou pós-graduado na área. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Comunicação Social.

Tecnologia da Informação

No mundo corporativo ouvimos falar cada vez mais sobre gestão de tecnologias da informação. Nas empresas mais modernas, ou mesmo nas mais tradicionais, o profissional de Tecnologia da Informação (TI) é demandado num ritmo cada vez maior. Diversos cursos formam profissionais capazes de atuarem na área, como ciência da computação, engenharia da computação, licenciatura em computação etc, mas há os específicos que formam profissionais especializados na gestão de TI. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Gestão de Tecnologia da Informação.

Designer

Como em qualquer situação em que encontramos crescimento de número de empresas, profissionais de criação são muito demandados na região nordeste. Projetos de novos produtos, desenho de marcas e desenvolvimento de embalagens e artefatos mais funcionais estão entre as atividades de designer. O profissional graduado em Design encontra diversas áreas de atuação. Hoje, aqueles que trabalham na área de design para mídias digitais são os mais procurados. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Design.

Profissional de Recursos Humanos

Quando as empresas chegam para estabelecerem suas filiais ou sedes no nordeste, o profissional de Recursos Humanos (RH) é o primeiro a ser contratado. Ele vai cuidar de toda a captação de talentos na região ou fora dela para trabalharem nas companhias. O profissional geralmente é formado em curso superior de tecnologia, ou seja, ele é um tecnólogo em gestão de recursos humanos. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos.

Profissional de Direito

Com uma das carreiras mais tradicionais entre as graduações, o profissional de direito (advogado, assessor jurídico etc.) é sempre fundamental nas organizações, tanto privadas quanto públicas. As parcerias público-privadas (PPP), comuns no cenário do nordeste, aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Direito.

Profissional de Logística

Essencial em um cenário como o do nordeste, com infraestrutura ainda precária em diversos pontos, o profissional de logística é preparado para lidar da melhor maneira possível com o processo de transporte, recebimento e despacho de mercadorias. Há cursos de Engenharia de Transportes e de Tecnologia em Logística para quem tem interesse na área. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Engenharia de Transportes.

As universidades da região nordeste lançam cada vez mais cursos e desmembram as habilitações tradicionais com o propósito de atender demandas por profissionais especializados. Fique atento! Uma boa formação, em instituições reconhecidas, faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego nessas companhias.

Post escrito por  Fanny Victória. Jornalista e redatora especializada em temas de educação e sustentabilidade